LP - 9º Ano - Aula 14 - Vamos Sonhar?!


Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Estamos aqui, torcendo para que você esteja bem protegido! Vamos à nossa aula de hoje!


Como primeira atividade, leia a letra da canção a seguir. Ela é a canção tema de um filme muito importante: O Mágico de Oz. O filme é a versão para o cinema do livro de mesmo nome, um clássico que vem encantando gerações desde a sua publicação, em 1900!

Você também pode ouvi-la, em inglês, no vídeo abaixo:




Esta semana vamos falar de sonhos. Que sonhos aquecem o seu coração? Que sonhos você “ousa sonhar”? Se você pudesse “fazer um pedido pra uma estrela”, o que pediria? Você já traçou metas para seu futuro? O que deseja conquistar? O que pretende mudar? Seu desafio vai ser escrever os seus sonhos, metas e desejos para sua vida.
1 – O eu do texto deseja ir para outro lugar. Que dicas ele dá de onde seja esse lugar? 

2 – Ele sabe exatamente, com certeza, onde fica esse lugar? Que palavra do texto permite afirmar isso? 

3 - Que relação é estabelecida pela palavra destacada no verso “Onde problemas derretem como gotas de limão”? 

4 - Na quarta estrofe, o que leva o eu do texto a acreditar que também pode voar acima do arco-íris? 


1 – O que significa o sonho para o eu do texto? 

2 – O que significa 

a) sonho domado? 

b) o sonho florescer? 

3 – Qual a palavra no texto que está no mesmo campo semântico de “domado”? 

4 – Qual o tema do texto? 


5- Agora, relacione o texto à letra do samba-enredo “Sonhar não custa nada”. 
Qual o verso ou o conjunto de versos do texto 2 que se aproxima do sentido dos versos “Transformar o sonho em realidade/E sonhar com a mocidade/É sonhar com o pé no chão”? 


1 – Você percebeu que o primeiro verso do poema dialoga com outro texto? Qual? Converse com seus colegas ou pesquise para descobrir. 

2 – O poema começa com uma dúvida, expressa em uma pergunta. Que palavra é utilizada repetidamente e ajuda a reforçar essa dúvida do eu lírico? 

3 – Indique um trecho do poema em que se percebe o uso figurado da linguagem: 

4 – A HIPÉRBOLE é a figura de linguagem que consiste no exagero de uma expressão para causar um efeito expressivo. Indique uma hipérbole presente no texto: 

5 – Indique, no texto, o uso de ideias opostas. O que esse uso reforça? 

6 – Qual o tema do texto?

7 - Após essa análise, releia o poema. Como você responderia ao questionamento feito na primeira estrofe? Ou então: o que o espelho responderia a você? Seguindo uma das propostas, escreva um pequeno texto que sirva para apresentá-lo. 

As duas produções de texto devem ser enviadas para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, sonho e espelho. Não se esqueça dessa identificação da sua atividade.


1 – Retire do texto, trechos que mostrem o diálogo com o interlocutor. 

2 – Qual o significado das palavras destacadas no trecho “Nós, a miuçalha, achávamos uma bruta graça naquilo[...]”? 

3 – Qual o efeito de sentido da escolha pelos termos destacados no trecho “não éramos precisamente isto que somos – mas aquilo que os outros veem...” 

4 – Qual o efeito do uso das reticências no trecho “mas aquilo que os outros veem...”? 

5 – Qual o significado da palavra “despersonalizando-se”? Observe a palavra e como foi empregada. 

6 - O texto alerta o leitor sobre um perigo. Qual? 


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:

Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

1 Comentários