Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (30/03 a 03/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
***
:: As Identidades Culturais na Perspectiva da Sociedade Global (parte 2)
• Introdução
Assista aos vídeos a seguir:
O vídeo traz uma reportagem que mostra como, através da música, os italianos tentam suavizar as angústias do confinamento. A Itália está entre os países mais afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus e soma milhares de mortos.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo e de suas experiências nos últimos dias, faça um texto de 5 a 8 linhas descrevendo seu dia a dia durante o confinamento. O que tem feito para se adaptar às mudanças na rotina? Como tem se conectado com amigos e familiares?
***
• As redes geográficas
Podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.
(disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/redes-geograficas.htm)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) abrangência
b) difusão
c) usufruir
Atividade 03 – Na página 228 de sua apostila você encontra o texto com o título “Será que o mundo diminuiu de tamanho?”, sobre a importância da internet para a nossa compreensão de tempo-espaço. A partir da atenta leitura deste texto, faça em seu caderno um texto que explique por que o mundo parece diminuir.
***
Em 2019, o acesso à internet passou a estar disponível a 51% da população mundial. Foi o primeiro ano em que a conectividade ultrapassou a casa dos 50%. Contudo, o índice mostra que quase metade da população ainda não dispõe desse recurso. A informação é apresentada e discutida no relatório "Estado da Banda Larga 2019", da Comissão de Banda Larga, grupo que reúne representantes de empresas e das Nações Unidas.
(disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-09/quase-metade-do-planeta-ainda-nao-tem-acesso-internet-aponta-estudo)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) explicando os principais motivos provocam o pouco acesso à internet nos diferentes países mostrados.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
:: Movimentos sociais
O que é – O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais(ONGs).
Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
(disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/movimentos-sociais-resumo/)
***
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 231 e leia o texto “Movimentos sociais - Um direito garantido pela Constituição”. Em seguida explique em seu caderno como a democracia no Brasil garante a existência dos movimentos sociais.
Atividade 06 – Abra sua apostila na página 231 e leia o texto “Direito a um ambiente seguro, saudável e sustentável”. Em seguida faça um pequeno texto em seu caderno explicando as ameaças a uma criança exposta ao problemas ambientais.
:: As Identidades Culturais na Perspectiva da Sociedade Global (parte 2)
Assista aos vídeos a seguir:
O vídeo traz uma reportagem que mostra como, através da música, os italianos tentam suavizar as angústias do confinamento. A Itália está entre os países mais afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus e soma milhares de mortos.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo e de suas experiências nos últimos dias, faça um texto de 5 a 8 linhas descrevendo seu dia a dia durante o confinamento. O que tem feito para se adaptar às mudanças na rotina? Como tem se conectado com amigos e familiares?
***
• As redes geográficas
Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.
(disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/redes-geograficas.htm)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) abrangência
b) difusão
c) usufruir
Atividade 03 – Na página 228 de sua apostila você encontra o texto com o título “Será que o mundo diminuiu de tamanho?”, sobre a importância da internet para a nossa compreensão de tempo-espaço. A partir da atenta leitura deste texto, faça em seu caderno um texto que explique por que o mundo parece diminuir.
***
(disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-09/quase-metade-do-planeta-ainda-nao-tem-acesso-internet-aponta-estudo)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) explicando os principais motivos provocam o pouco acesso à internet nos diferentes países mostrados.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
:: Movimentos sociais
Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
(disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/movimentos-sociais-resumo/)
***
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 231 e leia o texto “Movimentos sociais - Um direito garantido pela Constituição”. Em seguida explique em seu caderno como a democracia no Brasil garante a existência dos movimentos sociais.
Atividade 06 – Abra sua apostila na página 231 e leia o texto “Direito a um ambiente seguro, saudável e sustentável”. Em seguida faça um pequeno texto em seu caderno explicando as ameaças a uma criança exposta ao problemas ambientais.
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários