Geografia - 7º Ano - Aula 21 - A industrialização no Sudeste


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (31/08 a 04/09/2020). O foco dessa semana está nos temas referentes ao terceiro bimestre. Vamos descobrir, refletir e caminhar juntos. Nesse conteúdo exploraremos também os recursos pedagógicos no nosso blog. Seguimos em frente!

***

Leia com atenção o texto a seguir:

A industrialização no Sudeste




O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na região sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 1929, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira:


• Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

• Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.

• Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem europeia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.

Os minérios e as energias favoreceram a expansão das indústrias, tendo em vista que esse dois são importantes e fundamentais elementos dentro do processo de industrialização, nesse ponto a região era bem servida, proporcionando a instalação de fábricas nas suas mediações.


No final das décadas de 40 e 50 houve a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na região sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras. Todas as mudanças para implementar a indústria promoveram a expansão de diversos seguimentos industriais.


Em Minas Gerais as principais jazidas eram de extração de ferro, manganês, bauxita e ouro, o local ficou conhecido de quadrilátero ferrífero. Nesse mesmo momento ocorreu a construção de várias usinas hidrelétricas, fato importante, pois havia uma crescente necessidade de energia para abastecer ou suprir as necessidades desse setor produtivo, além das residências e comércio.
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/brasil/industrializacao-regiao-sudeste.htm

ATIVIDADE: 

PASSO 01 – Vá até os RECURSOS PEDAGÓGICOS de nosso blog e clique em “National Geographic”.

PASSO 02 – No site do “National Geographic”, digite na ferramenta de busca a palavra “mineração”.

PASSO 03 – Clique no resultado “Barragem de mineradora se rompe em Brumadinho, MG” e responda as questões abaixo:

a) O que foi o desastre de Brumadinho? 

b) Como a companhia Vale reagiu à tragédia?

c) Por qual outra tragédia a companhia Vale foi responsável? Quando e onde aconteceu? Quais foram os impactos dessa tragédia?



Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários