LP - 7º Ano - Aula 14 - O Valor da Amizade


Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Estamos aqui, torcendo para que você esteja bem protegido! Vamos à nossa aula de hoje!


Esta semana vamos estudar textos que falam sobre a amizade. Ouça a canção “A amizade é tudo” no vídeo abaixo: 




1- Agora, responda: 

a) Que tema é apresentado nesta tirinha? 

b) Que semelhança de ideias é apresentada na letra da canção (Texto 1) e na tirinha (Texto 2)? Retire dos textos trechos que comprovem sua resposta:

2- No texto 1, 2.ª estrofe, 4.º verso, que sentido você percebe no emprego da expressão “Somos um só coração”? Justifique a sua resposta:

3- No texto 2, que efeito de sentido há na expressão grifada no trecho “(...) amigos de verdade, a gente conta nos dedos!”?

4- No texto 1, a letra da canção afirma, no 8.º verso da 3.ª estrofe, que o amigo “É feito irmão!”. Que relação de sentido há entre amigo e irmão? 


TEXTO 3

1- Releia o trecho a seguir: “Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis.” Agora, responda:

a) Que relação o termo grifado indica?

b) Por que “amigos imaginários” são semelhantes aos “amigos invisíveis”? Justifique a sua resposta com um trecho do texto:

2- Qual o significado da expressão destacada no trecho: “Muito menos dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento”?

3- Releia o trecho abaixo: 

Amigo mesmo demora a ser descoberto. Sua permanência depende de seus conselhos. 
Amigo mesmo é um irmão que também foi nosso pai e nossa mãe. 
Amigo mesmo é tão raro quanto o amor. 

Agora, responda:

a)O que indica o uso repetido do termo grifado “Amigo mesmo” no início de cada parágrafo? 

b) Que relação é estabelecida pelos termos destacados em: “Amigo mesmo é tão raro quanto o amor.”? Explique a afirmativa. 

TEXTO 4

1- Releia o 1.º parágrafo do texto e responda: para o cronista, o que é um amigo telefônico?

2- No trecho “– porque as noites de domingo – ah, essas, são particularmente telefônicas.”, o que leva o cronista a fazer a afirmação? 

3- No trecho “Agora são sete horas da manhã, estou pensando em meus amigos telefônicos. Mas não telefono. .”, o termo em destaque dá ideia de conclusão, adição ou adversidade? 


PRODUÇÃO DE TEXTO

Conversamos até aqui sobre a amizade. Amigos “do peito”, amigos “invisíveis”, amigos “telefônicos”. Quantas formas de amizade você acha que existem? Todas são importantes? Que amigos nos fazem falta: o amigo “conselheiro”, o amigo “otimista” ou aquele amigo “por conveniência”?

Que tal consultar seus colegas e parentes sobre ações positivas e valorosas nas relações de amizades verdadeiras? Você pode utilizar o roteiro a seguir, para organizar as suas ideias:

1.Que tipos de amizade você conhece? Há diferenças entre elas? 

2.Você se considera um bom amigo? Que qualidades fazem você se sentir assim? 

3.Que práticas relacionadas à boa amizade você desenvolve na escola e em sua comunidade?

A partir do momento em que você já tiver todas essas informações, construa uma crônica, um texto em primeira pessoa, apresentando tudo o que você sabe sobre o tema.

Envie o texto para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, AMIGOS.


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:

Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários