Olá! Que a semana seja bastante proveitosa. Vamos às atividades! Leia toda a proposta para depois fazer o que se pede.
I - Realize as atividades das páginas 10 a 12 do MCE:
http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_5393.pdf, incluindo a produção de texto da página 10. Envie-a para emacralves@gmail.com, digitando, no assunto (NÃO ESQUEÇA), seu nome, sua turma, simplicidade e desenho.
Obs: Na página 10, atividade 1, a palavra que deveria estar destacada é "Eis".
II – Leitura e análise de textos diversos.
NA ESTRADA
Tinha ido passar o fim de semana sozinha no sítio de uma amiga. Ela, mulher sempre cercada de gente, de casa ruidosa, com três filhos e dois netos sempre por perto, decidira ficar um pouco só. Perigo, não havia. A casa tinha um casal de caseiros muito prestativos, que moravam nos fundos. Qualquer coisa, só precisaria chamar.
E la se fora. O lugar era deslumbrante, o dia estava lindo. E, ao chegar, ela decidira logo fazer aquilo de que mais gostava: dar uma caminhada. Pegou a estrada de terra que enveredava pela mata a esquerda da casa e seguiu por ali, com passos firmes. Logo após a primeira curva, reparou que o chão de barro estava cheio de poças, restos de chuva da véspera, mas mesmo assim foi em frente, driblando a lama, pois a caseira lhe dissera que aquela estradinha levava a região mais bonita das redondezas. Em pouco tempo, a mata se fechava sobre o caminho, de um lado e outro, sombreando o barro úmido que ela esmagava com os pés. As touceiras de bambu, muito densas, vergavam-se ao sopro do vento que agitava a manhã e, nas bordas do caminho, a cobertura compacta de marias-sem-vergonha respirava umidade. Era uma beleza de estrada. Uma deliciosa sensação de solidão. Tudo o que ela queria. E respirou fundo, satisfeita.
Já caminhava há mais de meia hora quando, ao contornar uma curva, num ponto em que a estrada se estreitava ainda mais, viu, alguns metros adiante, parado no meio da estrada com os olhos fixos nela, um cachorro. Não teve medo. Sempre gostara de cães. Mas deparar-se com um animal desconhecido, solto e sem dono, num lugar assim, longe de tudo, era diferente. Precisava tomar cuidado. Por isso, manteve o passo firme, mas colou os olhos no chão, evitando encarar o animal, como alguém lhe ensinara a fazer quando criança. O animal não se moveu quando a mulher passou por ele. Mas, mal ela se distanciara uns metros, ouviu, no silêncio quase intolerável da mata, o som dos passos do cachorro contra o chão molhado. Estava vindo atrás dela. Ainda dessa vez, não teve medo. Apenas manteve-se em alerta. Era normal que o animal a seguisse. Evitaria olhar para trás, para não encará-lo, e seguiria normalmente seu caminho. Durante mais uns dez, quinze minutos, foi o que fez. Só quando começou a ofegar foi que concluiu que era hora de voltar. E, diminuindo o passo para fazer a volta, procurou dar aos movimentos a maior naturalidade possível, de forma a não assustar o cachorro, cujos passos continuava ouvindo atrás de si, com toda a nitidez.
Virou-se.
Estava sozinha na estrada. Voltou alguns passos, os olhos baixos, fixos nas marcas de seu tênis desenhadas no caminho. E viu que não havia patas de animal no barro. O cão não deixara pegadas.
(SEIXAS, Heloisa. Na estrada. Revista de Domingo do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24/06/2001. Coluna Contos Minimos.)
:: Atividade
E aí? O que você achou do texto de suspense? Ficou com medo? O que você acha que ela estava ouvindo? Não precisa responder. Só reflita. A proposta, agora, é que você escolha um trecho do texto e transforme num lindo desenho e envie para mim, junto com o texto da atividade I.
1 - De acordo com o texto, por que a mulher decidiu passar um final de semana sozinha no sítio?
2 - Releia o trecho e responda:
Pegou a estrada de terra que enveredava pela mata a esquerda da casa e seguiu por ali, com passos firmes.
a) A que se refere a palavra grifada?
b) Que efeito de sentido ha na expressão “com passos firmes”?
3 - Ao chegar ao sítio, a mulher decide caminhar. Que fato ocorre, durante a sua caminhada, que a mantém alerta?
4 - Observe o narrador. Ele é um narrador-personagem ou um narrador em 3ª pessoa, que conta a história de outro personagem, sabendo inclusive o que ele pensa?
5 - Transcreva do texto um trecho que expressa uma OPINIÃO sobre o lugar onde estava localizado o sítio da amiga da personagem:
6 - Que circunstância o elemento de coesão “sempre”, destacado no texto, indica?
7 - No trecho: “(...) , como alguém lhe ensinara a fazer quando criança.”, qual a ideia destacada na palavra sublinhada?
III - Assista ao vídeo abaixo, que nos conta uma história de princesa, para continuar a atividade.
1 - De acordo com o texto, que fato ocorreu para que os pedidos de casamento para a
princesa chegassem ao rei?
2 - Por que a princesa Abena encantou-se pela Chuva?
3 - Ao mesmo tempo em que a princesa Abena acertou seu casamento com a Chuva, um acontecimento inesperado ocorreu. Que acontecimento é este?
4 - Que motivos levaram o Rei a aceitar o pedido de casamento do Fogo a filha?
5 - Que sentido há na expressão grifada em: “A princesa, por sua vez, não queria trair seu coração.”?
6 - Que condição o rei estabeleceu para o Fogo e a Chuva disputarem a mão da princesa
Abena?
7 - Há, no conto, um sentimento/atitude que acompanha a princesa e que e expresso/expressa por ela em razão de desejar se casar com a Chuva. Que sentimento é esse?
8 - Qual o significado da palavra destacada no trecho “O Fogo que avançava destemido apagou-se a poucos metros da linha de chegada.”
9 - Os termos destacados nos trechos abaixo expressam circunstancias. Indique qual expressa a circunstância de tempo e qual expressa a circunstância de lugar.
a) “Havia no ar um vento que o ajudava a multiplicar as chamas e a alastrar-se rapidamente.”
b) “Daquele dia em diante, o Fogo e a Chuva tornaram-se inimigos mortais.”
10 - Este conto revela um hábito que se manteve, mesmo depois de muito tempo passado quando Chuva e Fogo tornaram-se inimigos mortais. Que hábito cultural e esse?
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Importante: Todas as quartas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professora Carla
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
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