Afresco como técnica de pintura, Ancara, Turquia, 2015
:: AS PAREDES COMO SUPORTE
Desde a Pré-História, a humanidade vem desenvolvendo muitas formas de comunicação e expressão. Um bom exemplo disso são as pinturas rupestres, que podem ser encontradas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos pelo mundo.
Assim, podemos dizer que a pintura nesses suportes é uma prática antiga, que foi utilizada por diferentes povos e culturas a fim de registrar suas ideias. Apesar de os suportes serem os mesmos, foram desenvolvidos novos procedimentos artísticos. Vamos conhecer alguns deles a seguir.
:: Afresco
O afresco é uma técnica de pintura mural realizada sobre uma base ainda úmida de gesso ou argamassa. Nessa base, que geralmente é aplicada em muros, paredes e tetos, as pinturas são realizadas com pigmentos diluídos em água que, ao entrarem em contato com os suportes ainda frescos, penetram neles e, quando secam, passam a integrá-los.
É dessa prática de realizar a pintura ainda com a base úmida que nasceu o termo «afresco», que deriva do italiano fresco e tem o mesmo significado em língua portuguesa.
Escrava penteando o cabelo de uma menina, de Roman, século I d.C. (afresco de 44 cm x 44cm, realizado na cidade Herculano, Itália).
O artista italiano Michelangelo (1475-1564) também utilizou a técnica do afresco em suas pinturas, como o teto da Capela Sistina, que reúne um dos conjuntos de afrescos mais conhecidos do mundo, encomendados pelo papa Júlio II. Observe o detalhe de um deles a seguir.
Detalhe de A criação de Adão, afresco de Michelangelo, 1508-1512, realizado no teto da Capela Sistina, no Vaticano, Itália.
Você já tinha visto essa pintura?
O trabalho, que durou cerca de quatro anos (1508-1512), reuniu controvérsias. Como os afrescos não eram a especialidade de Michelangelo, que se dedicava mais à escultura, o artista realizou as pinturas contrariado, pois, além de não reconhecer este como seu principal talento, a ordem dada por Júlio II o fez interromper outro trabalho que estava realizando: as quarenta esculturas encomendadas para o túmulo do papa, das quais apenas três foram concluídas.
Agora, assista aos vídeos
:: Muralismo
O muralismo é um movimento que surgiu no início do século XX, em meio a um contexto de crise política e social no México - a Revolução Mexicana (1910-1920) -, e recebeu esse nome por se tratar de um procedimento artístico de composição de murais em grandes dimensões, que podem ser feitos a partir de afrescos, mosaicos, painéis cerâmicos, entre outros.
Os artistas muralistas acreditam que a arte deve ser apreciada por muitas pessoas. Por isso, os suportes escolhidos são muros e paredes de locais públicos.
MOSAICO - Criação de uma composição de pequenas peças coloridas que são coladas uma às ouras. As peças podem ser de vidro, fragmentados de pedras, entre outros materiais.
PAINÉIS CERÂMICOS - São produzidos da argila, que passa por um processo de queima para gerar a cerâmica, que pode ser utilizada em obras de arte.
Parte central do mural Sonho de domingo no Alameda Parque, de Diego Rivera, 1947 Rivera, 1947 (1560 cm x 470 cm), realizado em parede do Palácio Nacional da cidade do México.
Consulte o site do Museu Mural Diego Rivera, acessando o link: <https://museomuraldiegorivera.inba.gob.mx/museo/recorrido-virtual.html>
:: REFLEXÃO
- O que você vê nessa imagem?
- Que elementos mais chama a sua atenção nela? Por quê?
- Pelos dados da legenda, onde essa pintura foi realizada?
- Levando em consideração o que você conheceu sobre as pinturas murais, em sua opinião esse tipo de pintura tem alguma relação com o grafite? Qual?
- Você acha que, por estarem em locais públicos, essas pinturas também causavam reflexões e incômodos nas pessoas? Por quê?
No Brasil, artistas como Cândido Portinari (1903-1962) e Di Cavalcanti (1897-1976) foram influenciados pelo muralismo mexicano e criaram pinturas murais que, além de outros temas, tratavam de assuntos de cunho social e político.
:: CURIOSIDADE
Conheça as obras desses nossos artistas brasileiros Portinari e Di Cavalcanti.
ALUNOS ESPERO QUE ESTEJAM DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS DUAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO: emacralves@gmail.com
Para que vocês possam respirar e relaxar, estou enviando o famoso som do passarinho para vocês!
Importante: A partir de hoje, todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:
:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 7º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018
0 Comentários