Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Estamos aqui, torcendo para que você esteja bem protegido! Vamos à nossa aula de hoje!
Esta semana vamos estudar textos que falam sobre a amizade. Ouça a canção “A amizade é tudo” no vídeo abaixo:
1- Agora, responda:
a) Que tema é apresentado nesta tirinha?
b) Que semelhança de ideias é apresentada na letra da canção (Texto 1) e na tirinha (Texto 2)? Retire dos textos trechos que comprovem sua resposta:
2- No texto 1, 2.ª estrofe, 4.º verso, que sentido você percebe no emprego da expressão “Somos um só coração”? Justifique a sua resposta:
3- No texto 2, que efeito de sentido há na expressão grifada no trecho “(...) amigos de verdade, a gente conta nos dedos!”?
4- No texto 1, a letra da canção afirma, no 8.º verso da 3.ª estrofe, que o amigo “É feito irmão!”. Que relação de sentido há entre amigo e irmão?
TEXTO 3
1- Releia o trecho a seguir: “Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis.” Agora, responda:
a) Que relação o termo grifado indica?
b) Por que “amigos imaginários” são semelhantes aos “amigos invisíveis”? Justifique a sua resposta com um trecho do texto:
2- Qual o significado da expressão destacada no trecho: “Muito menos dar desculpas esfarrapadas ao distanciamento”?
3- Releia o trecho abaixo:
Amigo mesmo demora a ser descoberto. Sua permanência depende de seus conselhos.
Amigo mesmo é um irmão que também foi nosso pai e nossa mãe.
Amigo mesmo é tão raro quanto o amor.
Agora, responda:
a)O que indica o uso repetido do termo grifado “Amigo mesmo” no início de cada parágrafo?
b) Que relação é estabelecida pelos termos destacados em: “Amigo mesmo é tão raro quanto o amor.”? Explique a afirmativa.
TEXTO 4
1- Releia o 1.º parágrafo do texto e responda: para o cronista, o que é um amigo telefônico?
2- No trecho “– porque as noites de domingo – ah, essas, são particularmente telefônicas.”, o que leva o cronista a fazer a afirmação?
3- No trecho “Agora são sete horas da manhã, estou pensando em meus amigos telefônicos. Mas não telefono. .”, o termo em destaque dá ideia de conclusão, adição ou adversidade?
PRODUÇÃO DE TEXTO
Conversamos até aqui sobre a amizade. Amigos “do peito”, amigos “invisíveis”, amigos “telefônicos”. Quantas formas de amizade você acha que existem? Todas são importantes? Que amigos nos fazem falta: o amigo “conselheiro”, o amigo “otimista” ou aquele amigo “por conveniência”?
Que tal consultar seus colegas e parentes sobre ações positivas e valorosas nas relações de amizades verdadeiras? Você pode utilizar o roteiro a seguir, para organizar as suas ideias:
1.Que tipos de amizade você conhece? Há diferenças entre elas?
2.Você se considera um bom amigo? Que qualidades fazem você se sentir assim?
3.Que práticas relacionadas à boa amizade você desenvolve na escola e em sua comunidade?
A partir do momento em que você já tiver todas essas informações, construa uma crônica, um texto em primeira pessoa, apresentando tudo o que você sabe sobre o tema.
Envie o texto para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, AMIGOS.
Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:
Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:
Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Carla
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários