Geografia - 9 ano - Aula 1 - Aspectos Históricos, Culturais, Fisiográficos e Socioeconômicos da Europa


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (23 a 27/03/2020). Como vocês sabem, nossos encontros presenciais estão temporariamente suspensos devido à pandemia provocada pelo coronavírus. Entretanto, o ano letivo não está interrompido. Toda semana teremos muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!

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:: Aspectos históricos, culturais, fisiográficos e socioeconômicos da Europa



Introdução

Assista aos vídeos a seguir:





Os vídeos trazem reportagens sobre o impacto da pandemia provocada pelo coronavírus nos países europeus. Além das infecções e do aumento de mortes, outro grande desafio enfrentado se refere às restrições na, até então, livre circulação de pessoas entre os países. Inúmeros países fecharam suas fronteiras, o que ocasiona uma grande mudança na noção de cidadania comum entre países, proposta pela União Europeia.

Atividade 01 – A partir de uma atenta análise dos vídeos, faça  um texto de 5 a 8 linhas explicando a  noção de cidadania europeia e quais as alterações sofridas após o impacto da  atual pandemia.

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A hegemonia da Europa


Graças à supressão dos controles nas fronteiras e de algumas tarifas aduaneiras entre os países da União Europeia (UE), as pessoas podem circular livremente em quase todo o continente, sendo muito mais fácil viver, trabalhar e viajar noutros países da UE. Todos os cidadãos europeus têm o direito e a liberdade de escolher em que país da UE querem trabalhar, estudar ou passar a sua reforma. Em termos de emprego, segurança social e impostos, os países da UE devem tratar os outros cidadãos europeus exatamente da mesma forma que tratam os seus próprios cidadãos. O principal motor da economia europeia é o mercado único, que permite que a maioria das pessoas, bens, serviços e capitais circulem livremente. O objetivo da UE é desenvolver este enorme recurso também noutras áreas, como os mercados da energia, do conhecimento e dos capitais, para que os europeus possam tirar o máximo proveito do seu potencial socioeconômico.

Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:

a) hegemonia
b) aduaneiro
c) socioeconômico

Atividade 03 – Na página 205 de sua apostila você encontra  textos sobre a escolha dos países-sede das Copas do Mundo e  um box intitulado “Pesquisando na rede”. Faça em seu caderno a atividade apresentada no referido box. 

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Os transportes são determinantes na integração europeia e indispensáveis à livre circulação das pessoas, dos bens e dos serviços. O setor dos transportes contribui também de forma significativa para a economia, representando mais de 9 % do valor total do Produto Interno Bruto (PIB). Por si só, os serviços de transporte representaram cerca de 664 mil milhões de euros em valor acrescentado bruto em 2016 e empregam cerca de 11 milhões de pessoas.

Atividade 04 – Assista aos vídeos a seguir:





Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) com a sua opinião sobre a importância econômica dos transportes nos países europeus. Em seguida explique as contradições, no caso do Eurotúnel, no que se refere à questão dos refugiados.

Conclusão  

Leia com atenção o texto a seguir:

Desafios as União Europeia



O bloco Econômico da União Europeia, apesar da prosperidade, enfrenta vários problemas, dentre eles a desigualdade econômica entre os países membros, desigualdade de infraestrutura, além de outros problemas como os terroristas separatistas e partidos xenófobos que colocam em risco a democracia.

São preocupantes alguns desafios de ordem social como o crescimento da taxa de desemprego, que hoje na União Europeia já atinge cerca de 8,3% do total do PEA (População Economicamente Ativa), são 27 milhões de pessoas sem emprego.

Os fatores que elevaram as taxas de desemprego foram dentre outras, transferência de empresas para países subdesenvolvidos em busca de mão de obra mais barata e incentivos fiscais e de outras naturezas e também o grande número de imigrantes que se tornaram concorrentes em busca de uma vaga de trabalho.

Essas questões preocupam as autoridades, pois o elevado número de desempregados reflete em um aumento de recursos destinados na aplicação de medidas sociais (aposentadorias, seguro desemprego etc.).

Alguns países como a Dinamarca e Reino Unido não aderiram ao Euro (moeda que circula na União Europeia), pois não querem abrir mão de suas moedas, além disso, esses países não acreditam que a moeda não se sustente assim por muito tempo, outro motivo que desagrada às pessoas é em relação às exigências do tratado que determina corte em gastos sociais, diminuição de funcionários públicos, ampliação do tempo de serviço, aumento da idade mínima para se aposentar e a perda de vários direitos trabalhistas conquistados.

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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 215 e responda as questões “a”, “b”, e “c”. 

Atividade 06 – Abra sua apostila na página 216 e faça a proposta apresentada no box “Vamos escrever”.

Atividade 07 – Abra sua apostila na página 213 e faça no caderno o exercício proposto no box “Espaço Pesquisa”. Consulte os textos da apostila, seus livros e sites da internet. Em seguida, organize as conclusões da pesquisa em um texto de 8 a 10 linhas escritas no seu caderno.


Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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