Olá, queridos alunos! Prontos para a nossa aula de número 9? Hoje vamos aprender Segmentos Notáveis do Triângulo. Vamos lá!
:: Introdução
Existem segmentos de reta, com origem em um vértice de um triângulo, que aparecem bastante em exercícios e com grande quantidade de aplicações. A tais segmentos damos o nome de cevianas de um triângulo.
Basicamente, são estudadas três cevianas: a mediana, a bissetriz e a altura.
:: Mediana
A mediana de um triângulo pode ser considerada o segmento de uma reta que possui uma extremidade em um dos seus vértices, e uma no ponto médio do outro lado do vértice.
Obs: Em qualquer triângulo retângulo, a medida em relação a mediana, ou seja, o ponto médio entre os vértices da hipotenusa, mede a metade da hipotenusa.
:: Bissetriz
A bissetriz de um triângulo pode ser considerada o segmento de uma reta que é estabelecido por um vértice do triângulo e pela intersecção do outro lado desse vértice junto com a bissetriz do ângulo interno deste mesmo vértice.
:: Altura
Encontramos a medida da altura de um triângulo através de um segmento de reta com origem em um dos vértices e perpendicular (forma um ângulo de 90º) ao lado oposto. Dependendo do tipo de triângulo essa altura chega do lado oposto em pontos diferentes:
Altura no triângulo acutângulo
O segmento AH tem origem no vértice A e é perpendicular ao lado BC, portanto, AH é a altura do ΔABC.
Altura no triângulo retângulo
Nesse triângulo, o segmento EF representa a altura do ΔEFG, pois é perpendicular ao lado FG.
Altura no triângulo obtusângulo
A base RQ foi prolongada formando o segmento RX. Do vértice P ao ponto x formamos um segmento de reta perpendicular a RX, dessa forma, PX é a altura do ΔPQR.
:: Cevianas em um triângulo isósceles
Um resultado importante que envolve as cevianas de um triângulo isósceles se diz respeito àquelas relativas à base.
Neste caso, as cevianas se coincidem. Ou seja, a mediana, a altura e a bissetriz relativas à base de um triângulo isósceles são o mesmo segmento de reta.
Na figura abaixo, sendo BC a base do triângulo isósceles ABC, temos que AP é, ao mesmo tempo, mediana, altura e bissetriz.
:: Cevianas em um triângulo equilátero
Já em um triângulo equilátero, todas as cevianas coincidem entre si, não importando o vértice de origem, conforme ilustra a imagem a seguir.
:: Exercícios:
3) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado:
a) Mediana
b) Mediatriz
c) Bissetriz
d) Altura
e) Base
4) Triângulo ABC é retângulo em Â. Se C ̂=35°, calcule o ângulo formado entre a altura (AH) e a bissetriz (AS) desse triângulo.
5) Um dos ângulos internos de um triângulo isósceles mede 100°. Qual é a medida do ângulo obtuso formado pelas bissetrizes dos outros ângulos internos?
6) Num triângulo ABC os ângulos internos A e C medem, respectivamente, 80° e 40°. A medida do menor ângulo formado pela bissetriz relativa ao ângulo B e a altura relativa ao lado BC, é:
7) Na figura abaixo, AD é bissetriz. Calcule a e b:
8) Faça a apostila final da página 115, exercício 5, página 118
Importante: Todas as quintas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários