Geografia - 8º Ano - Aula 24 - Movimentos Sociais na América Latina (parte 1)


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (21/09 a 25/09/2020). O foco dessa semana está nos temas referentes ao terceiro bimestre. Vamos descobrir, refletir e caminhar juntos. Nesse conteúdo exploraremos também os recursos pedagógicos no nosso blog. Seguimos em frente!

***

Leia com atenção o texto a seguir:

Movimentos Sociais na América Latina (parte 1)


O surgimento e a consolidação dos movimentos indígenas na América vieram acompanhados pelas mobilizações camponesas que alcançaram uma significativa presença tanto em nível nacional como na América Latina em geral.

Um exemplo importante, no Brasil, é o do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As seguidas ocupações de propriedades rurais e de edifícios públicos em busca de uma reforma agrária (distribuição da terra para os camponeses pobres), suas ações contra a aumento do modelo de agricultura transgênica (realizada pelas grandes e ricas empresas agrícolas) e o desenvolvimento dos chamados “assentamentos” fizeram do MST um movimento social de grande relevância política.

Sua experiência serviu de exemplo para uma crescente mobilização e organização dos trabalhadores pobres do campo em nível regional pela América Latina, que estimulou o surgimento de movimentos sem-terra em outros países latino-americanos (por exemplo, na Bolívia e no Paraguai).

Também se intensificaram as lutas camponesas no México, no Paraguai e na América Central, e sua capacidade de convocar os pequenos produtores, castigados pelas políticas de liberalização do setor agrícola, levadas adiante pelos acordos de livre-comércio que, segundo afirmam, favorecem apenas os ricos produtores rurais.
Disponível em http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/m/movimentos-sociais [texto adaptado]


:: ATIVIDADE

PASSO 01 – Vá até os RECURSOS PEDAGÓGICOS de nosso blog e clique em “National Geographic”.

PASSO 02 – No site do “National Geographic”, digite na ferramenta de busca a palavra “MST”.

PASSO 03 – Clique no resultado “Fotos: Pandemia fortalece solidariedade entre assentados do MST e indígenas do Jaraguá, em São Paulo”, observe as fotos com atenção e responda as perguntas abaixo:

a) A galeria traz fotos da produção de alimentos orgânicos em vários municípios do estado de São Paulo. Na cidade de Franco da Rocha, José Carlos Pereira Pires produz verduras e hortaliças no assentamento Dom Tomás Balduíno. O que José diz sobre a situação do seu trabalho?

b) Após uma grande tragédia ocorrida no mês de junho, a aldeia indígena Tekoa Itakupe, localizada na cidade de São Paulo, tem recebido doações quinzenais de alimentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra). Que tragédia foi essa? 

c) Quais tipos de vegetais são produzidos por Antônio Marques da Silva no assentamento Dom Tomás  Balduino, no município de Franco da Rocha?  






Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários