LP - 8º ano - Aula 2 - Figuras de Linguagem


Olá, alunos! Como vocês estão? Esta semana vamos estudar as Figuras de Linguagem


Sabemos que o sentido das palavras não é fixo nem único, varia em função das situações de uso. A forma de expressão em que as palavras são empregadas fora de seu sentido mais comum chama-se “figura de linguagem”.

Isso é observado e merece atenção em diferentes textos de diferentes assuntos, para que melhore a compreensão dos mesmos.  Assim como a “pontuação na cabeça”, certo?

Agora, mãos à obra! Umas ”figuras de linguagem” revisando... outras descobrindo...


Onomatopeia:  reproduz fonemas ou palavras que imitam sons naturais de objetos, de pessoas ou animais

- Prosopopeia: atribui características ou qualidades de seres humanos a seres inanimados ou não humano.

- Ironia: afirma o contrário do que se quer dizer ou que se pensa. É a arte de gozar, denunciar, criticar algo ou alguém.

- Comparação: estabelece uma relação entre elementos diferentes de forma “explícita”, clara, com a ajuda de termos comparativos ( É forte como um touro.)

- Metáfora: uma comparação de forma “implícita” (É um touro.)

- Metonímia: consiste no emprego de uma palavra pelo todo da “obra”.

:: Atividades:


Texto 1


I.O texto acima circulou na Internet, em uma Rede Social. Responda, em seu caderno, justificando:

a)      Temos um fato ou uma opinião?
b)     Linguagem verbal, não-verbal ou mista?
c)      ...”capítulo” ruim: o sentido da expressão em destaque é conotativo ou denotativo?
d)     As palavras  “talvez” e “ você” são oxítonas. Deveriam estar acentuadas pela mesma regra de acentuação gráfica?
e)     Em “A vida não é uma história triste”, o verbo é ação ou não?

Texto 2



1)   No primeiro quadrinho, qual palavra Caramelo empregou para mostrar que fazia uma comparação?

2)     Cite a metáfora do 3º quadrinho.

3)     Que imagem do amor é construída a partir da fala do último quadrinho?

4)     Emissor:                                            Receptor:                                   Tipo de texto:


Texto 3


No título desse texto, a palavra “Brasil” substituiu “jogadoras brasileiras” e “Colômbia” no lugar das jogadoras colombianas que participaram da partida de futebol feminino.

Esse tipo de substituição é a figura de linguagem chamada de __________________________.

Agora, finalizando,

I. *Na sua apostila há exercícios sobre figuras de linguagem, na página 13 (nº 1-a e b) e página 15 (nº 6). Faça na apostila ou no caderno.

II. *Assista agora, com atenção, ao vídeo enviado gentilmente pelo responsável do aluno Vinicius/1701-Sr Vagner.



A partir dele, construa (no seu caderno...) um “texto opinativo” sem número de linhas determinado, apenas seguindo os passos da narrativa... Ah, não se esqueçam do título!

NINGUÉM SABE QUEM ESTÁ! NINGUÉM! CUIDEM-SE!!!



Bons estudos! Professora Graça

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários