Geografia - 7º Ano - Aula 13 - A Vegetação da Caatinga


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (22 a 26/06/2020). O foco dessa semana é revisar alguns dos temas já apresentados nesse período de aulas a distância. Retomaremos, então, o conteúdo da quinta semana. Vamos refletir um pouco mais!

***

:: Brasil e seus biomas 
(REVISÃO - parte 3)

1 - Leia com atenção o texto a seguir:

:: A CAATINGA E SUA VEGETAÇÃO


A vegetação da Caatinga apresenta características de adaptação ao longo período de seca e grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endêmicas (desenvolvem-se apenas nessa região). A vegetação da Caatinga apresenta três estratos (níveis de tamanho):

1. arbóreo: com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura;

2. arbustivo: com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura;

3. herbáceo: com espécies com altura abaixo de 2 metros.

As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro).


O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos para que as plantas entrem em estágio de economia de energia. Outra característica marcante é que as raízes das plantas cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.

Algumas espécies de cactáceas (que reúne vegetais da família dos cactos), como o mandacaru, apresentam uma característica peculiar: suas folhas são modificadas em espinhos para evitar que a planta perca água pelo processo de transpiração. Os espinhos são também um mecanismo de defesa dessas plantas a fim de evitar que animais alimentem-se delas.

Vale dizer também que os cactos, que compõem a formação vegetal desse bioma, apresentam grande capacidade de armazenamento de água. Há também plantas que apresentam em suas folhas uma espécie de cera para evitar também a perda de água.


Outra característica marcante das espécies vegetais encontradas na Caatinga é a capacidade de algumas plantas de realizar fotossíntese e produzir nutrientes mesmo que não apresentam folhas. Isso se deve ao fato de que essas espécies possuem caule verde com células constituídas por clorofila, que é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos consigam produzir seu alimento por meio da fotossíntese.

Destacam-se na Caatinga as seguintes espécies de vegetação: bromélias, xique-xique, mandacaru, Embiratanha, acácia, juazeiro, macambira, maniçoba, Umbu, mimosa.
(disponível em https://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm)

2 – Em seguida, assista aos vídeos:




3 - A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto em seu caderno explicando a importância e as características das espécies mandacaru, xique-xique e juazeiro.


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários