Geografia - 8º Ano - Aula 4 - Organizações Internacionais


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (05/04 a 10/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!

***

:: Organizações internacionais (parte 1)


Introdução

Assista ao vídeo a seguir:



O vídeo traz informações sobre a Organização Mundial de Saúde indicando suas origens e sua atuação durante décadas.

Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto em seu caderno explicando o que significa ‘saúde’ para a OMS e citando as atividades a nível global realizada por esta organização.

***

:: As  Organizações Internacionais


As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram sua grande importância no cenário internacional, passando por um período de crescente fortalecimento.

Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, essas organizações tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações internacionais de poder e influência política. Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções.

Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE.

Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:

a) suscitar
b) concernir
c) humanístico

Atividade 03 – Na página 236 de sua apostila você encontra o box “Pesquisando na rede”. Leia com atenção e responda no seu aderno o que se pede.

***

:: A ONU e seu Conselho de Segurança


A Organização das Nações Unidas é considerada o mais importante organismo internacional atualmente existente, importante por reunir praticamente todas as nações do mundo. Ela surgiu ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em substituição à antiga Liga das Nações e objetiva promover a paz e a segurança mundial.

A principal instância decisória da ONU é o Conselho de Segurança, formado por um grupo muito restrito de países. Na verdade, esses países são os antigos vencedores da Segunda Guerra Mundial: Rússia (ex-União Soviética), Estados Unidos, França, Reino Unido e a China (essa última não participou ativamente da Segunda Guerra, mas conseguiu grande prestígio e poder internacionais, capazes de assegurar uma vaga no Conselho). Além desses cinco países, que são membros permanentes, fazem parte outros cinco países provisórios, que se alternam periodicamente.



O poder desse Conselho de Segurança é elevado, pois é ele quem toma as principais decisões da ONU. Além disso, os cinco membros permanentes têm o chamado poder de veto, em que qualquer um deles pode barrar uma decisão, mesmo que todos os outros países sejam favoráveis.

Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:


Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) explicando a importância da interrupção (cessar-fogo) dos conflitos armados entre sociedades durante a pandemia de COvid-19

Conclusão

Leia com atenção o texto a seguir:

:: Fome aumenta no mundo e atinge 820 milhões de pessoas, diz relatório da ONU


Cerca de 820 milhões de pessoas em todo o mundo não tiveram acesso suficiente a alimentos em 2018, frente a 811 milhões no ano anterior, no terceiro ano consecutivo de aumento. O dado representa um imenso desafio para alcançar a fome zero até 2030, segundo a nova edição do relatório anual “O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo”.

O ritmo do progresso para reduzir para a metade o número de crianças com atraso no crescimento e de bebês nascidos abaixo do peso ideal é muito lento, o que também faz com que as metas de nutrição estejam mais longe de serem alcançadas, segundo o estudo.


Ao mesmo tempo e além desses desafios, o sobrepeso e a obesidade continuam aumentando em todas as regiões, em especial entre crianças em idade escolar e adultos. A probabilidade de sofrer insegurança alimentar (ou seja, má alimentação que pode provocar tanto desnutrição quanto obesidade) são maiores para as mulheres do que para os homens em todos os continentes, com a maior diferença na América Latina.


A fome está aumentando em muitos países nos quais o crescimento econômico está paralisado, particularmente nos países de renda média e naqueles que dependem em grande medida do comércio internacional de matérias-primas. O relatório anual das Nações Unidas denuncia igualmente que a desigualdade de renda está crescendo em muitos dos países onde a fome está aumentando, o que torna a situação ainda mais difícil para os mais pobres, vulneráveis ou marginalizados, frente à desaceleração e à recessão econômica.

Devemos proporcionar uma transformação estrutural inclusiva e favorável aos pobres, centrada nas pessoas e nas comunidades, para reduzir a vulnerabilidade econômica e caminharmos para a erradicação da fome, da insegurança alimentar e de todas as formas de desnutrição”, disseram os oficiais das Nações Unidas.

***
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 237, leia todo o seu conteúdo e, em seguida, responda as questões 1, 2 e 3 do box “Vamos escrever”.

Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários