Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (03 a 07/08/2020). O foco dessa semana está nos temas referentes ao terceiro bimestre. Vamos descobrir, refletir e caminhar juntos. Nesse conteúdo exploraremos também os recursos pedagógicos no nosso blog. Seguimos em frente!
***
Leia com atenção o texto a seguir:
A colonização da América
As riquezas do continente americano atraíram muitos colonos imediatamente depois da sua descoberta. Alguns deles trabalhavam por conta própria; outros estavam a serviço de companhias mercantis europeias.
Os colonos de ambos os grupos queriam ganhar dinheiro vendendo artigos valiosos para a Europa. Os produtos de maior valor da América do Sul e do México eram o ouro e a prata. Mais ao norte, os bens mais valiosos eram peles de animais. No Brasil, na primeira fase da colonização, antes da descoberta do ouro, buscava-se principalmente a madeira da árvore chamada pau-brasil.
Quando os europeus começaram a povoar a América, depararam-se com os nativos americanos, ou índios. Em muitos casos, suas relações com eles foram amistosas. Mas, à medida que os europeus foram tomando mais terras pela força, os indígenas se revoltaram. As guerras entre colonos e nativos deixaram milhares de mortos, e muitos mais índios ainda morreram de varíola e de outras doenças trazidas pelos europeus.
Enquanto isso, os colonos europeus começaram a plantar os alimentos cultivados pelos indígenas, como o milho, a batata, a abóbora, a abobrinha, o amendoim e o tabaco. Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente. Alguns europeus formaram grandes fazendas e vendiam sua produção para a Europa.
Alguns dos primeiros fazendeiros europeus capturaram índios e os forçaram a trabalhar como escravos. Os índios acabaram sendo substituídos por escravos trazidos da África. A partir de 1502, os portugueses trouxeram africanos escravizados para trabalhar no Brasil. Os ingleses também eram ativos mercadores de escravos. O comércio de escravos só terminou no final do século XIX.
Disponível em https://escola.britannica.com.br/artigo/coloniza%C3%A7%C3%A3o-e-explora%C3%A7%C3%A3o-da-Am%C3%A9rica/480591
Agora assista ao vídeo abaixo:
:: ATIVIDADE
PASSO 01 – Vá até os RECURSOS PEDAGÓGICOS de nosso blog e clique em “Museus”, em seguida clique em “MASP”;
PASSO 02 – No site do MASP clique na janela de busca e digite “Nostalgias Africanas”. Clique no resultado, leia o texto que aparece e responda as questões abaixo:
a) A exposição Nostalgias Africanas reuniu 63 obras do pintor uruguaio Pedro Figari. O que suas obras retratam?
b) Nostalgias Africanas é uma exposição dividida em seis temas. Quais são esses temas e o que cada um deles destaca?
c) Além da memória da escravização dos africanos no Uruguai, a obra de Pedro Figari destaca que outros aspectos da cultura afro-uruguaia?
Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!
Bons estudos! Professor Roberto
"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"
E.M.A.C. Rodrigues Alves
0 Comentários