Ciências - 9º ano - Aula 14 - Separação de Misturas heterogêneas – (Continuação)


Olá, alunos! Como vocês estão? Vamos à nossa aula de hoje!


Dando continuidade ao tema separação de misturas heterogêneas, nesta aula estudaremos os seguintes métodos: flotação, dissolução fracionada e separação magnética.

Antes de começar, ouça o recadinho que tenho para vocês no meu Podcast:




·   Flotação: método que separa sólidos fazendo um deles flutuar. Um dos processos de flotação ocorre por adição de um líquido dentro da mistura heterogênea para que a substância a ser separada flutue, considerando que o líquido adicionado deve ter uma densidade intermediária entre os compostos presentes na mistura.

Ou seja, a substância mais leve (menos densa) flutua sobre o líquido adicionado enquanto a mais pesada (mais densa) fica precipitada no fundo. Por exemplo: a mistura de areia e serragem (madeira em pó) pode ser separada ao adicionarmos água. A areia ficará depositada no fundo e a serragem será elevada à superfície (flutuará). Veja a imagem:

                  
Devemos ressaltar que a flotação requer, obrigatoriamente, mais métodos para complementação da separação das misturas. No caso, a serragem, que está flutuando, poderia ser peneirada e a terra separada da água por decantação ou vaporização (métodos estudados na aula anterior).

Assista ao vídeo sobre o método de flotação


·       Dissolução fracionada: técnica utilizada em misturas heterogêneas do tipo sólido + sólido ou sólido + líquido, em que um de seus componentes é solúvel (se dissolve) em determinado solvente.

Exemplo de separação de mistura de sólido + sólido por dissolução fracionada: podemos adicionar água (o solvente) a uma mistura formada por areia e sal de cozinha (NaCl). O sal vai ser dissolvido à agua e a areia não. Como apenas o sal dissolve-se em água, dizemos que ocorreu uma dissolução fracionada.


Exemplo de separação de mistura de sólido + líquido por dissolução fracionada: podemos adicionar água (o solvente) a uma mistura formada por óleo e sal de cozinha. O sal vai ser dissolvido à agua e o óleo não. Como apenas o sal dissolve-se em água, dizemos que ocorreu uma dissolução fracionada.


Assim como a flotação, a dissolução fracionada requer, obrigatoriamente, mais métodos para complementar a separação das misturas. Alguns métodos complementares à dissolução fracionada são: filtração, vaporização, destilação ou decantação. Na imagem abaixo, após dissolução fracionada, a mistura passou pelos processos de filtração, seguido por evaporação (um tipo de vaporização). Veja:


Assista ao vídeo sobre o método de dissolução fracionada: 


·       Separação Magnética: método de separação de misturas heterogêneas sólidas (sólido + sólido). Uma das substâncias da mistura deve ter propriedades magnéticas. Para tanto, utiliza-se um ímã ou eletroímã, os quais atraem as substâncias que têm propriedades magnéticas (como ferro, cobalto e níquel), separando-as das demais. Esse processo de separação de sólidos é utilizado comumente em depósitos de lixo reciclável, em ferro velho, galpões de sucata, empresas de coleta de resíduos industriais, entre outros. Veja a imagem:


A indústria alimentícia também se beneficia desse método para garantir que substâncias com propriedades magnéticas não se misturem com os alimentos, como grãos, e os contaminem.
Assista ao vídeo sobre o método de separação magnética: 


:: Atividades

- Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:




Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as sextas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários