Bom dia, alunos! Como vocês estão? Todos se cuidando? Estamos aqui, torcendo para que você esteja bem protegido! Vamos à nossa aula de hoje!
Algumas aulas atrás, nós estudamos os elementos que formam as palavras. Assim, descobrimos que o radical é a parte dela que guarda seu sentido, seu significado. Esta semana, faremos atividades que envolvam sua origem e seu sentido.
Clique no link abaixo e verifique as duas listas; uma de radicais de origem grega e outra dos de origem latina. Faça as anotações necessárias em seu caderno.
1) Em seguida, de acordo com o sentido dos radicais (algumas palavras apresentam mais de um, conforme vimos nos processos de composição), informe o significado das palavras selecionadas a seguir. Lembre-se de que é importante você considerar o sentido do radical. Em caso de dúvida, consulte um dicionário, clicando na imagem abaixo:
a) bípede – bi +pede -
b) ambidestro – ambi + destro -
c) topologia -
d) taquigrafia -
e) quiromancia -
f) acrópole -
g) hipopótamo -
h) telefone -
i) demagogia -
j) cosmonauta -
k) acrobata -
l) beligerante -
m) penumbra -
n) sesquipedal -
o) homicida -
p) frutífero -
q) apicultura -
r) vinícola -
2) Leia o texto a seguir e faça o que se pede. A produção deve ser enviada para emcaralves@gmail.com, digitando, no assunto, seu nome, sua turma, passeio.
Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:
Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:
Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Carla
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários