Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (13/04 a 17/04/2020). O ano letivo não foi interrompido. Continuamos com muito trabalho para realizar. Fiquem ligados!
***
:: Brasil e seus biomas (parte 2)
• Introdução
Assista ao vídeo a seguir:
O vídeo traz informações sobre o bioma amazônico e suas características naturais e humanas, bem como sua importância hídrica, mineral e cultural.
Atividade 01 – A partir de uma atenta análise do vídeo responda em seu caderno as perguntas a seguir:
a) Além do estado do Amazonas, por quais outros estados e países se estende o bioma amazônico?
b) Qual o principal rio da bacia hidrográfica amazônica?
c) Que exemplos de diversidade cultural indígena o vídeo destaca?
***
:: Aquífero Alter do Chão é o maior reservatório de água do planeta
Pesquisadores do Pará e do Ceará descobriram que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta. O aquífero Alter do Chão já era conhecido dos cientistas. Eles só não sabiam que era tão grande.Em nenhum outro lugar ela é tão farta. Tirando as geleiras, um quinto da água doce existente no mundo está na Amazônia, mas os rios e lagos do lugar concentram só a parte visível desse tesouro.
Debaixo da terra existem lagos gigantes, de água potável, chamados aquíferos. Até agora, o maior do planeta era o Guarani, que se espalha pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Mas, um grupo de pesquisadores acaba de revelar que o aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, é quase duas vezes maior.
"Isso representa um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos. Se comparado com o Guarani, por exemplo, ele tem em torno de 45 mil quilômetros cúbicos”, explicou Milton Mata, geólogo da Universidade Federal do Pará.
A maior parte do aquífero Guarani, no sul do Brasil, está debaixo de rocha. Já no aquífero na Amazônia tem terreno arenoso. Quando a chuva cai, penetra com facilidade no solo. A areia faz uma espécie de filtro natural. A água do reservatório subterrâneo chega limpa, boa para beber. Perfurar o chão de areia é fácil e barato. O poço nem precisa de estação de tratamento químico. Na casa de Márcia, moradora da região, a água sai direto para torneira. “Pode beber. É bem limpinha”, contou.
Dez mil poços particulares e 130 da rede pública já usam o aquífero para abastecer 40% da população de Manaus. Mas a maior parte da cidade ainda depende da água dos rios. “Você pode abastecer todas as cidades da Amazônia com Alter do Chão sem problema e deixar de usar águas superficiais que estão todas contaminadas”, falou o geólogo.
Agora, os pesquisadores querem ajuda da Agência Nacional de Águas e do Banco Mundial para concluir o estudo. Num planeta ameaçado pelo aquecimento, o aquífero Alter do Chão é uma reserva estratégica.
(disponível em https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/aquafero-alter-do-chapso-a-c-o-maior-reservata3rio.2019-03-15.3692202018)
Atividade 02 – Consulte o dicionário (impresso ou online) e defina:
a) geologia
b) arenoso
c) estratégico
Atividade 03 – Na página 213 de sua apostila você encontra um mapa do Brasil totalmente em branco e sem legenda. A tarefa a ser realizada é pintar de verde os estados pelos quais o bioma amazônico se estende.
***
:: Índios da Amazônia
A maioria das tribos indígenas do Brasil vive na Amazônia, a floresta com maior biodiversidade tropical do mundo. Segundo censo do IBGE de 2010, esse número era de 306 mil índios. Como a população indígena só tende a diminuir, estes números devem estar bem a baixo de 306 mil hoje em dia.
A maior parte desta população de índios da Amazônia vive nas áreas rurais e, embora muitos deles mantenham contato com pessoas de fora das tribos, eles ainda preservam aspectos culturais de seus antepassados, como rituais, danças, crenças, costume. A maioria das tribos possui Pajés. Os Pajés são os curandeiros, uma espécie de “professor e sábio”, que transmite a cultura dos antepassados para os mais novos de forma oral. O Pajé também é responsável por realizar os cultos religiosos e realizar “contato com o mundo espiritual”.
Um dos maiores problemas enfrentados pelas tribos indígenas é a exploração de terras ilegais pelo garimpo, agropecuária, construção de hidroelétricas, rodovias, e diversas outras atividades dos “homens brancos”. Existem também muitas tribos isoladas na Amazônia, até mesmo tribos que nunca viram nem fizeram contato com o homem branco. São tribos que não conhecem nenhuma cultura fora a deles mesmos.
Acredita-se que estas tribos vivam sem fazer ideia da tecnologia presente no mundo. Mesmo que alguns possam ter avistado aviões ou destroços, dificilmente fariam relação disso com outras sociedades. Eles vivem mantendo os costumes dos antepassados: Caçando, pescando, plantando.
(disponível em https://www.museudoindio.org.br/indios-da-amazonia/)
Atividade 04 – Assista ao vídeo a seguir:
Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) destacando a importância dos povos indígenas para a sociedade brasileira e quais estratégias os índios estão utilizando para preservar sua cultura.
• Conclusão
Leia com atenção o texto a seguir:
A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, isso significa que nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal. Na Floresta Amazônica existem registros de cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos.
A Flora Amazônica é bastante rica, de acordo com alguns estudos esse bioma abriga cerca de 30 milhões de espécies vegetais, dentre esses as de maior destaque são a seringueira, castanheira, cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia: a vitória-régia.
No entanto, esses números apresentados não são totalmente definitivos, pois por falta de pesquisas, muitas espécies de vegetais e de animais ainda continuam desconhecidas pela classe científica e pelo público em geral. Uma das dificuldades para coletar dados acerca da biodiversidade da Floresta Amazônica está na grande extensão da floresta e as barreiras impostas pelas adversidades do lugar que impedem a locomoção até as áreas propícias à descoberta de novas espécies da fauna e da flora.
Esse rico ecossistema possui uma imensa quantidade seres vivos, desde microrganismos até animais de grande porte, de briófitas (pequeninas plantas) até árvores de grande porte.
***
Atividade 05 – Abra sua apostila na página 233 e leia todo o conteúdo do box sobre biodiversidade e responda em seu caderno a pergunta que ali se encontra.
Atividade 06 – Abra sua apostila na página 233 e leia todo o conteúdo do box “Para refletir...”. Em seguida responda em seu caderno a pergunta que ali se encontra.
Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários