LP - 7º ano - Aula 2 - Reticências


Olá, alunos! Como vocês estão? Esta semana vocês terão algumas atividades para desenvolver. Vamos lá!

* Primeiramente realize as atividades do Caderno Pedagógico das páginas 11 a 18.

* Clique aqui e entre em nossa Sala de Leitura Virtual. Escolha um livro para ler este bimestre. Caso nenhum lhe interesse, pode escolher outro que também esteja a seu alcance. Informe que livro escolheu, pois faremos uma atividade valendo nota.

* Temos uma produção de texto na página 12. Realize a produção de texto e envie-a para o e-mail emacralves@gmail.com. No assunto, escreva seu nome, sua turma, LP, pág 12.

:: Reticências:


Reticências [ ... ] é um sinal de pontuação que marca uma interrupção, indicando uma suspensão na melodia frásica.

:: Quando usar reticências?

As reticências são usadas para:
Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento:
  • Está na hora de ir embora, porque…
  • Às vezes, fico pensando que…
Indicar que uma ação ainda não acabou:
  • A chuva caia…
  • Os dias passavam…
Transmitir na linguagem escrita sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitações, dúvidas, surpresa, ironia, suspense, tristeza, ironia,…
  • Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…
  • Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…
Indicar uma ideia que se prolonga, deixando que a conclusão do sentido da frase seja feita conforme a interpretação pessoal dos leitores:
  • O homem soube que tudo já tinha sido dito e que agora era sua vez de agir…
  • Mariana gosta comer de frutas: banana, abacaxi, morango, uva, goiaba, mamão,…
Realçar um palavra ou expressão, dando maior ênfase à mesma:
  • Seu presente é… uma bicicleta!
  • Faça o que eu estou mandando… agora!
Indicar uma interrupção nos diálogos, provocada pelo próprio emissor ou provocada pela interferência de algo ou alguém na fala do emissor:
  • - Passei pelo centro da cidade e fui…
  • - Ai, sim? E você viu se a loja de meu pai estava fechada?
  • - Não, não vi,… Fui rapidamente para o metrô.
Indicar que uma citação está incompleta, havendo partes da mesma que não foram transcritas.
  • “ Houve momentos de alegria e de tristeza, havendo também […] experiências inesquecíveis […]”
  • “[…] estaria para sempre esperando por mim.”

:: Uso de letra maiúscula ou minúscula depois das reticências

Deverá ser usada letra maiúscula se a ideia expressa antes das reticências estiver concluída, mesmo tendo sido concluída com um sentido vago, havendo novo início de frase, com transmissão de uma nova ideia.
:: Exemplos com letra maiúscula:
  • Não tive tempo de ver isso… Estavam todos esperando por mim, então fui embora.
  • Heloísa fez de manhã as compras para o bolo: farinha, açúcar, chocolate, ovos,… De tarde preparou os enfeites para a festa.
Deverá ser usada letra minúscula se a ideia expressa antes das reticências não estiver concluída, sendo retomada na continuação da frase.
:: Exemplos com letra minúscula:
  • A mãe pensou, pensou, pensou,… mas continuou sem saber que decisão tomar.
  • Como eu estava dizendo… bem… infelizmente, você não foi o escolhido para representar a empresa.
:: Atividade Complementar:

O que significa, de acordo com o texto "O Vento nos Salgueiros"?

a) comportamento contrastante -
b) salgueiros -
c) toupeira -

Bons estudos! Professora Carla

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários