Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (31/08 a 04/09/2020). O foco dessa semana está nos temas referentes ao terceiro bimestre. Vamos descobrir, refletir e caminhar juntos. Nesse conteúdo exploraremos também os recursos pedagógicos no nosso blog. Seguimos em frente!
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Leia com atenção o texto a seguir:
Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina (cordilheiras dos Andes). O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
A região andina, local onde se desenvolveu a Civilização Inca, era habitada por grupos humanos desde aproximadamente 4.500 a.C. e, antes dos incas, havia abrigado uma outra grande civilização conhecida como chavín, em torno de 900 a.C. e 200 a.C. Os incas (chamados de quéchua) dominavam a região de Cuzco desde, pelo menos, o ano 1000, porém, a partir do século XV, iniciaram um processo de centralização e conquista territorial.
O surgimento oficial do Império Inca aconteceu, segundo os historiadores, com o reinado do Sapa Inca (termo em quéchua para imperador) Pachacuti. Durante seu reinado, os incas iniciaram a conquista territorial da região andina, processo que foi continuado por outros imperadores incas.
Os incas conseguiram construir um império territorialmente muito vasto, que se estendia por mais de 4 mil quilômetros, desde parte da Colômbia até o norte do Chile e da Argentina. Os povos conquistados por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas eram integradas ao império por meio da construção de estradas (os incas possuíram mais de 40 mil quilômetros de estradas), por ordem do Sapa Inca, e culturalmente absorvidas com o deslocamento de população quéchua para essas regiões.
O grandioso império dos incas era denominado por eles próprios de Tawantisuyu (o Império das quatro direções, em quéchua) e era dividido em quatro grandes províncias chamadas de:
Chinchasuyu (norte);
Antisuyu (leste);
Contisuyu (oeste);
Collasuyu (sul).
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/incas.htm
ATIVIDADE:
PASSO 01 – Vá até os RECURSOS PEDAGÓGICOS de nosso blog e clique em “National Geographic”.
PASSO 02 – No site do “National Geographic”, digite na ferramenta de busca a palavra “incas”.
PASSO 03 – Clique no resultado “Machu Picchu: Impressione-se com fotos das ruínas mais admiradas da América do Sul” e faça a descrição das seguintes fotos da lista de lugares históricos:
a) Templo do Sol
b) Terraços
c) Infraestrutura inca
d) Arquitetos da antiguidade
Leia com atenção o texto a seguir:
Primeiros povos da América – Os Incas
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
A região andina, local onde se desenvolveu a Civilização Inca, era habitada por grupos humanos desde aproximadamente 4.500 a.C. e, antes dos incas, havia abrigado uma outra grande civilização conhecida como chavín, em torno de 900 a.C. e 200 a.C. Os incas (chamados de quéchua) dominavam a região de Cuzco desde, pelo menos, o ano 1000, porém, a partir do século XV, iniciaram um processo de centralização e conquista territorial.
Os incas conseguiram construir um império territorialmente muito vasto, que se estendia por mais de 4 mil quilômetros, desde parte da Colômbia até o norte do Chile e da Argentina. Os povos conquistados por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas eram integradas ao império por meio da construção de estradas (os incas possuíram mais de 40 mil quilômetros de estradas), por ordem do Sapa Inca, e culturalmente absorvidas com o deslocamento de população quéchua para essas regiões.
Chinchasuyu (norte);
Antisuyu (leste);
Contisuyu (oeste);
Collasuyu (sul).
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/incas.htm
ATIVIDADE:
PASSO 01 – Vá até os RECURSOS PEDAGÓGICOS de nosso blog e clique em “National Geographic”.
PASSO 02 – No site do “National Geographic”, digite na ferramenta de busca a palavra “incas”.
PASSO 03 – Clique no resultado “Machu Picchu: Impressione-se com fotos das ruínas mais admiradas da América do Sul” e faça a descrição das seguintes fotos da lista de lugares históricos:
a) Templo do Sol
b) Terraços
c) Infraestrutura inca
d) Arquitetos da antiguidade
Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
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