Meu cordial bom dia, queridos alunos e alunas!
VAMOS RETORNAR A ARTE URBANA E CONHECER AS TINTAS.
As cores das tintas usadas nos grafites de Witch são fortes e vibrantes, veja abaixo. Mas você já pensou como podemos fazer tintas com cores vibrantes? Como será que são feitas as tintas?
As tintas são resultado de misturas fundamentalmente compostas de três tipos de materiais: pigmentos, aglutinantes e solventes. Para entender melhor como elas são produzidas, que tal conhecer cada um desses elementos?
:: PIGMENTOS
Pigmentos são substâncias capazes de dar cor a outros materiais, por exemplo, a pele humana, os cabelos, a água, os tecidos, etc. Desde a Pré-História, o ser humano vem utilizando pigmentos que descobre a sua volta, como as diversas argilas coloridas e outros minerais no solo para criar pinturas e colorir objetos. Podemos notar isso em muitas das pinturas rupestres encontradas pelo mundo. Observe abaixo um exemplo.
Detalhe de pinturas rupestres na Toca da Onça, no Parque Nacional da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato (PI), 2015.
Veja alguns exemplos de pigmentos naturais nas imagens a seguir. Será que você conhece alguns deles?
1. Pigmento azul-ultramarino natural obtido por meio da trituração de pedra lápis-lazúli. 2. Pedra lápis-lazúli. 3. Pó de urucum, que pode ser usado como pigmento para produzir tintas. 4. Sementes do urucum, obtidas a partir do fruto do urucuzeiro, planta nativa das regiões tropicais da América.
Os pigmentos são usados para diversos fins: tingir roupas, instrumentos, e não é de hoje que eles existem. Na História temos relatos que os homens retiravam pigmentos das plantas para reproduzir as cores da natureza. Como exemplo temos os índios, os quais desde os tempos remotos já pintavam o corpo com urucum, e até os chiques europeus usavam legumes para dar cor as suas roupas.
:: AGLUTINANTES
Os aglutinantes são usados para que os pigmentos tenham aderência e fiquem fixados na superfície em que forem aplicados. Por isso, o aglutinante influência algumas propriedades da tinta, como o brilho, a consistência e a durabilidade.
Assim como os pigmentos, os aglutinantes também podem ser naturais ou sintéticos. Veja a seguir alguns dos aglutinantes mais comuns.
Cola branca: as tintas feitas com cola branca podem ser mais elásticas e brilhantes, como a tinta plástica. Outro exemplo é a tinta acrílica, muito utilizada na pintura de residências.
Cola branca sendo misturada a pigmento
Gema de ovo: a mistura de pigmento e gema de ovo dá origem a tempera, uma tinta versátil, que cria efeito brilhante e luminoso. O aglutinante pode ser apenas a gema, uma mistura de água e gema, o ovo inteiro ou somente a clara de ovo.
Ovo sendo misturada a pigmento
Goma-arábica: resina natural extraída de algumas espécies de árvores africanas do gênero acácia. Uma das tintas produzidas com essa resina é o guache.
Goma-arábica, obtida de espécies de árvore conhecidas como acácias.
Óleo de linhaça: quando misturado a pigmentos em pó, o óleo de linhaça dá origem à tinta a óleo, muito utilizada na pintura de telas, por exemplo.
Óleo de linhaça sendo misturada a pigmento.
:: SOLVENTES
Os solventes são substâncias utilizadas para dissolver outras. Misturados às tintas, ajudam a diluí-las e a torná-las mais ou menos densas, além de serem usados para limpar pincéis e espátulas. Os mais comuns são a água, o álcool e preparados químicos como a terebintina e a aguarrás. Atenção alguns são tóxicos.
1.Água sendo usada como solvente para diluir tinta. 2. Pincel sendo limpo com solvente químico.
SAIBA MAIS
A tinta usada para fazer grafite é a tinta spray, elaborada com pigmentos artificiais e aglutinante de resina artificial. Suas cores podem ser fortes e vibrantes.
Após aplicada, a remoção da tinta spray é difícil - inclusive da pele humana. Essa tinta tem secagem muito rápida e pode ser tóxica. Por isso, os grafiteiros devem utilizar máscaras e luvas de proteção.
No Brasil, a venda de tinta spray para grafite só é permitida para maiores de 18 anos, mediante apresentação de documento de identidade.
O MUNDO QUE CONHECÍAMOS ATÉ AQUI ESTÁ DIFERENTE. A ARTE URBANA QUE SE SEGUE, ESPALHADA POR VÁRIAS CIDADES, MOSTRA ISSO MESMO.
O mundo que conhecíamos até aqui está diferente. As grandes metrópoles estão vazias e as pessoas já não viajam mais. Estão fechadas em casa - pelo menos deveriam estar - e estão ansiosas quanto ao amanhã.
Mesmo em períodos mais conturbados, os artistas que pintam os muros saem à rua para dizer algo ao mundo. Numa altura em que todos os museus e galerias estão fechados, as ruas são agora a tela para a imaginação da arte.
MÃOS À OBRA!!!!
A proposta dessa aula é que você utilize um pigmento para colorir o seu papel, (exemplos: Urucum – pigmento vermelho | Noz | Café – pigmento marrom | Casca de abacaxi | Açafrão – pigmento amarelo | Beterraba - pigmento rosa | Cenoura – pigmento laranja).
Depois utilizando a folha que você coloriu com pigmento, faça um desenho inspirado no seu dia a dia. Pode utilizar para desenhar lápis de cor, tinta guache (caso tenha em casa), tintas criadas a partir da mistura do pigmento com cola, colagem ou outros materiais. Lembre-se que a sua criação é livre.
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
PARA MEDITAR!
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 7º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
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