Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (27/04 a 01/05/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
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:: A Europa e seus desafios no século XXI (parte 2)
• Introdução
Assista ao vídeo a seguir:
O vídeo traz o drama da experiência dos refugiados que chegam por mar à Europa.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, responda em seu caderno as perguntas a seguir.
a) Aproximadamente qual o número de refugiados que morrem por mês na travessia do mar Mediterrâneo?
b) De onde vem a maior parte dos refugiados que chegam à Europa?
c) Como os grupos nacionalistas dos países europeus reagem à presença dos refugiados?
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:: O custo humano da fortaleza europeia
Todos os anos, milhares de migrantes e refugiados tentam chegar à Europa. Alguns são movidos pela necessidade de escapar da miséria; outros estão fugindo da violência e perseguição. Suas jornadas são cheias de perigos.
Estima-se que pelo menos 23 mil pessoas tenham perdido suas vidas tentando chegar à Europa desde 2000. E aqueles que conseguiram atingir as fronteiras da União Europeia (UE) descobrem que a segurança permanece fora do seu alcance.
A UE e seus Estados membros construíram uma fortaleza cada vez mais impenetrável para manter migrantes irregulares fora – independentemente de seus motivos, ou das medidas desesperadas que muitos estão dispostos a tomar para alcançar suas costas.
A fim de “defender” suas fronteiras, a UE financiou sistemas sofisticados de vigilância, forneceu apoio financeiro aos Estados membros em suas fronteiras, como na Bulgária e na Grécia, para fortalecer suas fronteiras, e criou uma agência para coordenar a nível europeu uma equipe de guardas de fronteira.
Cada Estado-Membro está tomando medidas drásticas para impedir chegadas irregulares. Migrantes e refugiados são expulsos ilegalmente da Bulgária, Grécia e Espanha, sem acesso aos procedimentos de asilo e muitas vezes de maneiras que os colocam em grave risco.
Eles são maltratados por guardas de fronteira e guarda costeira. Além disso, alguns países da UE estão usando a ameaça de detenção de longo prazo como um impedimento para aqueles que pensam em vir para a Europa.
(disponível em https://anistia.org.br/direitos-humanos/publicacoes/violacoes-de-direitos-humanos-contra-imigrantes-e-refugiados-nas-fronteiras-da-europa/)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) migrantes
b) refugiados
c) asilo
Atividade 03 – Na página 226 de sua apostila você encontra um texto e vários gráficos. Leia com atenção e observe as imagens. A seguir, responda em seu caderno o que é pedido no box “Análise de gráficos”.
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:: Europa: 24,6 mil crianças refugiadas em risco de transtornos mentais
Cerca de 75 mil refugiados e migrantes, entre eles aproximadamente 24,6 mil crianças, na Grécia, na Bulgária, na Hungria e nos Balcãs estão em risco de sofrer transtornos mentais por estarem vivendo em um estado prolongado de indefinição. O alerta é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que chama a atenção para o fato das mulheres e crianças nesses locais não verem seus maridos e pais há meses ou até anos.
A maioria dos que solicitam asilo nesta situação não sabem quando ou se terão permissão para seguir adiante. A condição é especialmente difícil para mães sozinhas e crianças que estão sem poder sair da Grécia ou dos Balcãs, esperando para reunirem-se com parentes em outros países da União Europeia.
Segundo a Unicef, o processo de reunificação familiar é lento e seu resultado é incerto. Essa incerteza pode causar muita angústia emocional e ansiedade a famílias e, principalmente, crianças. Em muitos casos, homens adultos são os primeiros a fazerem a viagem à Europa, com o resto da família seguindo depois.
No entanto, com o fechamento de fronteiras em 2016, outros integrantes da família que seguem em busca dos homens adultos estão sendo retidos em países de trânsito, onde devem solicitar a reunificação familiar. Segundo o Unicef, o processo de reunificação familiar leva entre 10 meses e dois anos.
A agência da ONU e seus parceiros na Grécia estão monitorando a saúde mental e depressão entre mães e crianças nesta situação e oferecem apoio psicossocial. Manter as famílias juntas é a melhor forma de garantir que as crianças estejam protegidas e, por isso, o processo de reunificação para menores elas é tão importante.
(disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/europa-246-mil-criancas-refugiadas-em-risco-de-transtornos-mentais)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) com a sua opinião sobre a situação das crianças refugiadas na Europa.
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• Conclusão
:: XENOFOBIA NA EUROPA
O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.
O aumento dessas migrações internacionais estão geralmente ligadas a fatores de repulsão e de atração. Os primeiros são aqueles que contribuem para a saída rápida do migrante, seja por razões econômicas, por falta de recursos naturais, por crises humanitárias ou ocorrências de guerras ou guerrilhas. Já os fatores de atração são aqueles que se relacionam às condições oferecidas pelos lugares de destino, como uma economia estável ou uma grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida, entre outros elementos.
No caso da Europa, há a combinação de ambos os fatores. De um lado, a população de países subdesenvolvidos busca no “velho continente”, além de emprego, melhores condições de vida, fugindo da realidade econômica de seus locais de origem. Com isso, há uma grande quantidade de estrangeiros vivendo na Europa, com uma estimativa de seis milhões de pessoas, entre migrantes legais e ilegais.
Assim, aumenta-se a intolerância para com os grupos estrangeiros, motivada pelas diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social, racial e religiosa. Não obstante, a população europeia também se considera ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de emprego e atrapalhem os rumos da economia, enviando dinheiro ao exterior (geralmente, seus lugares de origem) e diminuindo a circulação econômica interna. Tais medos intensificaram-se durante a recente crise econômica financeira.
Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no antissemitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus. A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.
Outro exemplo de ação de xenofobia praticada pelos políticos espanhóis refere-se às várias perseguições e tentativas de expulsão de povos ciganos, oriundos principalmente da Romênia, por parte dos governos da França e da Itália, totalizando milhares de extraditados de maneira voluntária (através do oferecimento de dinheiro para que deixem o país) ou involuntária (à força).
Apesar de a União Europeia ter criado, já em 1997, o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, ainda há muito o que se avançar no velho continente no que diz respeito à intolerância social e política para com estrangeiros. O mesmo desafio é enfrentado por outros territórios, como os Estados Unidos e, recentemente, países emergentes, que vêm se tornando novos vetores para a chegada de migrantes à procura de melhores condições vida.
(disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/xenofobia-na-europa.htm)
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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 227 e leia conteúdo com atenção. Em seguida responda em seu caderno as questões do box “Desafio” no final da página. ATENÇÃO! Esta atividade foi pensada para ser realizada em sala de aula, entretanto, você fará sozinho(a) e deverá desenvolver em seu caderno os argumentos dos três grupos, conforme discriminado na apostila.
:: A Europa e seus desafios no século XXI (parte 2)
Assista ao vídeo a seguir:
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, responda em seu caderno as perguntas a seguir.
a) Aproximadamente qual o número de refugiados que morrem por mês na travessia do mar Mediterrâneo?
b) De onde vem a maior parte dos refugiados que chegam à Europa?
c) Como os grupos nacionalistas dos países europeus reagem à presença dos refugiados?
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:: O custo humano da fortaleza europeia
Estima-se que pelo menos 23 mil pessoas tenham perdido suas vidas tentando chegar à Europa desde 2000. E aqueles que conseguiram atingir as fronteiras da União Europeia (UE) descobrem que a segurança permanece fora do seu alcance.
A fim de “defender” suas fronteiras, a UE financiou sistemas sofisticados de vigilância, forneceu apoio financeiro aos Estados membros em suas fronteiras, como na Bulgária e na Grécia, para fortalecer suas fronteiras, e criou uma agência para coordenar a nível europeu uma equipe de guardas de fronteira.
Cada Estado-Membro está tomando medidas drásticas para impedir chegadas irregulares. Migrantes e refugiados são expulsos ilegalmente da Bulgária, Grécia e Espanha, sem acesso aos procedimentos de asilo e muitas vezes de maneiras que os colocam em grave risco.
(disponível em https://anistia.org.br/direitos-humanos/publicacoes/violacoes-de-direitos-humanos-contra-imigrantes-e-refugiados-nas-fronteiras-da-europa/)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) migrantes
b) refugiados
c) asilo
Atividade 03 – Na página 226 de sua apostila você encontra um texto e vários gráficos. Leia com atenção e observe as imagens. A seguir, responda em seu caderno o que é pedido no box “Análise de gráficos”.
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:: Europa: 24,6 mil crianças refugiadas em risco de transtornos mentais
A maioria dos que solicitam asilo nesta situação não sabem quando ou se terão permissão para seguir adiante. A condição é especialmente difícil para mães sozinhas e crianças que estão sem poder sair da Grécia ou dos Balcãs, esperando para reunirem-se com parentes em outros países da União Europeia.
Segundo a Unicef, o processo de reunificação familiar é lento e seu resultado é incerto. Essa incerteza pode causar muita angústia emocional e ansiedade a famílias e, principalmente, crianças. Em muitos casos, homens adultos são os primeiros a fazerem a viagem à Europa, com o resto da família seguindo depois.
A agência da ONU e seus parceiros na Grécia estão monitorando a saúde mental e depressão entre mães e crianças nesta situação e oferecem apoio psicossocial. Manter as famílias juntas é a melhor forma de garantir que as crianças estejam protegidas e, por isso, o processo de reunificação para menores elas é tão importante.
(disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/europa-246-mil-criancas-refugiadas-em-risco-de-transtornos-mentais)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
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• Conclusão
:: XENOFOBIA NA EUROPA
O aumento dessas migrações internacionais estão geralmente ligadas a fatores de repulsão e de atração. Os primeiros são aqueles que contribuem para a saída rápida do migrante, seja por razões econômicas, por falta de recursos naturais, por crises humanitárias ou ocorrências de guerras ou guerrilhas. Já os fatores de atração são aqueles que se relacionam às condições oferecidas pelos lugares de destino, como uma economia estável ou uma grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida, entre outros elementos.
No caso da Europa, há a combinação de ambos os fatores. De um lado, a população de países subdesenvolvidos busca no “velho continente”, além de emprego, melhores condições de vida, fugindo da realidade econômica de seus locais de origem. Com isso, há uma grande quantidade de estrangeiros vivendo na Europa, com uma estimativa de seis milhões de pessoas, entre migrantes legais e ilegais.
Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no antissemitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus. A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.
Outro exemplo de ação de xenofobia praticada pelos políticos espanhóis refere-se às várias perseguições e tentativas de expulsão de povos ciganos, oriundos principalmente da Romênia, por parte dos governos da França e da Itália, totalizando milhares de extraditados de maneira voluntária (através do oferecimento de dinheiro para que deixem o país) ou involuntária (à força).
(disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/xenofobia-na-europa.htm)
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Atividade 05 – Abra sua apostila na página 227 e leia conteúdo com atenção. Em seguida responda em seu caderno as questões do box “Desafio” no final da página. ATENÇÃO! Esta atividade foi pensada para ser realizada em sala de aula, entretanto, você fará sozinho(a) e deverá desenvolver em seu caderno os argumentos dos três grupos, conforme discriminado na apostila.
Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
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