Olá, queridos alunos! Prontos para a nossa aula de número 12? Hoje vamos iniciar o estudo das Equações do 1º Grau. Vamos lá!
Para iniciarmos a aula, assista ao vídeo:
Atenção: Não esqueçam de responder o formulário de exercícios no final desta aula!
Na Matemática, a equação é
uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas. Quem
determina o “grau” dessa equação é o expoente dessa incógnita, ou seja, se o
expoente for 1, temos a equação do 1º grau. Se o expoente for 2, a
equação será do 2º grau; se o expoente for 3, a equação será de 3º grau.
Para exemplificar:
4x + 2 = 16 (equação do 1º
grau)
x² + 2x + 4 = 0 (equação
do 2º grau)
x³ + 2x² + 5x – 2 = 0
(equação do 3º grau)
A equação do 1º grau é
apresentada da seguinte forma:
ax + b = 0
É importante dizer
que a e b representam qualquer número
real e a é diferente de zero (a ≠ 0). A incógnita x pode ser
representada por qualquer letra, contudo, usualmente, utilizamos x ou y como
valor a ser encontrado para o resultado final da equação.
O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.
O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.
:: Como resolver uma equação do primeiro grau
Para resolvermos uma
equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que
vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só
isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve
ficar sozinho em um dos membros da equação.
O próximo passo é analisar
qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e
“jogar” para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e
isolando x.
Primeiro exemplo:
x + 4 = 12
Nesse caso, o número que
aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está
somando. Para isolar a incógnita, ele vai para o outro lado da igualdade
fazendo a operação inversa (subtração):
x = 12 – 4
x = 8
Segundo exemplo:
Segundo exemplo:
x – 12 = 20
O número que está do mesmo
lado de x é o 12 e ele está subtraindo. Nesse exemplo, ele vai para o outro
lado da igualdade com a operação inversa, que é a
soma:
x = 20 + 12
x = 32
Terceiro exemplo:
4x + 2 = 10
Vamos analisar os números
que estão no mesmo lado da incógnita, o 4 e o 2. O número 2 está somando e vai
para o outro lado da igualdade subtraindo e o número 4, que está multiplicando,
passa para o outro lado dividindo.
4x = 10 – 2
4x = 8
x = 8/4
x = 2
Quarto exemplo:
– 3x = – 12
Esse exemplo envolve
números negativos e, antes de passar o número para o outro lado, devemos sempre
deixar o lado da incógnita positivo, por isso vamos multiplicar toda a
equação por -1.
– 3x = – 12 ∙( – 1)
3x = 12
Passando o número 3, que
está multiplicando x, para o outro lado, teremos:
x = 12/3
x = 4
Quinto exemplo:
Quinto exemplo:
6x
+ 1 = 2x + 9
O primeiro
membro é 6x + 1, e o segundo membro é
2x + 9. Além disso, nessa equação, cada parcela que é somada é chamada de termo. Os
termos da equação são: 6x, 1, 2x e 9.
Uma equação estará resolvida
quando, após uma série de operações matemáticas, a incógnita x ficar isolada em
um dos membros. Primeiro juntamos do mesmo lado os
termos que têm incógnitas
No primeiro passo, os termos que
possuem incógnita deverão ser reescritos no primeiro membro da equação, isto é,
do lado esquerdo da igualdade. Para trocá-los de membro, as seguintes regras
devem ser respeitadas:
1 – se o termo estava somando, ao trocar de membro, ele vai subtrair;
2 – se o termo estava subtraindo, ao trocar de membro, ele vai somar;
3 – se o termo estava multiplicando, ao trocar de membro, ele vai dividir;
4 – se o termo estava dividindo, ao trocar de membro, ele vai multiplicar.
6x
+ 1 = 2x + 9
6x – 2x +1 = 9
Repare que o termo 2x passou do lado direito da
igualdade para o lado esquerdo. Como ele estava somando, ao trocar de lado,
teve sua operação trocada. Por isso, apareceu do lado esquerdo como – 2x.
Na realidade, sempre que um termo for
trocado de membro, a operação que ele realiza deverá ser invertida. O inverso
da soma é a subtração, e o inverso da multiplicação é a divisão.
Se um termo já estiver no membro
correto, não é necessário trocá-lo de lado nem inverter sua operação.
Segundo passo: Termos que não
possuem incógnita (x) sempre no mesmo membro.
Nessa etapa deve ser feito o mesmo
que foi feito na etapa anterior, mas com os termos que não possuem incógnita.
Esses devem ser reescritos no segundo membro da equação, isto é, do lado direito
da igualdade. Portanto, números que não estiverem acompanhados de incógnita
deverão ser reescritos do lado direito da igualdade.
6x – 2x +1 = 9
6x – 2x = 9 – 1
Note que o número 1 era positivo
do lado esquerdo. Como teve que trocar de lado, inverteu sua operação.
Portanto, foi reescrito do lado direito como – 1.
Terceiro passo: Realizar
as operações resultantes.
Quando todos os termos estiverem
nos membros corretos da equação, ela poderá ser simplificada, ou seja, todas as
operações resultantes deverão ser realizadas.
Antes de iniciar esse passo, é
possível perceber que todos os números estarão do lado direito da igualdade e
todas as incógnitas estarão do lado esquerdo da igualdade.
6x – 2x = 9 – 1
4x = 8
Quarto passo: Isolar a incógnita.
Geralmente esse passo é realizado
porque, após as operações do passo anterior, os resultados são equações como a
do exemplo seguinte:
4x = 8
O resultado de uma equação é dado
quando a incógnita x é isolada no primeiro membro, isto é, quando ela fica
sozinha após a realização de todas as operações matemáticas possíveis. O que é
possível fazer nesse caso é passar o número 4, que acompanha a incógnita x,
para o segundo membro da equação. Contudo, lembre-se da regra presente no
primeiro passo: o número 4 está multiplicando a incógnita x, ao mudar de
membro, deve mudar para a operação inversa, isto é, ao passar para o lado
direito, 4 deve dividir e não multiplicar. Observe o passo a passo:
4x = 8
x = 8/4
x = 2
:: Exercícios
:: Exercícios
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