Olá, alunos e alunas! Prontos para a aula de hoje?
O termo ready-made é usado para descrever objetos produzidos em fábricas, e não por processos manuais. No século XX, o artista Marcel Duchamp criou a primeira obra de arte composta de um objeto produzido em um processo industrial. A partir daí, o termo ready-made passou a ser utilizado no mundo artístico para designar obras de arte que utilizam objetos prontos.
Marcel Duchamp foi um artista reconhecido como dadaísta que questionava a arte. Para ele, a definição do que é ou não é arte não deve obedecer somente ao que pensam os críticos ou os estudiosos nem se submeter apenas ao gosto do público. Duchamp considera que o artista deve ser um pesquisador, que amplia seus horizontes e apresenta novas propostas, muitas vezes causando reações contrárias ou provocando o espectador.
O primeiro ready-made feito pelo artista foi Roda de bicicleta, em 1913. Duchamp contou que uniu o banco de madeira ao garfo de bicicleta da roda da frente pelo prazer de ver a roda girando.
Esses objetos prontos, comuns no cotidiano das pessoas, podem ser apropriados por artistas e transformados em obras de arte, ganhando novos significados.
Outra característica comum em obras de arte que utilizam materiais inusitados e objetos já prontos é o seu caráter crítico. O uso de ready-mades marcou uma mudança no modo de entender e criar: as obras de arte tradicionais eram valorizadas por serem produções originais dos artistas, feitas de materiais tidos como nobres, com o objetivo de representar algo ou alguém.
Quando os artistas passaram a utilizar os ready-mades e chamá-los de arte, eles questionaram a ideia de autorais. Nesse caso, o autor não é necessariamente quem produziu o objeto ou quem tem habilidade técnica, mas quem criou as ideias e as propostas da obra.
O processo criativo do artista, então, encontra-se também na escolha dos objetos e em como eles se relacionam com o tema da obra, o título e o espaço de exposição.
Como você interpreta a obra Roda de bicicleta?
Marcel Duchamp, A Fonte, 1917
"A fonte" é seu "ready made" mais famoso. Duchamp simplesmente comprou um urinol numa loja, assinou como "R. Mutt" e enviou para a seleção do júri de uma mostra de artes em Nova York. O objeto foi recusado, mas entrou para a história como uma das referências artísticas do século XX.
:: DADAÍSMO
Movimento artístico que surgiu entre 1916 e 1922, em meio à Primeira Guerra Mundial. Idealizado por um grupo de artistas refugiados na Suíça.
O principal objetivo desses artistas era contestar o papel da arte ocidental até então e propor um novo começo diante da destruição causada pela guerra. Para isso, usavam a ironia, o humor e menosprezavam a arte tradicional, criando uma postura que eles chamavam de antiartística.
A arte dadaísta valorizava as ideias e o conceito dos artistas, que se relacionavam à visualidade da obra. Uma obra de arte dadaísta poderia ser feita por outra pessoa com habilidade técnica requerida, desde que sua concepção fosse realizada pelo artista. Assim, qualquer objeto poderia se transformar em arte caso o artista se apropriasse dele e alterasse intencionalmente seu sentido.
Que tal criar um ready-made?
A característica principal de uma obra de arte que usa ready-made é o seu conceito. Nesta atividade, para criar um ready-made, primeiro você deve pensar no tema impacto socioambiental e no que quer expor com o seu trabalho.
1. Reflita sobre os materiais e objetos que podem simbolizar as questões com as quais você quer trabalhar.
2. Se quiser, modifique os objetos que escolheu para criar sua obra. Essas intervenções podem ser feitas, por exemplo, com outros materiais como tinta, papel, cola, sucata ou outros objetos que tenha em casa.
3. É importante pensar em um título para a sua obra. Um título criativo pode ajudar a representar as ideias que você quer discutir.
:: REFLEXÃO:
- Que objetos você escolheu para a sua criação?
- Esses objetos ganharam novos significados no seu trabalho? Quais?
- De que forma o título se relaciona ao que você produziu?
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com
Respirem estou enviando o som do passarinho para vocês!
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 8º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
0 Comentários