Ciências - 8º ano - Aula 16 - Fauna e Flora dos Biomas Brasileiros


Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!


Vimos que o Brasil apresenta seis biomas distintos: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Agora, vamos estudar a fauna e a flora característica de cada um desses biomas. 

:: Conceito de fauna e flora

Quando falamos da fauna, referimo-nos a todos os animais existentes ou que existiram (foram extintos, alguns virando fósseis) em uma determinada região.

Quando falamos da flora, por sua vez, estamos nos referindo ao grupo de plantas de uma determinada região. O termo flora possui ainda outras aplicações, sendo usado para designar, por exemplo, o conjunto de micro-organismos encontrados em nosso corpo.

:: Fauna e flora dos biomas brasileiros

Os dados a seguir são registros do Ministério do Meio Ambiente.

1. Bioma Amazônia

Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca.

Veja as imagens da onça-pintada e do boto-cor-de-rosa:



A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia. 


2. Bioma Cerrado

Possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida.

Veja as imagens do lobo-guará e do tamanduá-bandeira:



Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.

Veja a imagem do jatobá do cerrado: 


3. Bioma Caatinga

Segundo alguns estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorrem somente nesse bioma).

A fauna da Caatinga é rica em biodiversidade, contando com cerca de 178 mamíferos, 591 aves, 177 espécies de répteis, 79 anfíbios, 241 peixes e 221 espécies de abelhas. Os principais representantes desse bioma são jacaré-de-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe.

Veja as imagens do jacaré-de-papo-amarelo e da ararinha-azul (ameaçada de extinção):



As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. A flora varia de acordo com características locais, como índice pluviométrico e particularidades do solo.

Veja a imagem de um cacto mandacaru florido: 


4. Bioma Mata Atlântica

A fauna do bioma Mata Atlântica é semelhante à do bioma Amazônia, contando com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. Cerca de 39% dos mamíferos desse bioma são endêmicos. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros.

Veja as imagens de uma jaguatirica e do bicho preguiça:



A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Considerada uma das florestas com maior biodiversidade, a Mata Atlântica conta com o recorde de plantas lenhosas (capazes de produzir madeira).

Veja a imagem de uma copaíba:


5. Bioma Pantanal

Sua fauna é composta por 132 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves, 113 espécies de répteis, 41 espécies de anfíbios e 263 espécies de peixes. Destacam-se, nesse bioma, o tuiuiú, o cervo-do-pantanal, a arara-azul, o jacaré-do-pantanal, entre outros.
Veja as imagens do tuiuiú e da arara-azul:



São exemplos da flora do Pantanal: vitória-régia, aguapé, orquídea, palmeira, figueira, entre outras.
Veja as imagens da aguapé e de uma orquídea:



6. Bioma Pampa

A fauna do bioma Pampa é bastante diversificada, contando com cerca de 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos e uma grande variedade de insetos, que contribui para a existência de várias espécies de aves. Aproximadamente 40% das espécies são endêmicas. Os principais representantes da fauna são ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro, preá, entre outros.
Veja as imagens de uma ema e do pica-pau-do-campo:



A flora desse bioma conta com, aproximadamente, três mil espécies vegetais, com predominância de gramíneas, que alcançam cerca de 450 espécies. Como principais exemplos da flora, podemos citar: capim-forquilha, grama-tapete, babosa-do-campo, trevo-nativo, amendoim-nativo, entre outros.

Veja a imagem da grama-tapete:


:: Atividades

- Pesquise e observe as imagens dos seres vivos da fauna e flora citados na aula de hoje. Não é necessário enviar a pesquisa, apenas se familiarizar com as espécies de animais e plantas dos biomas brasileiros. 


:: Atividades

- Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:





Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários