Geografia - 8º Ano - Aula 5 - Os Direitos Humanos


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (27/04 a 01/05/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!

***

:: Os Direitos Humanos (parte 1)


Introdução 

Assista aos vídeos a seguir:



Os vídeos trazem informações e comentários sobre a importância dos Direitos Humanos no mundo atual, como eles surgiram e o quanto eles ainda não estão garantidos.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise dos vídeos, faça um texto em seu caderno explicando o que significa ‘Direitos Humanos’ e cite cinco exemplos.

***

:: A violação dos Direitos Humanos


A organização Youth for Human Rights (Juventude Pelos Direitos Humanos) afirma que as crianças que não conhecem os seus direitos são vulneráveis e presas fáceis para os indivíduos mal–intencionados. Estatísticas de perda da dignidade e da vida através do abuso infantil, violência de gangues, trabalho infantil e crianças–soldados são incrivelmente altos.


A seguir estão as estatísticas atuais em cinco áreas–chave de abuso dos direitos humanos.

- Abuso infantil — 40 milhões de crianças com menos de 15 anos sofrem de abusos e negligência.

- Violência de Gangs — 100% das cidades com população igual ou superior a 250 mil relatam a atividade de gangues.

Trabalho infantil — 246 milhões de crianças, uma em cada seis crianças com idades entre 5 a 17 anos, estão envolvidas em trabalho infantil.

Crianças–soldados — A UNICEF estima que mais de 300 mil crianças menores de 18 anos estão atualmente a ser exploradas em mais de 30 conflitos armados em todo o mundo. Enquanto a maioria das crianças–soldados estão entre as idades de 15 e 18, alguns são tão jovens quanto sete ou oito anos de idade.

Tráfico de seres humanos — estima–se que existem 27 milhões de pessoas no mundo que estão escravizadas. Anualmente entre 600 mil e 800 mil pessoas são traficadas através das fronteiras internacionais.
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:

a) estatística
b) negligência 
c) vulnerabilidade

Atividade 03 – Na página 238 de sua apostila você encontra o box “Registrando”. Leia com atenção e responda no seu aderno o que se pede.

***

:: Vozes pelos Direitos  Humanos: Pastor Martin Luther King 


O pastor Martin Luther King liderou a luta contra a discriminação racial na década de 1960 nos Estados Unidos, inspirando apoiadores com o poder de seu discurso e se sua pregação. Ele defendeu o princípio do protesto não-violento, afirmando que a oposição deve ser combatida com compaixão ao invés de agressão.

Nascido em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, Georgia, foi assassinado em 4 de abril de 1968. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu compromisso com a luta não violenta em 1964.

O movimento dos direitos civis nos EUA conquistou enormes vitórias para os afro-americanos, mas a discriminação não desapareceu. Em 2016, Albert Woodfox, um ex-ativista dos Panteras Negras (Black Panther), foi finalmente libertado após passar mais de 40 anos em confinamento solitário por um crime que não cometeu.

Até hoje importantes movimentos como o #BlackLivesMatter (As vidas negras importam) continuam lutando por direitos.
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir com a entrevista do ator Lázaro Ramos falado sobre a peça “O topo da montanha”, na qual interpretou o Pastor Martin Luther King:


Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) explicando a importância da luta contra o racismo e como Martin Luther King realizou essa luta. 

Conclusão

Leia com atenção o texto a seguir:

:: CORDEL DOS DIREITOS HUMANOS (Gustavo Dourado)

Direitos Humanos sempre
Devem ser prioridade
Sociedade mais justa
Com ação e liberdade
Com renda distribuída
Mais solidariedade...

Educação para todos
Consciência pra pensar
Pelo fim da opressão
Sem fome pra dizimar
Direitos Humanos na prática
Para a vida melhorar...

Poder sem corrupção
Atuação popular
Fim do analfabetismo
Ética para governar
Honestidade e justiça:
Ao ser humano respeitar...

Direitos do Cidadão
Direitos Fundamentais
Cultura e alimento
Respeito aos hominais
Direitos humanos unidos
Aos Direitos Sociais....

Vamos melhorar o mundo
A tirania acabar
Desconcentre-se a renda
Para o povo educar
Consciência sem miséria
É hora de transformar...

Direito à Comunicação
Acesso ao conhecimento
Democratização da mídia
Liberdade ao pensamento
Formação/Informação
Em crescente movimento...

A economia vai bem?!
O nosso povo vai mal
A exclusão é uma praga
Desestrutura o social
Não à desigualdade
Imposta pelo capital...

Mude-se! Transforme o mundo!
Cultive a fraternidade
Que a paz una o povo
Desarme a humanidade
Pelo fim da exploração
Viva a multiplicidade!

***

Atividade 05 – Abra sua apostila na página 239 e 240, leia todo o seu conteúdo e, em seguida, faça o que se pede no box “Espaço criação” da página 240. 

Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários