Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (05/04 a 10/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
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• Introdução
Assista ao vídeo a seguir:
O vídeo traz informações sobre os movimentos sócias e seus objetivos.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto de 5 a 8 linhas em seu caderno citando três tipos de movimentos sociais e suas características e reivindicações.
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O movimento negro é um fenômeno utilizado em forma de diferentes organizações para reivindicar direitos para a população negra que sofre com o racismo na sociedade. Na maioria dos países onde os negros foram escravizados houve sempre uma tentativa de mudar a situação aos quais estavam submetidos. Atualmente, o movimento negro é plural e reúne além das pautas como o combate ao racismo, diferentes vertentes como o feminismo, a luta pelos direitos LGBT e tolerância religiosa.
O movimento negro no Brasil tem suas raízes na própria resistência à escravidão que se manifestava através de fugas, greves de fome e rebeliões.
O movimento negro no Brasil tem suas raízes na própria resistência à escravidão que se manifestava através de fugas, greves de fome e rebeliões.
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) reivindicação
b) vertente
c) rebelião
Atividade 03 – Na página 232 de sua apostila você encontra o box “Espaço debate”. Leia com atenção e responda no seu aderno o que se pede.
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O feminismo é um movimento social que, segundo os historiadores, surgiu após a Revolução Francesa e que se fortaleceu na Inglaterra, durante o século XIX, e depois nos Estados Unidos, no começo do século XX.
Esse movimento luta pela igualdade de condições entre homens e mulheres, no sentido de que ambos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. É importante pontuar que feminismo não é o oposto de machismo, pois o machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão contra as mulheres.
Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.
Esse movimento luta pela igualdade de condições entre homens e mulheres, no sentido de que ambos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. É importante pontuar que feminismo não é o oposto de machismo, pois o machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão contra as mulheres.
Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.
Atividade 04 – Assista aos vídeos a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que apresente as características e a importância do feminismo na sociedade brasileira.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
De uns tempos pra cá, a maioria das pessoas se tornou mais crítica ou tem mais espaço para parecer mais crítica nas redes sociais. As mensagens se espalham e podem gerar polêmicas. Preconceitos são disseminados em um segundo e dominam o noticiário, como foi o caso da jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo.
Veja 5 movimentos ou manifestações sociais que começaram na internet:
1 – Somos todos macacos: Durante um jogo do Barcelona, em 2014, Daniel Alves foi alvo de ofensas racistas por parte dos torcedores. Um deles jogou uma banana no campo e, como forma de protesto, o jogador comeu a fruta e cobrou o escanteio. O astro Neymar saiu em defesa do amigo nas redes sociais com a hashtag #somostodosmacacos. Milhares de famosos e anônimos entraram na onda. Algumas pessoas não aceitaram, considerando a ação ainda mais ofensiva.
2 – Somos Todos Maju: Em 2016, Maria Julia Coutinho, jornalista que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional, da TV Globo, foi ofendida por uma minoria em relação à cor da sua pele. Os comentários racistas geraram revolta de milhares de brasileiros, inclusive do âncora William Bonner, que criou a hashtag #somostodosmaju em um vídeo gravado no celular na sala da redação do programa para defendê-la das ofensas raciais. A hashtag em pouco tempo se espalhou pelas redes sociais com mensagens de apoio e carinho à Maju.
3 – Aprovação casamento gay nos EUA: Após a aprovação do casamento gay nos EUA, o Facebook liberou um filtro para adicionar nas fotos de perfil de quem apoiasse a causa e como forma de comemoração pela conquista. Mais uma hashtag viralizou: #lovewins (o amor venceu) em português. Muitas timelines, com certeza, ficaram cheias de fotos coloridas. Muitos não aceitaram e zombaram da iniciativa, alegando que existem causas mais importantes como: alimentar crianças famintas na África.
4 – Luta pela igualdade das mulheres (Esmalte Risqué, Mimimi): O ano de 2014 foi cheio de polêmicas na internet, principalmente a luta das mulheres pela igualdade. Marcas falharam ao transmitir suas mensagens. A Risqué, por exemplo, colocou frases de simples atitudes de homens como grandes feitos (“Pedro me ligou”, “André fez o jantar”). As mulheres se manifestaram nas redes para defender que essas atitudes não merecem homenagem, são ações mínimas e as mulheres fazem isso e muito mais todos os dias. A última foi da Novalfem: a marca associou cólica a “mimimi” (frescuras) na propaganda do remédio Buscofem. A maioria das mulheres sofre com fortes cólicas, dores de cabeça por conta do ciclo menstrual. A mensagem do analgésico gerou indignação por parte de muitas mulheres, que saíram em defesa, alegando que cólica não é mimimi. É uma dor forte.
5 – O Boticário no Dia dos Namorados: Parece que o preconceito não para por aí: a marca fez um comercial para o Dia dos Namorados que mostrava troca de presentes entre héteros e gays.Um abraço acontecia no momento da entrega. A marca foi alvo de muitos que são contra a união entre pessoas do mesmo sexo, alegando que isso afronta à família brasileira. A propaganda foi veiculada na TV e logo algumas reclamações surgiram no site Reclame Aqui. Houve até mesmo tentativa de boicote à marca com “deslike” no vídeo do YouTube. Centenas de memes surgiram na internet com piadas sobre o preconceito, fazendo chacota sobre o "risco" de que consumidores da marca possam se tornar homossexuais. E como se isso fosse um defeito.
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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 232 e leia conteúdo do box “Ligue 180”. Em seguida faça um pequeno texto em seu caderno explicando a importância desse serviço telefônico.
Atividade 06 – Abra sua apostila na página 234 e leia todo o conteúdo do box “Para refletir”. Em seguida descreva em seu caderno as possíveis relações entre ciberespaço e movimentos sociais.
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