Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!
Como vimos na aula anterior, o Reino Protoctista têm como representantes os protozoários, as algas unicelulares e as algas pluricelulares. Nesta aula, estudaremos os protozoários.
:: Características
Os protozoários são seres unicelulares, heterotróficos e eucariontes.
:: Habitat e nicho ecológico
Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies parasitas, que vivem em associação com outros seres vivos e podem causar doenças.
:: Reprodução
Os protozoários apresentam, principalmente, reprodução assexuada por divisão binária ou bipartição, mas há algumas espécies que apresentam reprodução sexuada.
:: Classificação
A classificação dos protozoários usa como critério o modo de locomoção desses seres. Existem protozoários ciliados, flagelados, rizópodes e esporozoários. Vejamos:
• Os protozoários ciliados são aqueles que se locomovem por auxílio de estruturas denominadas de cílios, como o Paramecium. Veja as imagens:
Veja, no vídeo, um Paramecium se locomovendo através dos seus cílios (imagem capturada com auxílio de microscópio óptico):
• Os flagelados utilizam como meio de locomoção os flagelos, como é o caso do Tripanosoma cruzi. Veja as imagens:
Veja o movimento de tripanosomas com auxílio de seus flagelos:
• Os protozoários rizópodes ou rizópodos se movimentam com a ajuda de pseudópodes (falsos pés), que são prolongamentos da célula. Um exemplo de rizópode é a ameba. Veja as imagens:
Veja o movimento da ameba através da emissão de pseudópodes:
Os pseudópodes também são utilizados pela ameba para capturar alimentos através do processo conhecido como fagocitose, que consiste em englobar ou “abraçar” a partícula alimentar (uma bactéria, por exemplo) para ingeri-la. Veja o vídeo:
• Os esporozoários, por sua vez, não apresentam nenhum tipo de estrutura locomotora e são levados, na forma de esporos, pelo ar, água e até mesmo por animais. Como exemplo desse grupo, podemos citar o Plasmódio. Veja as imagens:
Resumindo a classificação dos protozoários:
• Ciliados têm como estrutura de locomoção os cílios;
• Flagelados têm como estrutura de locomoção os flagelos;
• Rizópodes têm como estrutura de locomoção os pseudópodes;
• Esporozoários não apresentam estruturas de locomoção, são carregados pelo vento, água etc.
Para entender melhor o conteúdo, faça a leitura da página 169 da apostila.
:: Atividades
- Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:
Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Amanda
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários