Geografia - 8º Ano - Aula 14 - A Insegurança Alimentar no Mundo


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (29/06 a 03/07/2020). O foco dessa semana é revisar alguns dos temas já apresentados nesse período de aulas a distância. Retomaremos, então, o conteúdo da quinta semana. Vamos refletir um pouco mais!

***

:: AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS 
(REVISÃO – PARTE 2)

1 - Leia com atenção o texto a seguir:

Fome aumenta no mundo e atinge 820 milhões de pessoas, diz relatório da ONU


Cerca de 820 milhões de pessoas em todo o mundo não tiveram acesso suficiente a alimentos em 2018, frente a 811 milhões no ano anterior, no terceiro ano consecutivo de aumento. O dado representa um imenso desafio para alcançar a fome zero até 2030, segundo a nova edição do relatório anual “O estado da segurança alimentar e da nutrição no mundo”.

O ritmo do progresso para reduzir para a metade o número de crianças com atraso no crescimento e de bebês nascidos abaixo do peso ideal é muito lento, o que também faz com que as metas de nutrição estejam mais longe de serem alcançadas, segundo o estudo.


Ao mesmo tempo e além desses desafios, o sobrepeso e a obesidade continuam aumentando em todas as regiões, em especial entre crianças em idade escolar e adultos. A probabilidade de sofrer insegurança alimentar (ou seja, má alimentação que pode provocar tanto desnutrição quanto obesidade) são maiores para as mulheres do que para os homens em todos os continentes, com a maior diferença na América Latina.


A fome está aumentando em muitos países nos quais o crescimento econômico está paralisado, particularmente nos países de renda média e naqueles que dependem em grande medida do comércio internacional de matérias-primas.

O relatório anual das Nações Unidas denuncia igualmente que a desigualdade de renda está crescendo em muitos dos países onde a fome está aumentando, o que torna a situação ainda mais difícil para os mais pobres, vulneráveis ou marginalizados, frente à desaceleração e à recessão econômica.


“Devemos proporcionar uma transformação estrutural inclusiva e favorável aos pobres, centrada nas pessoas e nas comunidades, para reduzir a vulnerabilidade econômica e caminharmos para a erradicação da fome, da insegurança alimentar e de todas as formas de desnutrição”, disseram os oficiais das Nações Unidas.
(disponível em https://nacoesunidas.org/fome-aumenta-no-mundo-e-atinge-820-milhoes-de-pessoas-diz-relatorio-da-onu/)

2 – Em seguida, assista ao vídeo:


3 - A partir de uma atenta análise do vídeo, faça um texto de 5 a 8 linhas em seu caderno explicando os impactos da fome na vida das crianças


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários