Olá queridos alunos do 8º
Ano!
Hoje nossa aula é para
conhecermos o termo REVOLUÇÃO. Será que sabemos realmente o que significa? Vamos conhecer lendo o
texto abaixo:
:: O que é revolução?
O conceito de revolução é
entendido, comumente, como uma transformação radical de
determinada estrutura política, social, econômica, cultural ou tecnológica,
isto é, tudo o que diz respeito à vida humana. Tal conceito é fundamental para
se entender os períodos históricos moderno e contemporâneo. Acontecimentos como Revolução Inglesa, Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Russa, Revolução Chinesa,
etc., dão prova da importância desse conceito.
Cabe ressaltar, entretanto, que
nem sempre a palavra revolução foi utilizada para designar fenômenos de transformação
radical da esfera humana, isto é, da relação entre os homens. Ao contrário,
originalmente, revolução nada mais
significava que translação –
fazia parte, portanto, da linguagem astronômica.
:: Revolução: da astronomia à história
A palavra revolução deriva do
latim revolutio/revolvere, que significa “dar voltas”, “completar
voltas”. A utilização do termo propagou-se no âmbito da astronomia com a
publicação do De revolutionibus orbium coelestium, de Copérnico,
em 1543, que descrevia a volta que os planetas completavam em torno do Sol.
Revolução, portanto, era o termo técnico correspondente ao que, usualmente,
hoje se denomina “translação”.
Até a segunda metade do século XVII,
o conceito de revolução ainda estava restrito ao âmbito celeste. Com a
reviravolta provocada pela Reforma Protestante e
as guerras civis religiosas dela derivadas, houve a sequência de grandes
transformações na estrutura socioeconômica e política de algumas nações, em
especial, a Inglaterra.
De 1640 a 1688, a Inglaterra
passou por acontecimentos bastante turbulentos. De monarquia absoluta passou
para guerra civil, de guerra civil para ditadura republicana, desta para,
novamente, monarquia – mas com o modelo parlamentarista. Esses acontecimentos
passaram a ser denominados como Revolução Inglesa.
No caso da Revolução Inglesa, ainda há uma semelhança com a
revolução astronômica dos planetas, pois, tal como estes voltam ao seu ponto de
partida, os ingleses também restauraram a monarquia, ainda que transformada.
Então, ainda havia no fim do século XVII o uso do termo revolução política como
metáfora, como analogia à revolução dos astros.
O conceito de revolução só começou
a ser identificado como sinônimo de ruptura, de continuidade de transformações,
com a Revolução Francesa. A Revolução Francesa implodiu
as bases do Antigo Regime europeu e lançou as bases
políticas para o protagonismo da burguesia. O problema é
que essas bases, que estavam calcadas nas ideias iluministas de
igualdade, liberdade, direto à propriedade, etc., também pressupunham uma
evolução contínua. Revolucionários mais radicais, como os jacobinos,
vislumbravam um “destino” a ser cumprido pela Humanidade como
um todo.
Esse destino pressupunha que a “História”,
no sentido de história universal, da qual comungam todos os homens, poderia “ser
feita”, isto é, os homens poderiam alcançar um patamar de perfeição
(social, política etc.) por meio de uma revolução permanente. Essa ideia de
todo o mundo ser “revolucionado” tomou conta dos séculos XIX e XX. A onda
revolucionária da primeira metade do século XIX, que ficou conhecida como Primavera dos Povos,
consolidou a concepção que temos de Revolução.
:: Revolução e aceleração do tempo
A rápida propagação dos efeitos da
Revolução Francesa foi obra de Napoleão Bonaparte, que
pretendeu “libertar” os povos da Europa do jugo absolutista por meio da guerra.
Somada à propagação dos ideais da Revolução Francesa, estava também a
propagação dos nítidos avanços técnicos da Revolução Industrial.
O desenvolvimento da indústria pesada (siderurgia e metalurgia), meios de
transporte (locomotivas a vapor), instrumentos de comunicação (telégrafo) e
tudo o mais que veio em seguida provocaram uma sensação contínua de que o tempo
se acelerava e as distâncias se encurtavam.
:: Revolução, totalitarismo e “monopólio do futuro”
Essa percepção da aceleração do
tempo por meio das inovações tecnológicas perdura até hoje e acaba se
contaminando com a percepção da atividade política, que, ao nosso olhar
moderno, precisa também estar em constante aperfeiçoamento para conduzir a
Humanidade a uma espécie de “Paraíso terrestre”.
O problema é que ideologias totalitárias que
prometeram esse tipo de “paraíso”, seja sob a forma de uma sociedade sem
classes, seja o triunfo imperial de um povo, como o comunismo (soviético,
chinês, cambojano etc.) e o nazismo, respectivamente,
veem a revolução como o único caminho possível para o futuro. O resultado
disso, como a história nos mostra, não tem sido dos mais estimulantes.
FERNANDES, Cláudio. "O que é Revolução?"; Brasil
Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-revolucao.htm. Acesso
em 03 de maio de 2020.
:: Exercícios
Depois de ler o texto, responde as perguntas no formulário. Mas
lembre-se não copie do texto, quero saber o que você realmente entendeu, ok? Basta clicar na imagem abaixo:
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Juliana
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E.M.A.C. Rodrigues Alves
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