(2021) Ciências - 8º Ano - Aula 8 - Mata Atlântica

Olá, alunos! Sejam muito bem vindos!


Para acessar o conteúdo teórico de nossa aula, basta clicar na imagem abaixo:


 
Agora, faça a leitura das páginas 45 e 46 da apostila.

Clique AQUI  e acesse o site do Ministério do meio Ambiente para conhecer um pouco mais sobre esse bioma

Assista ao vídeo:


:: Atividades: 

- Clique na imagem abaixo para abrir o formulário de exercícios:



:: Gabarito dos Exercícios da Aula 07:

1. Podemos definir ecossistema como o conjunto dos organismos que interagem com o ambiente físico em uma determinada área. Dessa forma, compreenderemos que as atividades dos organismos dependem do ambiente físico, pois os seres vivos realizam trocas com o meio em que vivem.

2. Aproximadamente 3/4 da superfície da Terra é coberta por água. A água é reconhecida pela ciência como o ambiente em que surgiu a vida. Água, assim como outros elementos abióticos, é um fator limitante à vida, isto é, dela depende a sobrevivência do ser vivo. Os ecossistemas com abundância de água têm maior biodiversidade e os ecossistemas em que a água é escassa, menor biodiversidade.

3. Onde existe abundância de luz, calor e água, teremos maior produção de alimento nas cadeias alimentares e, assim, grande biodiversidade.

4. Regiões próximas à linha do equador recebem mais calor do que regiões próximas aos polos da Terra, isso porque os raios solares incidem quase que diretamente sobre a superfície da Terra, na zona da linha do equador.

5. Nas florestas tropicais. Porque elas se localizam na região intertropical do planeta (próximas á linha do equador), onde existe maior disponibilidade de calor, água e alimento. 




Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!


Bons estudos! Professora Amanda

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários