Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (30/03 a 03/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
***
:: Europa: Aspectos Históricos e Culturais
• Introdução
Assista ao vídeo a seguir:
O vídeo acompanha as mudanças no mapa da Europa através da história. Podemos ver que fronteiras e países surgem, desaparecem, transformam constantemente o espaço geográfico europeu.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto de 5 a 8 linhas descrevendo as mudanças que você identificou e os anos nos quais essas mudanças ocorreram.
***
• A diversidade étnica e cultural na Europa
O historiador português Francisco Bethencourt, defende que sempre houve múltiplos povos convivendo no continente. "A variedade de etnias existia na Europa desde a pré-história, com intensas migrações da Ásia, mas também do Oriente Médio no período clássico, grego e romano.
O tráfico de escravos da África era dirigido ao Oriente Médio, mas também para a Europa", afirmou à reportagem. Segundo ele, havia preconceito étnico difundido, mas a ação discriminatória era esporádica. "Na minha perspectiva, é a combinação desses dois elementos que define racismo."
(disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-46097350)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) etnia
b) migração
c) esporádico
Atividade 03 – Na página 212 de sua apostila você encontra textos sobre a colonização europeia no continente africano. A partir da atenta leitura desta página, faça em seu caderno um texto que explique a importância da literatura na independência dos países africanos.
***
A Espanha – assim como inúmeros outros países – possui um Estado multinacional, ou seja, contempla em seu território inúmeras nações ou troncos étnicos que possuem um relativo grau autônomo de organização e coesão sociais. No entanto, ao contrário de muitas outras localidades, em que a convivência dessa pluralidade se sustenta de forma relativamente pacífica, no espaço geográfico espanhol há uma elevada instabilidade política envolvendo, especialmente, catalães e bascos, além de algumas outras etnias (como os galegos e navarros).
(disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-espanha-bascos-catalaes.htm)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) explicando os principais motivos que têm influenciado o movimento separatista na Catalunha.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
:: Desafios as União Europeia
Os movimentos separatistas podem ter cunho político, étnico ou racial, religioso ou social. Em sua maioria, trata-se de colônias ou territórios pequenos que se sentem desvalorizados pelos governos principais de seus países e buscam na independência uma forma de valorizar e garantis mais direitos e investimentos à sua população.
A Europa é o continente que mais vivencia essa situação de “desejo de independência”. Tal situação preocupa a União Europeia, que teme que caso um grupo separatista ganhe a causa provoque um efeito cascata nos demais movimentos.
Apresentamos os principais países que hoje vivenciam uma situação de “desejo de separação” de seus territórios e províncias, como é o caso de Catalunha e País Basco, na Espanha; os territórios que buscam reconhecimento completo de sua independência após o fim da União Soviética, entre outros.
(disponível em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/geopolitica-quais-sao-e-o-que-querem-os-territorios-que-brigam-por-independencia.htm)
***
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 217 e faça o desafio que se pede.
Atividade 06 – Abra sua apostila na página 218 e faça o que se pede no box “Espaço de pesquisa”.
:: Europa: Aspectos Históricos e Culturais
Assista ao vídeo a seguir:
O vídeo acompanha as mudanças no mapa da Europa através da história. Podemos ver que fronteiras e países surgem, desaparecem, transformam constantemente o espaço geográfico europeu.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto de 5 a 8 linhas descrevendo as mudanças que você identificou e os anos nos quais essas mudanças ocorreram.
***
• A diversidade étnica e cultural na Europa
O tráfico de escravos da África era dirigido ao Oriente Médio, mas também para a Europa", afirmou à reportagem. Segundo ele, havia preconceito étnico difundido, mas a ação discriminatória era esporádica. "Na minha perspectiva, é a combinação desses dois elementos que define racismo."
(disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-46097350)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) etnia
b) migração
c) esporádico
Atividade 03 – Na página 212 de sua apostila você encontra textos sobre a colonização europeia no continente africano. A partir da atenta leitura desta página, faça em seu caderno um texto que explique a importância da literatura na independência dos países africanos.
***
(disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-espanha-bascos-catalaes.htm)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) explicando os principais motivos que têm influenciado o movimento separatista na Catalunha.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
:: Desafios as União Europeia
A Europa é o continente que mais vivencia essa situação de “desejo de independência”. Tal situação preocupa a União Europeia, que teme que caso um grupo separatista ganhe a causa provoque um efeito cascata nos demais movimentos.
Apresentamos os principais países que hoje vivenciam uma situação de “desejo de separação” de seus territórios e províncias, como é o caso de Catalunha e País Basco, na Espanha; os territórios que buscam reconhecimento completo de sua independência após o fim da União Soviética, entre outros.
(disponível em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/geopolitica-quais-sao-e-o-que-querem-os-territorios-que-brigam-por-independencia.htm)
***
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 217 e faça o desafio que se pede.
Atividade 06 – Abra sua apostila na página 218 e faça o que se pede no box “Espaço de pesquisa”.
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários