Olá, queridos alunos! Prontos para a nossa aula de número 15? Hoje vamos começar a estudar os Polinômios. Vamos lá!
Para iniciar, assista aos vídeos:
Vimos que podemos adicionar ou subtrair
monômios semelhantes, simplificando uma expressão.
Para monômios que não são semelhantes, a
adição/subtração deve ficar apenas indicadas, ou seja:
· a
+ b indica a adição algébrica de dois monômios ou dois termos não semelhantes
· 3a²b – 7mn³ indica a subtração algébrica de dois monômios ou
dois termos não semelhantes
· 5a² + b³ – 3c indica a adição e subtração algébrica de três
monômios ou três termos não semelhantes
A adição
algébrica de monômios não semelhantes é chamada de polinômio.
Exemplo:
:: Nomeclatura:
· O polinômio formado pela adição
algébrica de dois monômios não
semelhantes chama-se binômio.
3x² – 7y
· O polinômio formado pela adição
algébrica de três monômios não
semelhantes chama-se trinômio.
– 4m + 3p + 1
· O polinômio formado pela adição
algébrica de mais de três monômios
não semelhantes chama-se polinômio.
:: Grau de um polinômio
O grau de um
polinômio é dado pelo seu monômio de maior grau cujo coeficiente é diferente de
zero.
Quando um
polinômio apresenta uma única variável, costuma-se representar esse polinômio
com seus termos ordenados segundo expoentes
decrescentes dessa variável.
Observe:
A = 5x3 – 4x2 + 8x + 9 , Polinômio de 3° grau.
O termo que aparece sem variável ( 9 ) é
chamado de termo independente.
B = m7 + 2m6
– m5 – 8m4 + 5, Polinômio de grau 7.
O termo independente é o 5.
Note que no
polinômio B não estão presentes os termos com expoentes 3, 2, 1. Quando não
aparece algum expoente menor que o grau, o polinômio é chamado polinômio incompleto, caso contrário
ele é um polinômio completo.
Se
necessário, podemos escrever os termos que faltam com coeficientes nulos.
Assim, no nosso exemplo, temos: B = m7
+ 2m6 – m5 – 8m4 + 0m3 + 0m2 + 0m + 5
:: Adição e subtração de polinômios
O procedimento utilizado na adição e
subtração de polinômios envolve técnicas de redução de termos semelhantes, jogo de sinal, operações envolvendo
sinais iguais e sinais diferentes. Observe os exemplos a seguir:
Exemplo 1
(x2 – 3x – 1) + (–3x2 +
8x – 6) → eliminar o segundo parênteses através do jogo de sinal.
+(–3x2) = –3x2
+(+8x) = +8x
+(–6) = –6
x2 – 3x – 1 –3x2 + 8x – 6 → reduzir os termos semelhantes.
Portanto: (x2 – 3x – 1) + (–3x2 +
8x – 6) = –2x2 + 5x – 7
Exemplo 2
(4x2 – 10x – 5) + (6x + 12) →
eliminar os parênteses utilizando o jogo de sinal.
4x2 – 10x – 5 + 6x + 12 → reduzir os termos semelhantes.
Portanto: (4x2 – 10x – 5) + (6x
+ 12) = 4x2 – 4x + 7
Exemplo 3
(5x2 – 9x – 8) – (–3x2 +
10x – 6) → eliminar os parênteses utilizando
o jogo de sinal.
– (–3x2) = +3x2
– (+10x) = –10x
– (–6) = +6
5x2 – 9x – 8 + 3x2 –10x +6 → reduzir os termos semelhantes.
Portanto: (5x2 – 9x – 8) – (–3x2 +
10x – 6) = 8x2 – 19x – 2
:: Exercícios
- Apostila páginas 125, 126, 127 exercício 3
- Formulário
:: Exercícios
1) Apostila - Leia e faça os exercícios páginas 125, 126, 127 (exercício 3).
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