Geografia - 7º Ano - Aula 2 - A Sociedade Brasileira: Diversidades Étnicas, Culturais e Patrimoniais


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (30/03 a 03/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!

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:: A Sociedade Brasileira: Diversidades Étnicas, Culturais e Patrimoniais (parte 2)

Introdução 

Assista ao vídeo a seguir:


O vídeo traz uma reportagem que mostra como um bairro pobre, Morro do Banco, está encarando a pandemia provocada pelo cononavírus. No Brasil, um dos maiores desafios é a  desigualdade social, que  define uma brutal desigualdade no acesso aos serviços de saúde.

Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo e de suas experiências nos últimos dias, faça um texto de 5 a 8 linhas em seu caderno descrevendo seu dia a dia durante o confinamento e compare com as experiências descritas por Nathaly Dias no Morro do Banco. 

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Indicadores sociais no Brasil

O Brasil é um país que se caracteriza por apresentar uma das piores distribuições de renda, com uma grande parcela da população vivendo em situação de pobreza e miséria. No século XXI, a redução da inflação, a geração de empregos formais, o aumento do salário mínimo acima da inflação e os programas de inclusão social federal contribuíram para a ascensão social de um grande contingente de brasileiros.
(disponível em https://www.coladaweb.com/economia/indicadores-sociais)

Atividade 02 Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:

a) inflação
b) inclusão
c) contingente

Atividade 03 – Na página 221 de sua apostila você encontra o box “Para refletir”. Faça a atividade que se pede. 

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A Cidade Maravilhosa, conhecida mundialmente por suas belezas naturais, tornou-se também a primeira Capital Mundial da Arquitetura. O anúncio foi feito em Paris nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na sede da Unesco, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação, ciência e cultura.

A secretária municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, representou o prefeito Marcelo Crivella na solenidade. Em 2020, o Rio será sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento ocorre a cada três anos, e, a partir da edição carioca, a cidade que sediar o evento receberá também o título. O Rio foi escolhido pela UIA por seu passado arquitetônico, histórico e cultural, mas também pelos desafios que enfrenta.

O congresso, no entendimento de Magalhães, vai gerar reflexão sobre o futuro carioca. Cidade de grande diversidade urbanística, o Rio tem em seu território situações comuns em grandes centros urbanos, tanto de países mais pobres ou em desenvolvimento como de nações ricas. “O que a torna um caso quase único de interesse para os arquitetos do mundo todo”, assinalou Sérgio Magalhães, Presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO.
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:


Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que apresente as relações entre turismo e arquitetura, a partir do exemplo do Rio de Janeiro.

Conclusão  

Leia com atenção o texto a seguir:

:: Como um lugar vira  Patrimônio Mundial da Humanidade



A entidade responsável em decidir se um lugar é ou não um Patrimônio Mundial da Humanidade é a UNESCO, uma agência das Nações Unidas (ONU) para educação, ciência e cultura. Se um lugar é escolhido um Patrimônio Mundial da Humanidade ele representa de forma extraordinária a cultura e a natureza do país (ou países) onde se localiza.

Hoje existem mais de 800 patrimônios mundiais da humanidade divididos em 160 países. São florestas, montanhas, lagos, ilhas, desertos, monumentos, construções, complexos e até cidades inteiras extremamente importantes por sua cultura, natureza ou até pelas duas coisas ao mesmo tempo.

Ser um Patrimônio Mundial da Humanidade não é apenas ostentar um selo. Outro objetivo da UNESCO com o título é chamar atenção e inibir a ação prejudicial do homem na conservação destes locais. Apesar dos locais estarem sob a jurisdição dos governos onde se localiza, a UNESCO pede que sejam enviados relatórios periódicos sobre a conservação desses lugares.

Caso os governos não estejam garantindo que esses locais sejam preservados, é acionado o Comitê do Patrimônio Cultural em Perigo. Em ocasiões especiais, a UNESCO pode se mobilizar, inclusive com a captação de investimentos, para ajudar na conservação destes locais. Os Patrimônios Mundiais da Humanidade mais visitados são o Stonehenge no Reino Unido, Jerusalém em Israel, as Pirâmides de Gizé e a Esfinge no Egito, a Cidade do Vaticano, Rapa Nui no Chile, e Machu Picchu no Peru e as Muralhas da China
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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 218 e leia todo o conteúdo da página. Em seguida faça um pequeno texto em seu caderno explicando como se define um Patrimônio Mundial. 

Atividade 06 – Faça uma pesquisa na internet e escreva  em seu caderno os nomes dos Patrimônios Mundiais da Humanidade que existem no Brasil. 



Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

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