Artes Visuais - 9º Ano - Aula 16 - Comunicação do Grafite | Poluição



Meu cordial bom dia, queridos alunos!


Na aula passada vimos que o grafite é usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

existem artistas que se inquietamanalisam expõem em suas obras questões relacionadas aos impactos socioambientais na vida das pessoas. Outra área de conhecimento que se preocupa com esse assunto são as Ciências.

Em ciências estudamos a preservação da natureza e descobrimos quanto a poluição faz mal ao meio ambiente e à saúde da população. A fumaça emitida pelos carros, por exemplo, contamina o ar e prejudica a qualidade de vida das pessoas.

Os gases emitidos pelos automóveis contribuem para o aquecimento global, que é o aumento da temperatura média terrestre causado pelo acúmulo de poluentes na atmosfera. Além disso, o excesso de partículas e gases nocivos lançados pelos carros nos centros urbanos põe em risco a saúde pública.

As emissões de dióxido de carbono são características dos combustíveis à base de carbono, como a gasolina. Um dos efeitos da poluição nas cidades é a coloração acinzentada causada pela fuligem que se acumula e cobre os muros e os túneis das cidades.

artista paulistano Alexandre Orion notou que o túnel Max Feffer, na cidade de São Paulo, tinha originalmente as paredes amarelas, mas com a poluição elas foram se tornando cinzas e até mesmo pretas.

Orion também percebeu que, de tempos em tempos, as paredes eram limpas. Então, teve a ideia de interferir nesse processo. Inicialmente, desenhou com panos úmidos caveiras nas paredes do túnel. Mesmo usando máscaras e outras proteções, o artista ia embora do túnel tonto e enjoado.

Assista o vídeo:


Alexandre Orion desenhando com panos úmidos, retirando a fuligem das paredes do túnel Max Feffer, São Paulo (SP), 2006

Entre 2006 e 2011, Orion espalhou caveiras por diversos túneis de São Paulo e criou a intervenção Ossário. Toda noite, Orion levava os panos sujos de fuligem para a sua casa e os deixava em um balde de água. Aos poucos, parte daquela fuligem ficava separada no fundo.

Um dia, o artista olhou para aquele material e percebeu que ele representava a cidade. Assim surgiu o que Orion chama de « poluição mesclada à base acrílica incolor», uma tinta à base de poluição. Com essa tinta, ele pinta grafites em paredes do mundo todo.

Sierra Sam, de Alexandre Orion, Rio de Janeiro, 2012 (poluição mesclada à base acrílica incolor, 800cm x 2900cm).

CURIOSIDADE

Usar a bicicleta como meio de transporte traz muitos benefícios. Faz bem para a saúde do ciclista, que se desloca pela cidade ao mesmo tempo que pratica uma atividade física, contribui para um trânsito melhor na cidade e ajuda a diminuir a poluição do ar.

Segundo o estudo chamado “Economia da Bicicleta no Brasil” é uma parceria da Aliança Bike e o LABMOB (Laboratório de Mobilidade Sustentável, da UFRJ), cada um dos mais de 8 mil brasileiros que usam a bicicleta como meio de transporte em vez de sair com o carro deixa de emitir 4,4 kg de CO2 por ano.


MÃOS À OBRA!!!!
Observe as imagens abaixo:


Você poderá escolher uma das duas imagens | grafite. Após analisar a mensagem transmitida, crie um desenho, ou uma foto, ou um texto ilustrado, ou uma música, ou um vídeo que passe a MESMA MENSAGEM da imagem escolhida por você.

PARA PENSAR E ME RESPONDER (Estou aguardando sua resposta. Você pode responder através do comentário da aula na Presença.):

1º | Você gostaria de fazer algum um trabalho em dupla?

2º | Qual o tema ou curiosidade, dentro da aula de artes, que você gostaria que fosse abordado?

ALUNO ESPERO QUE ESTEJA DESENVOLVENDO OS TRABALHOS DAS AULAS ANTERIORES. ASSIM QUE TIVEREM PRONTOS FOTOGRAFEM E ENVIEM PARA O NOSSO CONTATO.  EMAIL - emacralves@gmail.com |   guerra.lena@gmail.com

TODO TRABALHO DEVERÁ SER GUARDADO NUMA PASTA OU ENVELOPE, APÓS SER ENVIADO PELO EMAIL.


Importante: Todas as segundas-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog! E obedeçam a recomendação:


:: REFERÊNCIAS
Pougy, Eliana; Vilela, André. Teláris 8º ano ensino fundamental, anos finais. 1.ed. São Paulo: Ática, 2018 


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Bons estudos! Professora Lena

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"


E.M.A.C Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários