Artes Visuais - 9º Ano - Aula 10 - Cores: Por Dentro das Artes Visuais


Meu cordial bom dia, queridos alunos e alunas!


Vamos dar uma lembrada nas cores...

infinidade de cores que existe é vista por nós graças à luz, mas cada pessoa percebe as cores de um jeito diferente, de acordo com o olho de quem vê. 

As cores podem ser classificadas em dois grupos: cor-luz e cor-pigmentoCor-luz é aquela que vemos por meio da emissão direta de luz; já a Cor-pigmento é a que percebemos quando há incidência de luz sobre objetos, ou seja, são as cores que os nossos olhos percebem ao vê-los.

:: Cores-Luz

Você já viu um arco-íris? Que cores você percebeu em sua composição? Quando há um arco-íris no céu, em geral após a ocorrência de chuvas, é comum perceber sete cores na sua formação: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Arco-íris na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, em Uiramutã, Roraima 2017

De acordo com as propriedades da luz que são estudadas em Ciências, quando uma luz branca, como a luz solar, incide em uma simples gota de água, ela se separa em várias cores. São essas cores que chamamos de cores-luz. Então, pensando pelo caminho inverso, dizemos que a cor-luz branca é a somatória de todas as cores-luz. Já a cor-luz preta é a ausência completa de luz.

Esquema mostrando as três cores-luz primárias (vermelho-alaranjado, verde e azul-violeta) e suas sobreposições.

São três, as chamadas cores-luz primárias, que podemos ver no esquema acima. Ao misturá-las, obtemos não só as cores do arco-íris, mas todas as outras cores-luz, até mesmo a cor-luz branca. Por exemplo: ao misturarmos vermelho-alaranjado com azul-violeta, obtemos o magenta. Essa mistura é chamada de aditiva, pois ocorre uma soma de cores.

Observe o esquema. Que outras cores você consegue identificar nas áreas de sobreposição das cores-luz primárias?

Esse sistema de mistura das cores-luz primárias é chamado de RGB (do inglês: red, green, blue; em português: vermelho, verde, azul) e é muito importante para as tecnologias de captação e de transmissão de imagens por meios eletrônicos, como a televisão e o computador.

Para que essa transmissão ocorra, as imagens captadas são transformadas em impulsos elétricos que chegam por meio de antenas e cabos aos aparelhos receptores, onde são transformados novamente, emitindo luz. Você já tinha imaginado que é essa a forma de um programa chegar até uma TV?

:: Cores-pigmento

Entre as cores-pigmento, temos diferentes sistemas, como o CMY (usado, por exemplo, nas tintas de impressoras), cujas as cores primárias são: azul (ciano), magenta e amarelo. E as cores-pigmentos tradicional sendo as primárias: azul, amarelo e vermelho.


RESUMINDO: As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma:

Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o azul, amarelo e vermelho.

Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul + amarelo), laranja (amarelo + vermelho) e roxo ou violeta (vermelho + azul).

Cores Terciárias: união de uma cor primária e uma secundária, por exemplo, vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).


:: Cores Complementares (Cores contrastantes, usadas para dar mais movimento a uma imagem.)

Ao visualizar o círculo cromático podemos identificar a cor complementar, pois elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias.

Assim, são complementares as cores: azul (primária) e laranja (secundária: Vermelho+ amarelo); vermelho (primária) e verde (secundária: Azul +amarelo); amarelo (primária) e roxo (secundária: Azul + vermelho).

Lembre-se que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa.

:: Cores análogas ou harmoniosas

São aquelas que dão uma sensação de continuidade e podem ser usadas para criar paletas* de cores mais homogêneas. São aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. 

Exemplo: Amarelo (primária), amarelo-esverdeado (terciária) e amarelo-alaranjado (terciária). * A paleta é o conjunto de cores escolhidas para uma determinada composição visual.

:: Cores neutras

Branco, o preto, e as diferentes tonalidades do cinza. As cores neutras “absolutas”, ou seja, o branco e o preto (mesmo que cientificamente não sendo consideradas cores) são, respectivamente, a soma de todas as cores e a ausência total de cor.

:: Tom ou tonalidade

É a qualidade de uma mesma cor nas suas diversas variações. É possível, por exemplo, montar uma escala de tons de azul que vai do azul mais claro ao azul mais escuro.

:: Quentes e Frias

Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:

Cores Quentes: são as cores que transmitem uma sensação de calor, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo.

Cores Frias: englobam as cores que transmitem sensação de frio, por exemplo, azul, verde e violeta.

:: Contraste e harmonia

A organização das cores em uma composição visual pode ser contrastante ou harmônica. Quando fazemos uma composição com cores muito diferentes entre si, como as cores complementares, estamos trabalhando o contraste, que ajuda a destacar as cores usadas e dar efeitos como instabilidade, assimetria*, exagero, variação, etc.

* Assimetria: o que não é simétrico; desigual.


MÃOS À OBRA!!!!

A proposta dessa aula é que você faça um desenho no formato de 21 cm x 21 cm. Crie um desenho simétrico abstrato. Colorir com as cores análogas do azul. Veja no círculo cromático quais são essas cores.    
  
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO.  EMAIL - emacralves@gmail.com |   guerra.lena@gmail.com

TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.

PARA MEDITAR!   

Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:


:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 8º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018 

Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


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