Olá queridos alunos do 7º Ano! Fizeram a revisão? Ficou ainda alguma dúvida? Podem perguntar!!!
Agora, que tal conhecermos um pouco da distribuição dos indígenas no Brasil?
Hoje eu gostaria de começar nossa aula lendo o seguinte texto:
:: Cultura indígena ::
Fonte: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO - CEDOC FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO - FUNAI
Adaptação: Lívia Neves
(Disponível no site: http://psg.com/~walter/indio.html)
Os índios do Brasil não formam um só povo. São muitos povos diferentes de nós e entre si. Possuem hábitos, costumes e línguas próprias e, por isso, é errado pensar que todos os índios vivem da mesma maneira.
Existem grupos indígenas que, por estarem em contato permanente com a nossa sociedade, adotaram muitos hábitos e costumes da nossa cultura, falam o português, usam produtos industrializados mas nem por isso deixam de ser índios. Existem ainda grupos que mantêm contatos apenas ocasionais com os brancos e, finalmente, grupos que não têm qualquer contato com a sociedade, desconhecendo nossos costumes e língua.
Como exemplo de cultura indígena, convém ressaltar a dos Yanomami. Esse povo, fala a língua Yanomami e mantem ainda vivos os seus usos, costumes e tradições.
Eles vivem em grandes casas comunais: a maloca que consiste numa moradia redonda, com topo cônico, com uma praça aberta ao centro. Várias famílias vivem sob o teto circular comum, sem paredes dividindo os espaços ocupados. O número de moradores varia entre trinta e cem pessoas.
A construção de uma estrada cortando seu território e a operação de mineradores e, hoje, a presença de milhares de garimpeiros têm resultado na destruição da floresta e trazido muitas doenças para os Yanomami, cuja população está sob séria ameaça de desaparecimento.
:: Exercícios:
Vamos fazer os exercícios? Basta clicar na imagem abaixo:
- Agora pesquise na internet um outro povo indígena, e faça uma comparação entre como esses povos viviam antes da chegada dos europeus e os dias de hoje.
Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Juliana
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários