LP - 9º Ano - Aula 10 - Leitura e Interpretação


Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Vamos à nossa aula de hoje!



Leia o texto e faça o que se pede.


1. Procure no dicionário o significado de “aflorar”. Você pode acessar o dicionário pelo link:
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE. Após consultar, releia o título.


2. Sobre o primeiro parágrafo, responda:

a. Qual o efeito da utilização das perguntas para o texto?
____________________________________
b. Que circunstância é expressa pelo termo destacado? Substitua o termo por outro de mesmo valor.
____________________________________

3. Substitua o termo destacado no segundo parágrafo por outro de mesmo valor.
____________________________________

4. O que significa considerar Daniel Goleman “o pai” da inteligência emocional?
____________________________________
Perceba que a fala da psicóloga é a base para defender a ideia principal do texto.

5. O que significa a expressão destacada em “mundo pré-pandemia”?
____________________________________

6. O que significa “enxergar o entorno”?
____________________________________

7. A que se refere o termo destacado em “Ela chega e obriga todos a prestarem atenção à vida”?
_____________________________________

8. O que significa, no texto, sair do “piloto automático” e do “umbigo”?
_____________________________________

9. Por que a Pandemia fez o mundo sair do “piloto automático” e do “umbigo”?
_____________________________________

10. O trecho a seguir expressa um fato ou uma opinião? Justifique. “Para Renata Mafra, a pandemia tem feito o mundo sair do umbigo.”
_____________________________________
_____________________________________

11. Ainda segundo Renata Mafra “E não há metáfora melhor do que as janelas [...]”. Como você sabe, a metáfora é uma comparação implícita, baseada numa associação. Explique essa metáfora da janela.
______________________________________

12. Retirando algumas palavras do texto e lembrando que as palavras são formadas por morfemas, identifique a palavra primitiva que resultou nos vocábulos abaixo.

a) Ex.: possível - poder
b) emocional -
c) sofrimento -
d) transformação -
e) felicidade -
f) contextualizar -

13) Depois de identificar a palavra primitiva, na questão anterior, informe como os vocábulos foram formados, que morfemas foram acrescentados para resultar nas palavras acima?

Ex.: possível – poss (radical) + í (vogal de ligação) + vel (sufixo)

b) emocional -
c) sofrimento -
d) transformação -
e) felicidade -
f) contextualizar -

 Leia, a seguir, a continuação do texto.


14. Agora que você concluiu a leitura, pode afirmar que a ideia principal defendida pelo texto é uma hipótese sobre um efeito da pandemia. Transcreva do texto um trecho que expresse essa ideia principal defendida, ou escreva-a com as próprias palavras.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Após conversar, registre as ideias em um texto organizado em parágrafos, com começo, meio e fim. Seu texto será um comentário, deve expressar as opiniões que surgiram na conversa. No futuro você poderá ler esse texto e compará-lo com a realidade. Envie para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, Q10, LP.


Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves 

Postar um comentário

1 Comentários