Geografia - 8 ano - Aula 1 - As Identidades Culturais na Perspectiva da Sociedade Global


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (23 a 27/03/2020). Como vocês sabem, nossos encontros presenciais estão temporariamente suspensos devido à pandemia provocada pelo coronavírus. Entretanto, o ano letivo não está interrompido. Toda semana teremos muito trabalho para realizar. Fiquem ligados! 

:: As identidades culturais na perspectiva da sociedade global (parte 1)



Introdução

Assista ao vídeo a seguir:



Segundo a reportagem da BBC Brasil, pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e ao se difundir mata grande número de pessoas. O câncer, por exemplo, é responsável por um número muito grande de mortes, mas não é considerado pandemia porque não é uma doença infecciosa. A economia globalizada diminuiu as distâncias e tornou flexíveis as fronteiras entre os países. Vivemos na era em que grande quantidade de pessoas (e de vírus) podem fazer viagens aéreas e marítimas ao redor do mundo.

Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, explique com as diferenças entre  epidemia, endemia e pandemia. A seguir, cite quais tipos de mercadoria poderão ter sua  circulação facilitada e como irá se dar essa facilitação. 

Identidade cultural e globalização

A identidade cultural é um conjunto híbrido de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se diferencia dos outros. É difícil definir uma identidade cultural específica, pois ela é maleável e depende do momento e das peculiaridades culturais de uma determinada sociedade. Atualmente, o maior desafio para se manter a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que determina padrões culturais baseados na cultura estadunidense, que tem se tornado hegemônica no mundo.

Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:

a) Híbrido -  
b) Maleável -  
c) Hegemônico -

Atividade 03 – Na página 219 de sua apostila você vai encontrar informações sobre características da identidade cultural brasileira, destacando uma das produções mais marcantes da brasilidade: o samba. Analise com atenção o conteúdo da página e responda em seu caderno as letras “a” e “b” (será necessário copiar no caderno toda a letra  de “Aquarela do Brasil”). 

***
Uma das principais consequências desse processo de globalização é o crescimento das desigualdades entre os países. Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo a globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas. Estima-se que, atualmente, cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo vivem, ou melhor, sobrevivem com uma renda diária que não ultrapassa 1 dólar.

Atividade 04 – Assista aos vídeos a seguir:







Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) com a sua opinião sobre a desigualdade social no mundo e como isso influencia nas identidades culturais dos países e cidades.

Conclusão

Leia com atenção o texto a seguir:

Aspectos culturais da globalização


O processo de globalização permitiu a rápida conexão entre as diferentes localidades do planeta, mesmo as mais distantes entre si. De certo modo, isso interferiu e dinamizou também a proliferação das tradições e tendências cotidianas dos diferentes lugares, naquilo que ficou conhecido como globalização cultural. Mas, afinal, quais seriam os reais aspectos culturais da globalização?

Ao estudarmos os aspectos culturais da Globalização, observarmos a ampliação das relações entre o local e o global ou entre o regional e o mundial por meio do amplo fluxo de informações. Nesse sentido, é possível perceber, mesmo em nosso cotidiano, o quanto as culturas passaram a se mesclar internacionalmente e, ao mesmo tempo, preservarem-se e reproduzirem-se localmente.

Um exemplo claro é a assimilação de valores morais e culturais europeus e norte-americanos em nossa sociedade, que nos influenciam desde os tempos coloniais e persistem ainda nos dias atuais por meio dos meios de comunicação. Aspectos culturais de outros países também podem ser vistos de maneira atuante em nossa sociedade, a exemplo dos animes (desenhos japoneses característicos) e outros.

No entanto, é preciso observar que essa relação não se estabeleceu, ao longo da história, como uma mera interação, o que levanta muitas críticas à construção histórica do sistema capitalista e ao próprio processo de globalização em si. De acordo com diversas análises, o que ocorreu foi um processo de hegemonização ou “colonização do mundo da vida” – como diz Enrique Dussel em sua obra 1492: o Encobrimento do Outro –, no sentido de que os modos culturais eurocêntricos foram definitivamente impostos sobre os demais povos.

Embora a globalização da cultura tenha contribuído para essa hegemonia, muitos valores regionais mantiveram-se, ao passo que outros se reinventaram. Alguns, mesmo considerados oprimidos ou violentados pelo processo de dominação política, colonial e imperialista, mantiveram-se em um processo de resistência e até conseguiram reproduzir-se em outros territórios. Um exemplo disso é a existência de hábitos, princípios e até padrões culinários e religiosos de origem africana no Brasil, fruto da diáspora dos povos de várias etnias desse continente para o país.

De todo modo, vivemos em nossa sociedade um produto direto ou indireto do processo de globalização cultural. Podemos consumir produtos de culinária estritamente regionais, por exemplo, ao mesmo tempo em que assistimos a compilações oriundas de outros países e consumimos produtos fabricados por empresas multinacionais. O principal entre os aspectos culturais da globalização é a complexidade entre o local e o global em que se estruturam as diferentes sociedades do planeta.

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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 226 e responda a pergunta que está no box “Vamos escrever?”. O texto deve ser escrito em seu caderno e conter entre 5 e 8 linhas.

Atividade 06 – Ainda na página 226 e realize a pesquisa proposta no box “Espaço de pesquisa”. O texto deve ser escrito em seu caderno e conter entre 5 e 8 linhas.

Atividade 07 – Abra sua apostila na página 227 e realize a pesquisa proposta no box “Espaço de pesquisa”. O texto (bem escrito) e as imagens (bem selecionadas) devem constar em seu caderno e conter entre 3 a 5 páginas.


Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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2 Comentários

  1. Nao entendi o exercício 7

    Arthur Muller 1803

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  2. Quem estiver com a apostila em casa é pra responder à atividade 3 nela ou no caderno?

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