LP -9º Ano - Aula 19 - Maleta Literária



Olá! Que a semana seja bastante proveitosa. Vamos às atividades! Leia toda a proposta para depois fazer o que se pede.


I – Ouça a canção “Paratodos” no vídeo abaixo e realize as atividades das páginas 10 a 12 do MCE: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_5378.pdf, incluindo a produção de texto da página 12, que você deverá enviar para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto (NÃO ESQUEÇA), seu nome, sua turma, crônica e resenha.



Você reconheceu os artistas que apareceram no vídeo? Chico Buarque, Gal Costa, Djavan, Dorival Caymmi, Tom Jobim… 

II – O desafio agora é seu! Você, junto com seus colegas, vai elaborar a maleta literária da turma. Você e cada um de seus colegas devem responder à pergunta feita no texto “Livro da solidão” (aula 18): que livro cada um de vocês levaria para uma ilha deserta?

Elaborem, em conjunto, a “maleta literária” da turma, com os títulos que vocês selecionaram. E viajem na leitura! Funcionará assim: cada um escreve uma resenha do livro que selecionou para a maleta. Desse modo, os colegas poderão consultar as resenhas e escolher um dos livros para uma viagem da leitura. Vocês já estudaram o texto resenha crítica. Se precisar, voltem a esse material e consultem. O objetivo da sua resenha é apresentar o livro e conquistar o leitor.

Depois de todas as resenhas enviadas, faremos uma apresentação virtual colaborativa que ainda será escolhida. Faça também um desenho que se relacione com o livro escolhido.

A viagem literária pode acontecer várias vezes! Aproveite!

III – Leitura e análise de texto

O amanhã dos livros
Gabriel Bocorny Guidotti

Sou um “livrólatra”. Tenho vício em livros. Começo um, devoro e parto para outros. Não posso evitar. Devo admitir que o momento de pós-leitura é melhor do que a leitura em si, pois passo a diagnosticar os motivos pelos quais o enredo chegou ao clímax. Refletir faz parte dessa arte léxica. Assim posto, meu gostar de livros é condicionado: jamais cederei à literatura digital. A experiência não tem a mesma tenacidade, em minha opinião.

Durante a semana observei, dentro de um ônibus, alguns jovens usando aparelhos de e-books. Sem temer olhares paralelos, eles liam arquivos que outrora eram impressos e colocados com orgulho na estante. Parei para pensar. Será que os livros eletrônicos vão acabar com o bom e velho livro em sua forma ortodoxa?Será que todo papel, por uma questão de praticidade, será substituído por um link dentro de computadores?

Desde Gutenberg, fundador da prensa gráfica – que permitiu a propagação de um imenso universo literário –o homem deu asas à criação. A comunicação escrita, restrita então às classes dominantes, viu na impressão uma expansão por todos os cantos da Europa e do mundo. E tal evolução permanece em constante movimento, pois os impressos, tidos como grande referência de conhecimento, tiveram de se adaptar às novas tendências, ganhando outros formatos e se propagando pelo meio digital.

E-books, desse modo, são a prensa gráfica do séculoXXI. Se eles vão amealhar corações e acabar com a forma tradicional de leitura?Bem, o futuro dirá. Jamais se pode condenar a tecnologia, pois ela surge para nos auxiliar. A inovação sempre será uma opção. Você pode utilizá-la ou não. Eu optei. Tocar o papel, sentir o cheiro de um livro novo, manusear as páginas do conhecimento… o livro impresso é mais do que mera circunstância de leitura.

Um livro digital pode ser carregado em um mínimo pendrive. Mais do que isso, dentro de leitores digitais é possível armazenar milhares de títulos e explorar universos que vão muito além da tela de cristal líquido. Os impressos, entretanto, são cult e carregam as memórias de um passado brilhante. Observar suas capas, escolher entre um e outro num jogo de encontros e desencontros são fatores diferenciais para leitores assíduos como eu. Um caso de amor, diga-se de passagem, para a vida inteira.
(http://gazetadotriangulo.com.br/tmp/noticias/artigo-de-opiniao-o-amanha-dos-livros/   29 de março de 2016.)

:: Atividades

1 – Porque são utilizadas aspas em “livrólatra”? Você conhece outras palavras que tenham formação semelhante?

2 – O texto é um artigo de opinião e se organiza em torno de uma reflexão principal, sobre a qual se posiciona o autor.

a) Qual é essa reflexão principal? 
b) Sublinhe, no primeiro parágrafo do texto, as marcas explícitas da opinião do autor.

3 – Envolva, no texto, algumas marcas do uso da primeira pessoa do discurso. 

4  – Segundo o texto, qual a consequência da invenção da prensa gráfica, ou seja, da imprensa?

5–Releia o parágrafo: “Sou um “livrólatra”. Tenho vício em livros. Começo um, devoro e parto para outros. Não posso evitar. Devo admitir que o momento de pós-leitura é melhor do que a leitura em si, pois passo a diagnosticar os motivos pelos quais o enredo chegou ao clímax. Refletir faz parte dessa arte léxica. Assim posto, meu gostar de livros é condicionado: jamais cederei à literatura digital. A experiência não tem a mesma tenacidade, em minha opinião.”

a) Que palavras retomam “livros” no terceiro período? 
b) Qual a relação estabelecida pelos termos sublinhados? 

6–Qual o significado da palavra destacada no trecho: “...eles liam arquivos que outrora eram impressos e colocados com orgulho na estante.”

7–O termo destacado no trecho “E tal evolução permanece em constante movimento...” serve para a coesão textual, a “costura” das ideias do texto, pois retoma algo já citado. O que ele retoma? A que se refere?

8 – No trecho “Se eles vão amealhar corações e acabar com a forma tradicional de leitura? Bem, o futuro dirá.”, a pergunta feita não tem como resposta uma certeza, só o “futuro dirá”. Que palavra é utilizada para estabelecer relação com o trecho anterior e reforçar a ideia de dúvida?

9 – Nos dois últimos parágrafos, o autor reforça a sua opção pelos livros impressos. Cite dois argumentos utilizados para defender essa opinião:

10 – Ainda que opte pelo livro tradicional, o autor reconhece o valor do livro digital. Essa contraposição está no trecho destacado a seguir. Que palavra, ao “costurar” o texto, estabelece essa relação de oposição, de contraposição? Sublinhe essa palavra.

“Um livro digital pode ser carregado em um mínimo pendrive. Mais do que isso, dentro de leitores digitais é possível armazenar milhares de títulos e explorar universos que vão muito além da tela de cristal líquido. Os impressos, entretanto, são cult e carregam as memórias de um passado brilhante.”

11 – Qual é a tese defendida no texto?




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Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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