Geografia - 9º Ano - Aula 12 - Fim da União Europeia?


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (15 a 19/06/2020). O foco dessa semana é revisar alguns dos temas já apresentados nesse período de aulas a distância. Retomaremos, então, o conteúdo da terceira semana. Vamos refletir um pouco mais!

***

A Europa e seus desafios no século XXI
(REVISÃO – PARTE 1)

1 – Leia com atenção o texto a seguir:

Estudo revela que fim da UE até 2040 é “possibilidade realista” para maioria dos europeus


A maioria dos europeus acredita que a desintegração da União Europeia (UE) é uma “possibilidade realista” nos próximos 10 a 20 anos, apesar do apoio ao bloco comunitário registrar atualmente níveis recordes, segundo um estudo realizado em 14 países.


O estudo mostra também que, quase sete décadas depois da criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), a origem de todo o caminho da integração europeia, três em cada 10 cidadãos europeus pensam que um conflito entre os países da UE é também uma “possibilidade realista”.

No total dos 14 países, menos de um terço dos entrevistados chega ao fim do mês com dinheiro para gastar em bens não essenciais (automóveis, livros, revistas, por exemplo).


Apesar destas conclusões, que refletem as preocupações generalizadas associadas às eleições europeias, os pesquisadores destacam que o apoio à União Europeia registra atualmente os níveis mais altos em mais de três décadas (desde 1983): dois terços dos europeus acreditam que ser membro da UE é uma coisa boa.

***

2 – Em seguida, assista ao vídeo:


3 –- Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que relacione o texto e o vídeo explicando por que o fim da União Europeia é considerada uma possibilidade realista. 



Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários