Artes Visuais - 7º Ano - Aula 11 - Cores: Por Dentro das Artes Visuais


Meu cordial bom dia, queridos alunos e alunas!


Vamos dar uma lembrada nas cores...

infinidade de cores que existe é vista por nós graças à luz, mas cada pessoa percebe as cores de um jeito diferente, de acordo com o olho de quem vê. 

As cores podem ser classificadas em dois grupos: cor-luz e cor-pigmentoCor-luz é aquela que vemos por meio da emissão direta de luz; já a Cor-pigmento é a que percebemos quando há incidência de luz sobre objetos, ou seja, são as cores que os nossos olhos percebem ao vê-los.

:: Cores-Luz

Você já viu um arco-íris? Que cores você percebeu em sua composição? Quando há um arco-íris no céu, em geral após a ocorrência de chuvas, é comum perceber sete cores na sua formação: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Arco-íris na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, em Uiramutã, Roraima 2017

De acordo com as propriedades da luz que são estudadas em Ciências, quando uma luz branca, como a luz solar, incide em uma simples gota de água, ela se separa em várias cores. São essas cores que chamamos de cores-luz. Então, pensando pelo caminho inverso, dizemos que a cor-luz branca é a somatória de todas as cores-luz. Já a cor-luz preta é a ausência completa de luz.

Esquema mostrando as três cores-luz primárias (vermelho-alaranjado, verde e azul-violeta) e suas sobreposições.

São três, as chamadas cores-luz primárias, que podemos ver no esquema acima. Ao misturá-las, obtemos não só as cores do arco-íris, mas todas as outras cores-luz, até mesmo a cor-luz branca. Por exemplo: ao misturarmos vermelho-alaranjado com azul-violeta, obtemos o magenta. Essa mistura é chamada de aditiva, pois ocorre uma soma de cores.

Observe o esquema. Que outras cores você consegue identificar nas áreas de sobreposição das cores-luz primárias?

Esse sistema de mistura das cores-luz primárias é chamado de RGB (do inglês: red, green, blue; em português: vermelho, verde, azul) e é muito importante para as tecnologias de captação e de transmissão de imagens por meios eletrônicos, como a televisão e o computador.

Para que essa transmissão ocorra, as imagens captadas são transformadas em impulsos elétricos que chegam por meio de antenas e cabos aos aparelhos receptores, onde são transformados novamente, emitindo luz. Você já tinha imaginado que é essa a forma de um programa chegar até uma TV?

:: Cores-pigmento

Entre as cores-pigmento, temos diferentes sistemas, como o CMY (usado, por exemplo, nas tintas de impressoras), cujas as cores primárias são: azul (ciano), magenta e amarelo. E as cores-pigmentos tradicional sendo as primárias: azul, amarelo e vermelho.


RESUMINDO: As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma:

Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o azul, amarelo e vermelho.

Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul + amarelo), laranja (amarelo + vermelho) e roxo ou violeta (vermelho + azul).

Cores Terciárias: união de uma cor primária e uma secundária, por exemplo, vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).


:: Cores Complementares (Cores contrastantes, usadas para dar mais movimento a uma imagem.)

Ao visualizar o círculo cromático podemos identificar a cor complementar, pois elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias.

Assim, são complementares as cores: azul (primária) e laranja (secundária: Vermelho+ amarelo); vermelho (primária) e verde (secundária: Azul +amarelo); amarelo (primária) e roxo (secundária: Azul + vermelho).

Lembre-se que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa.

Se você olhar fixamente o vermelho do vaso abaixo, por 30 segundos, quando fechar os olhos ou olhar imediatamente para o espaço em branco, verá o verde.

Observe como uma cor pode influenciar a outra.



Observe como um traço preto modifica o efeito de uma cor sobre a outra.


Observe como uma mesma cor pode provocar uma percepção diferente quando colocada sobre fundo diferente.


Observe como as cores quentes e as claras parecem estar maiores e mais perto, e as cores frias e as escuras parecem menores e mais longe.


Observe como uma mesma cor pode parecer mais escura numa figura menor.


:: Cores análogas ou harmoniosas

São aquelas que dão uma sensação de continuidade e podem ser usadas para criar paletas* de cores mais homogêneas. São aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. 

Exemplo: Amarelo (primária), amarelo-esverdeado (terciária) e amarelo-alaranjado (terciária). * A paleta é o conjunto de cores escolhidas para uma determinada composição visual.

:: Cores neutras

Branco, o preto, e as diferentes tonalidades do cinza. As cores neutras “absolutas”, ou seja, o branco e o preto (mesmo que cientificamente não sendo consideradas cores) são, respectivamente, a soma de todas as cores e a ausência total de cor.

:: Tom ou tonalidade

É a qualidade de uma mesma cor nas suas diversas variações. É possível, por exemplo, montar uma escala de tons de azul que vai do azul mais claro ao azul mais escuro.

:: Monocromia

(Mono = Uma; Cromo = Cor; uma cor. )
Exemplo: vermelho + branco = cor-de-rosa ou vermelho + preto = bordô.


:: Quentes e Frias

Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:

Cores Quentes: são as cores que transmitem uma sensação de calor, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo.

Cores Frias: englobam as cores que transmitem sensação de frio, por exemplo, azul, verde e violeta.

:: Contraste e harmonia

A organização das cores em uma composição visual pode ser contrastante ou harmônica. Quando fazemos uma composição com cores muito diferentes entre si, como as cores complementares, estamos trabalhando o contraste, que ajuda a destacar as cores usadas e dar efeitos como instabilidade, assimetria*, exagero, variação, etc.

* Assimetria: o que não é simétrico; desigual.


Assim, vimos como os efeitos das cores podem interferir em todas as criações visuais. Portanto, é importante conhecê-los.
MÃOS À OBRA!!!!

A proposta dessa aula é que você faça um desenho no formato de 21 cm x 21 cm. Crie um desenho monocromático. (Escolha a cor de sua preferência). Observe as imagens abaixo para desenvolver o seu trabalho.


ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO.  EMAIL - emacralves@gmail.com |   guerra.lena@gmail.com

TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.

Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:


:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 8º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018 

Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C Rodrigues Alves

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