Agora que você conheceu as cores e suas possibilidades: “Vamos pintar o sete!”
Retornando a arte urbana, vamos dar continuidade sobre os materiais e técnicas utilizadas por essa arte.
Os grafiteiros geralmente para criar suas obras, utilizam materiais como tinta látex (tinta solúvel em água, muito usada para a pintura de residências.), pincéis, rolos e tinta spray. Para produzirem as mais diferentes obras, os artistas também utilizam técnicas variadas, que vamos conhecer a seguir.
:: CARIMBO E ESTÊNCIL
O CARIMBO é um recurso muito utilizado na grafitagem, pois permite reproduzir uma mesma figura em diversas disposições e cores com o uso de uma matriz invertida, na qual a tinta é aplicada e, em seguida, transferida para o suporte, formando as figuras em sua posição original.
A matriz é a peça em que é feito o desenho ou a figura original que será reproduzida. Em geral, pode ser reutilizada diversas vezes e pode ser feita de diversos materiais, como madeira, metal, pedra, entre outros.
Para obter os resultados desejados, após aplicar a tinta na superfície da matriz, basta pressioná-la contra o suporte.
Em que outras situações você já viu carimbos serem usados?
Além do carimbo, outro recurso utilizado pelos grafiteiros é o estêncil.
ESTÊNCIL é uma técnica que usa um molde vazado que traz o desenho original, ou seja, sem inversão. Para passar o desenho para o suporte, a tinta é aplicada nos espaços vazados do estêncil, utilizando-se rolos, pincéis ou sprays.
Por ser um molde, o estêncil também permite que um mesmo desenho ou figura sejam reproduzidos muitas vezes usando diferentes cores.
Grafitagem com carimbo feito em rolo de macarrão. | Grafitagem com estêncil.
:: Dicas de como fazer carimbos:
Rolha de vinho: É só aplicar um botão a uma rolha que você tem um carimbo super charmoso.
Papelão: Você pode criar a forma que quiser. Só não pode esquecer de colar atrás do carimbo uns pedacinhos de papelão para fazer a “alça” do carimbo.
Imagem: Housing a Forest
Rolo de papel higiênico: Já pensou em fazer carimbos usando rolos de papel higiênico? É super fácil. Basta fazer com o rolo o formato que você quiser.
Imagem: Mamma Papa Bubba
Legumes e frutas: Você pode criar um carimbo na metade de uma maçã ou de uma batata. Basta recortar o formato que você quiser.
Imagem: Nido | Imagem: Pinterest
Esponja: Aproveite uma esponja velha para produzir carimbos. Basta escolher a forma e recortar. Super simples!
Imagem: Love to Know Crafts
Bartante ou lã: Para fazer um carimbo de textura basta passar um barbante ou lã em volta de uma superfície quadrada, a qual pode ser feita com isopor, papelão, madeira, caixa de sapato, caixa de sabão, etc.
Imagem: SF Gate
:: Dicas de como fazer estêncil:
Usar um estêncil é uma forma divertida de personalizar desde paredes até camisetas básicas. Um dos materiais mais comuns para estêncil é vinil, pois ele é rígido e reutilizável. Pode também utilizar papel vegetal, papel cartão, cartolina ou chapa de radiografia.
MÃOS À OBRA!!!!
Você terá duas semanas para criar um carimbo ou um estêncil, utilizando o material que tenha em casa.
Caso não tenha tinta fotografe a sua matriz, mas se tiver tinta imprima seu trabalho em algum suporte (folha branca, jornal, tecido, etc.)
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 7º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
Oliveira,Jô; Garcez, Lucília. Explicando Arte. Rio de Janeiro: Ediouro,2001
0 Comentários