Matemática - 7º ano - Aula 16 - Triângulos


Olá, queridos alunos! Prontos para a nossa aula de número 16? Hoje vamos começar a estudar os Triângulos. Vamos lá!


Para iniciarmos a aula de hoje, assista aos vídeos:



Os triângulos são polígonos que possuem três lados, assim também apresentam três ângulos internos, três ângulos externos e três vértices.

:: Elementos

Vértices: são os pontos de encontro entre os lados;

Lados: estes são formados por segmentos de reta;

Ângulos internos: são os ângulos que podem ser observados entre dois lados adjacentes de um triângulo;



Ângulos externos: são os ângulos que podem ser observados entre um lado de um triângulo e o prolongamento do lado adjacente a ele.

Ângulo externo e ângulo interno adjacente são sempre suplementares (formam 180°) observe a figura.


Observação:

O triângulo é o único polígono que não possui diagonais. (Diagonal é o segmento de reta que une 2 vértices não consecutivos) 

:: Classificação dos triângulos quanto aos lados

• Triângulo equilátero

O triângulo equilátero possui todos os lados congruentes, isto é, todos os lados do triângulo possuem a mesma medida.


• Triângulo isósceles

O triângulo isósceles possui pelo menos dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais e um diferente, chamado de base.


• Triângulo escaleno

O triângulo escaleno possui todos os seus lados diferentes, ou seja, cada lado tem uma medida diferente.


:: Classificação dos triângulos quanto aos ângulos

• Triângulo acutângulo

O triângulo acutângulo possui todos os seus ângulos internos menores que 90°, ou seja, a medida de cada ângulo interno é um ângulo agudo.


• Triângulo retângulo

O triângulo retângulo apresenta, em um de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto.


• Triângulo obtusângulo

O triângulo obtusângulo possui um dos seus ângulos internos com medida maior que 90° e menor que 180°, ou seja, um ângulo obtuso.


:: Condição de existência do Triângulo

Para formar um triângulo, a soma de cada dois lados deve ser sempre maior que a medida do terceiro lado.

Ou seja, considerando três segmentos de reta a, b e c, para construir um triângulo, devemos ter:

b + c > a
a + c > b
a + b > c

A condição de existência de um triângulo também é chamada desigualdade triangular.


Exemplos:

É possível formar um triângulo com lados medindo:

a) 13 cm, 9 cm e 7 cm?

Devemos ter: 

13 + 9 > 7, 
13 + 7 > 9 e 
9 + 7 > 13, para que seja um triângulo.

Vamos verificar:

13 + 9 = 22 ⇒ 13 + 9 > 7
13 + 7 = 20 ⇒ 13 + 7 > 9
9 + 7 = 16 ⇒ 9 + 7 > 13

É possível formar um triângulo com essas medidas.

b) 15 cm, 8 cm e 6 cm?

Devemos ter:

15 + 8 > 6,
15 + 6 > 8 e
8 + 6 > 15, para que seja um triângulo.

Vamos verificar:

15 + 8 = 23 ⇒ 15 + 8 > 6
15 + 6 = 21 ⇒ 15 + 6 > 8
8 + 6 = 14 ⇒ 8 + 6 < 15 ⇒ não satisfaz a condição!

Não é possível formar um triângulo com essas medidas.

:: Exercícios

1) Apostila páginas 131, 132, 133 até exercício 3

2) Agora, resolva também os exercícios do formulárioclicando na imagem abaixo:





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Importante: Todas as quintas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Esther

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C. Rodrigues Alves

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