Bom dia, alunos! Vamos começar nossos estudos online estudando as Cubismo!
:: Cubismo
O Cubismo foi um movimento artístico que teve como seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e Georges Braque por volta de 1907, muito embora Cézanne tenha usado, já em 1901, múltiplos pontos de vista numa única pintura. Suas obras tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas.
O marco inicial do cubismo é considerado o quadro Les demoiselles d’Avignon de Picasso, datado de 1907. Na obra, é possível visualizar as referências às máscaras africanas, fonte de inspiração para a primeira fase do Cubismo.
Embora os temas das pinturas Cubistas tenham sido temas convencionais como autorretratos e natureza morta, o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.
Os artistas cubistas ao olharem para uma cadeira, por exemplo, a representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo, de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das pinturas cubistas.
Para tanto se apropriaram do uso das formas geométricas, das linhas retas e da colagem.
O cubismo se dividiu em duas fases importantes:
1. A fase Analítica durou até o ano de 1912 e, nela, as cores eram usadas de forma mais moderada, e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes.
2. A fase Sintética, a partir de 1912, usava cores mais fortes, e as formas eram usadas para formar figuras reconhecíveis. Eram usadas colagens com letras, além de pequenas partes de jornais.
ANALÍTICO | À esquerda, O poeta (1911), de Picasso. À
direita, Violino e Castiçal (1910), de
Braque SINTÉTICO
| À esquerda, Homem no Café (1914), de Juan Gris. À direita, Mulher
com Violão (1908), de Braque
:: CARACTERÍSTICAS GERAL DO CUBISMO
Valorização das formas geométricas e fragmentadas. | Uso de “rimas plásticas”. | Uso da colagem como técnica de reconstrução da imagem. | Renúncia à perspectiva. | Predominância de cores monocromáticas e opacas. | Representação a partir de múltiplos ângulos. | Retratação do primitivo.
Guernica é um óleo sobre tela de 3.49 metros de altura x 7.76 metros de comprimento. Está localizado no Museu de Reina Sofia, Madri, Espanha | Representou uma severa crítica ao fascismo de Hitler.
Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso. Ela retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Trata-se de uma das obras mais emblemáticas (representativa) do artista e foi produzida em 1937. A obra carrega uma forte crítica ao fascismo (governo antidemocrático) alemão e foi criada.
Do ponto de vista técnico, Guernica ajuda a transmitir a atmosfera da guerra e suas consequências. Para produzir a pintura Picasso utilizou uma técnica bastante difundida no Cubismo – a collage – que consiste na colagem de papeis e objetos para composição da obra. No entanto o artista não se utiliza da colagem propriamente dita, mas de uma simulação da técnica. Desenha e pinta a obra dando a impressão de colagens e criando a sobreposição de planos. Numa total carência da cor, Picasso, movido pela dor do ocorrido faz um retrato monocromático da tragédia, basicamente em preto branco e tons de cinza.
A ideia era mostrar para o mundo as atrocidades da guerra e suas mais tristes consequências. Quando um oficial nazista pergunta à Picasso se foi ele quem fez a obra, ele responde: "Não, foram vocês".
Legenda:
1. O CAVALO | O animal reproduz a mesma agonia da mulher com o filho nos braços.
2. PIETÀ | A mãe que segura seu filho morto nos braços carrega toda a dor e sofrimento maternal.
3. PESSOAS EM CHAMAS | O homem mostrado aqui tem os braços levantados em sinal de desespero.
4. A VELA | Representa uma pequena chama de esperança frente a todo o desespero da guerra.
5. O LUSTRE | Entendido como grande olho divino que observa a cena e também traz referências à figura solar.
Depois de ter feito uma revisão no cubismo e ter sido apresentado a obra Guernica de Pablo Picasso, vamos ao trabalho prático.
:: Momento para refletir:
- Que sentimento a obra Guernica despertou em você?
- Você acha que podemos fazer uma relação desse quadro com o momento que estamos passando da epidemia do Coronavírus?
- Realize um trabalho que expresse o seu sentimento sobre esse momento tão difícil inspirado na obra de Pablo Picasso.
Formato do trabalho folha A4 = 21x29,7cm na posição vertical.
Material que pode ser utilizado: Desenho | Colagem | Pintura
:: Referências
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3781/cubismo https://www.significados.com.br/caracteristicas-do-cubismo/ https://www.todamateria.com.br/cubismo/
Vídeo:
0 Comentários