LP - 7º Ano - Aula 21 - A Caixinha Mágica


Olá! Que a semana seja bastante proveitosa. Vamos às atividades! Leia toda a proposta para depois fazer o que se pede.



I – Vamos começar com poesia! Você já leu alguma coisa da Roseana Murray? A seguir, leremos um poema, mas vamos assistir, também, a um vídeo em que uma atriz dramatiza o mesmo texto. Vamos lá?



Percebeu como a leitura pode ficar mais interessante?


A partir do “Você sabia?”, compreendemos os acréscimos que a atriz fez no texto na hora da dramatização. Muito legal, não acha? 

Conversando sobre o texto...

1 - Agora que você já leu o poema de Roseana Murray, responda: que motivo leva o eu poético a fabricar uma caixinha mágica?

2 - Que “objetos” o eu poético pretende guardar na caixa mágica? E, em sua opinião, por qual motivo esses objetos “não cabem em nenhum lugar”?

3 - Releia o trecho:

"... e para fechá-la com tudo o que leva dentro, basta uma gota de tempo."

Agora, responda: por que, no poema, o eu poético utiliza “uma gota de tempo” como meio de fechar a caixinha mágica?

4 - Vamos conversar um pouco? O eu poético faz uma pergunta nos dois últimos versos do poema. E você, o que gostaria de esconder em uma caixinha mágica? Que objetos que não cabem em lugar algum você guardaria em uma caixinha destas?

Obs.: Para perceber informações implícitas – aquelas que não aparecem na escrita – num texto, é importante fazer suposições. Por isso, sempre leia o texto por inteiro e busque pistas nas ações e nos sentimentos dos personagens!

II – Revisão do primeiro semestre



III – Clique na imagem a seguir e faça as anotações necessárias sobre pronomes pessoais do caso reto.




Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:

Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários