Geografia - 9º Ano - Aula 20 - China: Situação Atual


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (24 a 28/08/2020). O foco dessa semana está nos temas referentes ao terceiro bimestre. Vamos descobrir, refletir e caminhar juntos. Nesse conteúdo exploraremos também os recursos pedagógicos no nosso blog. Seguimos em frente!

***

Leia com atenção o texto a seguir:

China – situação atual


A República Popular da China, conhecida como China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes. O que corresponde a quase um sétimo da população da Terra.

O país é uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China sob um sistema de partido único e tem jurisdição sobre 22 províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia (Hong Kong e Macau). A capital da República Popular da China é Pequim. Seu território ocupa aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados, por isso é o terceiro maior país do mundo em área.



Em 1989, a morte de um funcionário favorável a reformas, Hu Yaobang, ajudou a precipitar os protestos da Praça da Paz Celestial. A visita de Mikhail Gorbachev à República Popular da China em 15 de maio, desse ano, durante os protestos da Praça da Paz Celestial trouxeram muitas agências de notícias estrangeiras para Pequim, e despertando a simpatia dos europeus do Leste, e reforçando o ideal de liberdade e reformas políticas no país.

A liderança chinesa, em especial o secretário geral do Partido Comunista Zhao Ziyang, apoiou a reforma política, pois já via o potencial econômico que poderia surgir dessa decisão. Ele implementou reformas econômicas que incrementaram a produção, procurando soluções para racionalizar o inchaço da burocracia e batalhar contra a corrupção.


O Presidente Jiang Zemin e o premier Zhu Rongji, ambos ex-prefeitos de Xangai, lideraram a China após o caso da Praça da Paz Celestial, nos anos 1990. Durante a administração de Jiang, o desempenho econômico chinês tirou cerca de 150 milhões de camponeses da pobreza e manteve um crescimento médio do PIB da ordem de 11,2% ao ano.

O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de alguns obstáculos ao livre uso da internet.

Durante a mudança da liderança da China em novembro de 2012, Hu Jintao e Wen Jiabao foram substituídos como presidente e primeiro-ministro por Xi Jinping e Li Keqiang, que assumiram tais cargos em 14 de março de 2013. O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC), cujo monopólio sobre o poder é garantido pela constituição chinesa.

Enquanto acompanha uma rápida ascensão econômica e militar, a República Popular da China procura manter uma política de diplomacia com seus vizinhos. A China é membro da OMC, FMI, APEC, AIEA, UNESCO, OMS, ISO e outros organismos internacionais.

Disponível em http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=169


:: ATIVIDADE

PASSO 01 – Vá até os RECURSOS PEDAGÓGICOS de nosso blog e clique em “Dicionário”.

PASSO 02 – No site do dicionário Priberam busque e transcreva para o seu caderno o significado das palavras sublinhadas no texto de hoje.




Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários