Olá, alunos! Como vocês estão? Esta semana vocês terão algumas atividades para desenvolver. Vamos lá!
* Primeiramente realize as atividades do Caderno Pedagógico das páginas 11 a 18.
* Clique aqui e entre em nossa Sala de Leitura Virtual. Escolha um livro para ler este bimestre. Caso nenhum lhe interesse, pode escolher outro que também esteja a seu alcance. Informe que livro escolheu, pois faremos uma atividade valendo nota.
* Temos uma produção de texto na página 12. Realize a produção de texto e envie-a para o e-mail emacralves@gmail.com. No assunto, escreva seu nome, sua turma, LP, pág 12.
:: Reticências:
Reticências [ ... ] é um sinal de pontuação que marca uma interrupção, indicando uma suspensão na melodia frásica.
:: Quando usar reticências?
As reticências são usadas para:
Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento:
- Está na hora de ir embora, porque…
- Às vezes, fico pensando que…
Indicar que uma ação ainda não acabou:
- A chuva caia…
- Os dias passavam…
Transmitir na linguagem escrita sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitações, dúvidas, surpresa, ironia, suspense, tristeza, ironia,…
- Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…
- Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…
Indicar uma ideia que se prolonga, deixando que a conclusão do sentido da frase seja feita conforme a interpretação pessoal dos leitores:
- O homem soube que tudo já tinha sido dito e que agora era sua vez de agir…
- Mariana gosta comer de frutas: banana, abacaxi, morango, uva, goiaba, mamão,…
Realçar um palavra ou expressão, dando maior ênfase à mesma:
- Seu presente é… uma bicicleta!
- Faça o que eu estou mandando… agora!
Indicar uma interrupção nos diálogos, provocada pelo próprio emissor ou provocada pela interferência de algo ou alguém na fala do emissor:
- - Passei pelo centro da cidade e fui…
- - Ai, sim? E você viu se a loja de meu pai estava fechada?
- - Não, não vi,… Fui rapidamente para o metrô.
Indicar que uma citação está incompleta, havendo partes da mesma que não foram transcritas.
- “ Houve momentos de alegria e de tristeza, havendo também […] experiências inesquecíveis […]”
- “[…] estaria para sempre esperando por mim.”
:: Uso de letra maiúscula ou minúscula depois das reticências
Deverá ser usada letra maiúscula se a ideia expressa antes das reticências estiver concluída, mesmo tendo sido concluída com um sentido vago, havendo novo início de frase, com transmissão de uma nova ideia.
:: Exemplos com letra maiúscula:
- Não tive tempo de ver isso… Estavam todos esperando por mim, então fui embora.
- Heloísa fez de manhã as compras para o bolo: farinha, açúcar, chocolate, ovos,… De tarde preparou os enfeites para a festa.
Deverá ser usada letra minúscula se a ideia expressa antes das reticências não estiver concluída, sendo retomada na continuação da frase.
:: Exemplos com letra minúscula:
- A mãe pensou, pensou, pensou,… mas continuou sem saber que decisão tomar.
- Como eu estava dizendo… bem… infelizmente, você não foi o escolhido para representar a empresa.
:: Atividade Complementar:
O que significa, de acordo com o texto "O Vento nos Salgueiros"?
a) comportamento contrastante -
b) salgueiros -
c) toupeira -
Bons estudos! Professora Carla
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários