Olá queridos alunos do 8º Ano!
Como foi a primeira experiência de estudos on line? Confesso que gosto de interagir com vocês pessoalmente para conhecer o que pensam, e, principalmente, para trocarmos ideias e conhecimento.
A Revolução Industrial é um conteúdo que precisa ser muito bem compreendido, pois altera a organização da sociedade de maneira profunda, tanto na economia, política ou culturalmente. Vocês já pararam para pensar como a vida de vocês está atrelada a indústria?
Leram as páginas da apostila? Fizeram os exercícios que sugeri? E o filme? Gostaram? Este filme é muito importante para compreendermos as relações de trabalho que começaram a surgir a partir desta Revolução.
Pensando nisso, eu gostaria que realizassem uma pesquisa sobre os movimentos operários daquela época. Lembrando que os trabalhadores não tinham nenhum direito trabalhista. Então, o que será que esses movimentos pretendiam?
Assista o seguinte vídeo:
:: Atividade: Agora faça os exercícios:
Texto 1 - O trabalho Infantil
Perante uma comissão do Parlamento em 1816, o sr. John Moss, antigo capataz de aprendizes numa fábrica de tecidos de algodão, prestou o seguinte depoimento sobre as crianças obrigadas ao trabalho fabril:
- Eram aprendizes órfãos?
- Todos aprendizes órfãos.
- E com que idade eram admitidos?
- Os que vinham de Londres tinham entre 7 e 11 anos. Os que vinham de Liverpool tinham de 8 a 15 anos.
- Qual o horário de trabalho?
- De 5 da manhã até 8 da noite.
- Quinze horas diárias de trabalho normal?
- Sim.
- Quando as fábricas paravam para reparo ou falta de algodão, tinham as crianças, posteriormente, de trabalhar mais para recuperar o tempo parado?
- Sim.
- As crianças ficavam de pé ou sentadas para trabalhar?
- De pé.
- Durante todo o tempo?
- Sim.
- Havia cadeiras na fábrica?
- Não. Encontrei com frequência crianças pelo chão, muito depois da hora em que deveriam estar dormindo.
- Havia acidentes nas máquinas com as crianças?
- Muito frequentemente.
(HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 18 ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p.191)
A respeito da Revolução Industrial, responda:
1) Quem eram os trabalhadores das fábricas? Havia diferenças salariais? (explique de acordo com o sexo e a idade)
2) Quantas horas eram dedicadas ao trabalho por dia?
3) Os operários tinham direitos? Explique.
4) Ao longo da história o homem produziu de formas diferentes. Explique:
a) Artesanato:
b) Manufatura:
c) Maquinofatura/ Industrialização:
Texto 2
“A Primeira Revolução Industrial surgiu principalmente na Inglaterra no final do século XVIII. No decorrer do século XIX, outros países iniciaram sua industrialização: os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Itália, a Holanda, o Japão e a Bélgica. Essa primeira fase da industrialização é chamada de Primeira Revolução Industrial, que vai de 1760 a 1860. Os principais recursos materiais utilizados nessa fase foram o ferro, o carvão, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Já a segunda fase do processo, que é conhecida como Segunda Revolução Industrial, dá-se entre 1860 e 1900 e se baseia no aço, na energia elétrica e em produtos químicos.
A industrialização define fortemente a era contemporânea e o mundo em que vivemos hoje é fruto direto dela. O capitalismo adquiriu sua plena expressão através da industrialização. As relações sociais atuais são determinadas pela forma como se estrutura o trabalho e a luta pela sobrevivência.”
5) A Inglaterra foi o primeiro país a realizar a Revolução Industrial.
a) Qual o produto produzido na época?
b) Qual era a energia utilizada para mover as máquinas?
c) Indique dois fatores que contribuiriam para o pioneirismo inglês.
6) Os trabalhadores realizaram diversos movimentos visando lutar por melhores condições de vida e
salários. Pensando nisto, responda o que foi o Ludismo? Como se manifestavam? Por que?
7) Correlacione as formas de produção às suas características:
FORMAS DE PRODUÇÃO:
1. Artesanato
2. Manufatura
3. Maquinofatura
( )Produção em estabelecimentos específicos
( )O manufatureiro fornece a matéria-prima e contrata os trabalhadores.
( )O trabalhador é um produtor independente.
( )Processo de produção manual.
( )Produção dividida em etapas.
( )Os meios de produção pertencem ao trabalhador.
( )Os meios de produção pertencem ao empresário.
( )A produção pode ser feita em casa.
( )Utilização de máquina complexas.
Texto 3
“Toda manhã, às cinco horas, o diretor deve tocar o sino para o início do trabalho, às oito horas para o café da manhã, depois de meia hora para o retorno ao trabalho, ao meio dia toca o sino para o almoço e às oito para o fim do expediente, quando tudo deve ser trancado.”
Adaptado de: Livro das Leis da Siderúrgica Crowley. Em: Thompson, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. SP: Cia das Letras, 1998.
Texto 4
(...) Na realidade não havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relógios das fábricas eram constantemente adiantados de manhã e atrasados à noite; em vez de serem instruídos para medir o tempo, eram usados como disfarce para cobrir o engano e a opressão. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar e o trabalhador tinha medo de usar o relógio, pois não era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais a ciência das horas.
Adaptado de: Capítulos na vida de um garoto de fábrica de Dundee. Em: Thompson, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. SP: Cia das Letras, 1998
Adaptado de: Capítulos na vida de um garoto de fábrica de Dundee. Em: Thompson, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. SP: Cia das Letras, 1998
a) Qual era, em média, a jornada de trabalho numa fábrica da Inglaterra na época tratada no texto3?
b) Qual a importância do sino nessa instituição?
c) Que elementos de exploração dos trabalhadores você identifica no texto 4? Justifique sua resposta.
d) Os dois textos tratam sobre o uso e a apropriação do tempo pelos patrões e operários. Relacione estes textos com o filme visto em sala de aula “Os tempos Modernos.”
2 Comentários
E pra copiar as perguntas??
ResponderExcluirExcelente textos
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