Matemática - 7º ano - Aula 6 - Revisão de Conteúdos


Olá, queridos alunos! Prontos para a nossa aula de número 6? Chegamos ao final do conteúdo do 1° Bimestre, por isso é hora da REVISÃO!


Temos um resumo de todo o conteúdo trabalhado ao longo deste tempo, mas, você também pode complementar com as aulas anteriores postadas.

Ao termino do estudo faça os exercícios que estão no final, e quando achar que já está seguro, resolva o formulário.

Lembre-se, você tem uma semana para resolver o formulário, portanto não tenha pressa, não faça de qualquer jeito. Faça o melhor possível.

:: NÚMEROS INTEIROS:

 ℤ = {..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3,...}


Representação na Reta Numérica


:: Grandezas de Comprimento, Massa e Capacidade

Comprimento:
A principal unidade de comprimento é o metro (m). Com ele, podemos medir a altura de uma pessoa, a extensão de uma estrada, de uma ponte, o tamanho de um lápis etc.

Massa: 
É a quantidade de matéria que um corpo possui. Sua principal unidade é o grama (g).

Capacidade:
É uma grandeza cuja a unidade de medida fundamental é o litro (l). 1 dm³ = a 1 litro

Área:
É uma grandeza cuja a unidade de medida fundamental é o metro quadrado (m²).

Volume:
É uma grandeza cuja unidade de medida fundamental é o metro cúbico (m³).


:: Ângulos

Submúltiplos do grau

- se dividirmos 1° em 60 partes iguais, cada parte é chamada de minuto ( ’ )  →  1º = 60’ 
- se dividirmos 1’  em 60 partes iguais, cada parte é chamada de segundo ( '' ) → 1’ = 60”

- O ângulo agudo mede menos do que 90º 
- O ângulo reto mede o mesmo que 90º (= 90º).
- O ângulo obtuso mede mais do que 90º e menos do que 180º (90° <α<180°)
- O ângulo raso, também conhecido como meia volta, mede o mesmo que 180º ( = 180º). 


Ângulos complementares são aqueles que juntos medem 90º. 


Ângulos suplementares são aqueles que juntos medem 180º. 


- Ângulos congruentes são aqueles que têm a mesma medida.

- Bissetriz de um ângulo é uma semirreta que parte do vértice desse ângulo e determina, com os lados do ângulo, dois ângulos congruentes, ou seja, de medidas iguais

- Ângulos opostos pelo vértice (OPV) são aqueles cujos lados se opõem aos lados de outro ângulo. Ângulos OPV são congruentes.

:: Posições de uma reta 


:: Posições relativas entre duas ou mais retas



:: Retas paralelas cortadas por uma transversal


Na figura, os ângulos que apresentam a mesma cor são congruentes, ou seja, possuem mesma medida. Dois ângulos de cores diferentes são suplementares, ou seja, somam 180º.

:: Exercícios de Fixação

1) Responda:

a) Qual o antecessor de 0?    
b) Qual o antecessor de – 3?   
c) Qual o sucessor de – 42?    
d) Qual o antecessor de 1? 
e) Qual o sucessor de 35?    
f)  Qual o sucessor de – 1? 

2) Considere os números – 20, – 5, 0, 5, 12, – 1, 8, 15. Qual o menor e o maior número?

3) Coloque os números em ordem crescente

a) 423, – 243, 234, – 324, – 432, 342, 243
b) 5055, – 5005, 5505, 5005, – 5055, – 5505

4) Um garoto faz o seguinte percurso sobre uma reta numérica:
 “A partir do zero, ele caminha cinco unidades no sentido positivo e em seguida anda 12 unidades no sentido negativo, depois caminha mais 3 no sentido positivo”. Determine o ponto em que se encontra o garoto após esse percurso.

5) Calcule:

a) – 6 – ( – 3 + 2 )
b) 18 – ( – 5 – 2 – 3 )
c) 20 – ( – 6 + 8 ) – ( – 1 + 3 )
d) – 32 – 1 – ( – 12 + 14 )
e) 7 + ( – 5 – 6 ) – ( – 9 + 3 )
f) (32 − 60 + 96) : 4. 
g) (32 + 5 − 70 − 7) : 8. 
h) 3 − (4 · 10 + 3) − 7 · 12 : (15 − 19). 
i) 5 − {28 : 4 − [−2 · (7 − 3) + 6] : 2}.

6) O saldo da conta de Leandro era, em uma segunda-feira, R$340, 00. Na terça ele fez um saque de R$500, 00, na quarta depositou um cheque de R$200, 00 e na quinta sacou R$120, 00. Qual era o saldo da conta de Leandro na sexta-feira?

7) Transforme as unidades de medidas em metros e dê os resultados:  

a) 3,8 km + 720 m = 
b) 400 mm + 0,8 hm =
c) 4 km – 3.000 mm = 
d)  75 dm + 0,70 dam = 

8) Marque a opção correta: 

a) 1 m e 80 cm é igual a:  ( ) 108 cm ( ) 180 cm ( ) 1800 cm

b) 6 km e 300 m é igual a:  ( ) 6003 m ( ) 6300 m ( ) 630 m

c) 7 cm e 9 mm é igual a:  ( ) 709 mm ( ) 79 mm ( ) 790 mm

9) Pablo dividiu um queijo de 1 kg em oito partes iguais. Qual é a massa, em grama, de cada uma dessas partes?

10) A medida de um ângulo obtuso é ______ do que a de um ângulo reto e ______ do que a de um ângulo raso. Que palavras completam a frase corretamente? (Assinale a opção correta.) 

a) menor – menor 
b) menor – maior
c) maior – menor 
d) maior – maior

11) Efetue as operações com medidas de ângulos 

a)24° 31' 46" + 17° 12' 38" =
b)19° 42' 35" –  8° 27' 50" =
c)64° 34' 43" + 95° 27' 53" =
d)5 ∙ (7° 32' 11") =
e)3 ∙ (68° 41' 20") =
f)175° 24' : 4 =
g)283° 19' 36" : 2 =

12) Qual o valor das letras em cada caso?                                                                        
                                                      

13) Agora, resolva também os exercícios do formulárioclicando na imagem abaixo:


Importante: Todas as quintas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professora Esther

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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