Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (05/04 a 10/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
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• Introdução
Assista ao vídeo a seguir:
O vídeo traz informações sobre os tipos climáticos europeus.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto de 5 a 8 linhas em seu caderno citando tipos de clima na Europa e suas respectivas características.
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O clima mediterrâneo é encontrado em diversas regiões do globo. Apresenta duas estações bem definidas, possui muitas semelhanças com o clima tropical e sofre a influência da maritimidade. Como o próprio nome sugere, o clima mediterrâneo é encontrado nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. No entanto, esse tipo climático não está restrito a essa região do globo. Veja a seguir os locais em que o clima mediterrâneo ocorre:
• Nas proximidades do Mar Mediterrâneo: sul da Europa, parte do Oriente Médio no continente asiático e extremo norte da África;
• África do Sul: em uma pequena porção nas proximidades do Cabo da Boa Esperança;
• No continente americano, aparece nos Estados Unidos (na Califórnia) e no sul do Chile;
• Na Oceania, é encontrado no sudeste da Austrália.
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) maritimidade
b) restrito
c) influência
Atividade 03 – Na página 219 de sua apostila você encontra o box “Vamos conversar?”. Leia com atenção e observe as imagens. A seguir, pesquise na internet as características da vegetação de taiga.
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A poluição do ar causou cerca de 400 mil mortes prematuras na Europa em 2016, revelaram dados divulgados nesta quarta-feira (16/10) pela Agência Europeia do Ambiente (EEA). O relatório mostrou ainda que quase todos habitantes de cidades europeias estão expostos a níveis de poluição que excedem os considerados não prejudiciais.
"A poluição do ar é atualmente o risco ambiental mais perigoso para a saúde", destacou a EEA no relatório. Entre os principais poluentes, o relatório cita automóveis, agricultura, geração de energia, indústria e sistemas de calefação doméstica.
O estudo mostrou que em 16 dos 28 países-membros da União Europeia (UE) registrou-se pelo menos uma ocorrência de níveis de dióxido de nitrogênio superiores aos limites estabelecidos pelo bloco.
Na França, Alemanha, Holanda e Espanha foram detectadas concentrações preocupantes do gás liberado por automóveis. Em Londres, por exemplo, ultrapassaram-se 50 microgramas de dióxido de nitrogênio por metro cúbico de ar, apesar de a legislação europeia tolerar apenas 40 microgramas.
(disponível em https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/10/17/poluicao-do-ar-causa-400-mil-mortes-prematuras-na-europa-9339)
Atividade 04 – Assista aos vídeos a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que apresente as ações propostas pelos governos europeus para conter o aumento da poluição.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
A balsa de carros de Kevin Kilps agita as águas do rio Reno, na Alemanha, enquanto ele segue em direção à margem oposta a Kaub, uma pitoresca vila ao sul do afloramento rochoso que leva o nome da lendária sereia Lorelei.
Trata-se de um trecho aquaviário normalmente movimentado. Em um dia normal transportando trabalhadores, a balsa disputa espaço com barcaças de carga que levam suprimentos para fábricas do sul e mercadorias alemãs para os portos no Mar do Norte, além de barcos turísticos que se dirigem para castelos medievais e vinhedos próximos.
Após uma seca prolongada no verão, o tráfego movimentado em um dos pontos mais rasos do rio Reno foi interrompido durante quase um mês no fim do ano passado, sufocando uma importante artéria de transporte. O impacto afetou a máquina industrial da Alemanha, desacelerando o crescimento econômico no terceiro e no quarto trimestres.
Foi o mais recente sinal de como até mesmo economias industriais avançadas estão combatendo cada vez mais os efeitos do aquecimento global. "É possível notar que os níveis da água estão mais baixos a cada ano", disse Kilps, que acrescentou equipamentos extras de flutuação ao barco de 150 toneladas durante a paralisação para que ele conseguisse atravessar o rio novamente. "É assustador ver a mudança climática."
Com sua nascente no alto dos Alpes suíços, o Reno serpenteia por cerca de 1.300 quilômetros atravessando as zonas industriais da Suíça, da Alemanha e da Holanda antes de desembocar no mar em Roterdã, o porto mais movimentado da Europa. Ele serve como canal fundamental para fabricantes como Daimler, Robert Bosch e Bayer.
Quando o baixo nível da água interrompeu a navegação no verão boreal, a siderúrgica Thyssenkrupp foi obrigada a atrasar remessas para clientes como a fabricante de veículos Volkswagen porque não conseguia transportar matérias-primas para uma usina em Duisburg. As restrições no Reno custaram à Basf em torno de 250 milhões de euros (US$ 285 milhões) porque obrigaram a fabricante de produtos químicos a utilizar opções de transporte mais caras.
Em entrevista recente a um jornal, o CEO da Basf, Martin Brudermüller, defendeu grandes investimentos em infraestrutura, como eclusas e barragens, para liberar água e garantir que as rotas marítimas permaneçam abertas. "Já vimos os efeitos no crescimento econômico nacional", disse Oliver Rakau, economista-chefe da Oxford Economics para a Alemanha. "O problema está relacionado ao aquecimento global e pode se repetir."
Trata-se de um trecho aquaviário normalmente movimentado. Em um dia normal transportando trabalhadores, a balsa disputa espaço com barcaças de carga que levam suprimentos para fábricas do sul e mercadorias alemãs para os portos no Mar do Norte, além de barcos turísticos que se dirigem para castelos medievais e vinhedos próximos.
Após uma seca prolongada no verão, o tráfego movimentado em um dos pontos mais rasos do rio Reno foi interrompido durante quase um mês no fim do ano passado, sufocando uma importante artéria de transporte. O impacto afetou a máquina industrial da Alemanha, desacelerando o crescimento econômico no terceiro e no quarto trimestres.
Foi o mais recente sinal de como até mesmo economias industriais avançadas estão combatendo cada vez mais os efeitos do aquecimento global. "É possível notar que os níveis da água estão mais baixos a cada ano", disse Kilps, que acrescentou equipamentos extras de flutuação ao barco de 150 toneladas durante a paralisação para que ele conseguisse atravessar o rio novamente. "É assustador ver a mudança climática."
Quando o baixo nível da água interrompeu a navegação no verão boreal, a siderúrgica Thyssenkrupp foi obrigada a atrasar remessas para clientes como a fabricante de veículos Volkswagen porque não conseguia transportar matérias-primas para uma usina em Duisburg. As restrições no Reno custaram à Basf em torno de 250 milhões de euros (US$ 285 milhões) porque obrigaram a fabricante de produtos químicos a utilizar opções de transporte mais caras.
Em entrevista recente a um jornal, o CEO da Basf, Martin Brudermüller, defendeu grandes investimentos em infraestrutura, como eclusas e barragens, para liberar água e garantir que as rotas marítimas permaneçam abertas. "Já vimos os efeitos no crescimento econômico nacional", disse Oliver Rakau, economista-chefe da Oxford Economics para a Alemanha. "O problema está relacionado ao aquecimento global e pode se repetir."
O rio é alimentado por geleiras e pela chuva. Mas os fluxos vindos do gelo alpino diminuíram 28% de 1973 a 2010 -- data do estudo aprofundado mais recente do governo suíço --, e esse declínio pode chegar a 35% atualmente, segundo Wilfried Hagg, especialista em geleiras da Universidade de Munique. "Os Alpes estão esquentando a um ritmo ainda mais acelerado com o derretimento da neve e do gelo", disse Hagg. "Com o clima mais quente, incidentes como o baixo nível do rio deste verão têm maior probabilidade de ocorrer."
(disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/01/18/rio-europeu-mais-importante-esta-secando-por-reducao-de-geleiras.htm)
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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 221 e leia conteúdo com atenção. Em seguida faça o que se pede no box “Vamos escrever”.
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
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