Meu cordial bom dia, queridos alunos!
Faz parte da cultura dos artistas envolvidos nos movimentos de grafite:
Piecebooks ou black books: são cadernos em que eles treinam os estilos e formatos de suas tags.
Tags: assinatura do nome ou apelido do grafiteiro.
Crew: significa equipe ou grupo de grafiteiros que costumam pintar juntos, usando tags específicas que os identifique coletivamente.
:: CURIOSIDADES
Artistas e moradores transformaram uma favela mexicana em uma obra de arte gigantesca. Trata-se de um mural formado por dezenas de casas representando um redemoinho abstrato.
A ação foi iniciada em 2005, por artistas holandeses conhecidos por Haas & Hahn. Desde então, já promoveu algumas mobilizações artísticas em comunidades como a de Santa Marta em Botafogo no Rio de Janeiro.
A brasileira de 19 anos (na época | 2017), Luna Buschinelli, pode entrar para o livro do Guinness World Records com o maior grafite do mundo pintado por uma mulher (2.500 m² e levou 45 dias para ser concluída). Pintada na fachada da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, no Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Vargas.
“Contos” é o título dessa obra da jovem. “Com o mural, quis passar para todos que acreditem em seus sonhos e talentos, assim como eu acreditei nos meus e hoje me vejo aqui, conquistando tanto mesmo com tão pouca idade”, afirmou Luna Buschinelli.
VAMOS PERCEBER QUE ARTE TEM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR...
:: Arte Rupestre (20.000 a.C.)
Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, foi realizada em cavernas, grutas ao ar livre. Para criar figuras foram usados corantes naturais, a partir da terra, e a tonalidade preta era obtida do carvão vegetal. Acredita-se que esses símbolos tem profunda importância para sociedade pré-histórica, desempenhando talvez uma função mágica ou até mesmo ritualística.
A arte rupestre não se limitava ao registro do cotidiano ou a marcação de uma situação corriqueira. Muitas pinturas encontradas em cavernas escondidas e regiões pouco habitadas indicam que essa manifestação artística cumpria uma parte dos rituais funerários e religiosos da pré-história. Ao mesmo tempo, a presença de motivos geométricos (círculos, cruzes, pontos e espirais) demonstra outra faceta complexa e misteriosa dessa arte.
As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.
:: Arte Egípcia (3.000 a.C.)
Os artistas estavam mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas pinturas que ainda permanecem são decorações de tumbas – motivo de conservação.
Os túmulos são um dos aspectos mais representativos da arte egípcia. Isso porque os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e que ela poderia sofrer eternamente, caso o corpo fosse profanado.
O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito.
- PINTURA
A decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas.
Suas características gerais são: ausência de três dimensões | sem utilização da profundidade | colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo | Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa e os olhos fossem representados sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.
A hierarquia na pintura era representada pelo tamanho das pessoas, ou seja, as pessoas com maior importância no reino, eram representadas maiores em relação as outras. Nesta ordem de grandeza tem-se: o rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo. As figuras femininas eram pintadas em ocre, enquanto que as masculinas, em vermelho.
Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós. Eles desenvolveram três formas de escrita:
Hieróglifos – considerados a escrita sagrada | Hierática – uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes | Demótica – a escrita popular.
:: Arte Grega (Século 9 a.C.)
Com perfeição e harmonia, os gregos antigos souberam retratar através de sua arte o seu cotidiano.
Enquanto a arquitetura e escultura nos revelam sua religiosidade mitológica, a pintura e artes cênicas nos contam sua história através de belas impressões de seu cotidiano.
Os gregos tinham o hábito de pintar em vasos e paredes dos templos e dos palacetes. Especialmente comum era a pintura em vasos. Estes eram de cerâmica e a princípio não serviam como objetos apenas decorativos. Eram utensílios da rotina doméstica. As imagens retratavam preferencialmente partes do cotidiano, as batalhas, a mitologia e a religião.
Vejamos algumas características: Simetria (Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais) | Perfeição | Obras realizadas a partir de modelos vivos | Uso religioso, doméstico ou funerário | Valorização do ser humano.
As pinturas mostravam harmonia e rigor nos detalhes. No que se refere às cores, seguia-se o seguinte padrão: figuras negras sobre fundo vermelho ou figuras vermelhas e douradas sobre fundo negro ou fundo branco.
MÃOS À OBRA!!!!
A proposta dessa aula é um desafio! Depois de conhecermos a arte urbana, vimos que na arte rupestre, arte egípcia e arte grega os artistas também utilizavam paredes para realizarem sua arte.
Tamanho da folha A4= 21cm x 29,7cm ou folha de caderno.
Realizar um desenho utilizando a Lei da Frontalidade utilizada na arte egípcia e as cores da arte grega.
ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO. EMAIL - emacralves@gmail.com | guerra.lena@gmail.com
TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
0 Comentários