Geografia - 9º Ano - Aula 14 - As Crianças Refugiadas na Europa


Olá, estudantes! Este é o caderno de atividades de GEOGRAFIA para essa semana (29/06 a 03/07/2020). O foco dessa semana é revisar alguns dos temas já apresentados nesse período de aulas a distância. Retomaremos, então, o conteúdo da quinta semana. Vamos refletir um pouco mais!

***

:: A Europa e seus desafios no século XXI
(REVISÃO – PARTE 3)

1 - Leia com atenção o texto a seguir:

Europa: 24,6  mil crianças refugiadas em risco de transtornos mentais


Cerca de 75 mil refugiados e migrantes, entre eles aproximadamente 24,6 mil crianças, na Grécia, na Bulgária, na Hungria e nos Balcãs estão em risco de sofrer transtornos mentais por estarem vivendo em um estado prolongado de indefinição. O alerta é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que chama a atenção para o fato das mulheres e crianças nesses locais não verem seus maridos e pais há meses ou até anos.


A maioria dos que solicitam asilo nesta situação não sabem quando ou se terão permissão para seguir adiante. A condição é especialmente difícil para mães sozinhas e crianças que estão sem poder sair da Grécia ou dos Balcãs, esperando para reunirem-se com parentes em outros países da União Europeia.


Segundo a Unicef, o processo de reunificação familiar é lento e seu resultado é incerto. Essa incerteza pode causar muita angústia emocional e ansiedade a famílias e,  principalmente, crianças. Em muitos casos, homens adultos são os primeiros a fazerem a viagem à Europa, com o resto da família seguindo depois.

No entanto, com o fechamento de fronteiras em 2016, outros integrantes da família que seguem em busca dos homens adultos estão sendo retidos em países de trânsito, onde devem solicitar a reunificação familiar.


Segundo o Unicef, o processo de reunificação familiar leva entre 10 meses e dois anos. A agência da ONU e seus parceiros na Grécia estão monitorando a saúde mental e depressão entre mães e crianças nesta situação e oferecem apoio psicossocial.

Manter as famílias juntas é a melhor forma de garantir que as crianças estejam protegidas e, por isso, o processo de reunificação para menores elas é tão importante.
(disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/europa-246-mil-criancas-refugiadas-em-risco-de-transtornos-mentais)

2 – Em seguida, assista ao vídeo:


3 - Agora, em seu caderno, desenvolva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) que relacione o texto e o vídeo e diga o que acha da situação pela qual passou a adolescente Ivine.


Clique na imagem para enviar sua tarefa desta aula:

Clique na imagem para confirmar sua presença nesta aula:


Importante: Todas as terças-feiras estarei online de 14:00 às 15:00 para tirar as dúvidas de vocês ao vivo no chat do blog!

Bons estudos! Professor Roberto

"E lembrem-se de sempre lavar bem as mãos e evitar sair de casa! Somente juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos superar esta situação!"



E.M.A.C. Rodrigues Alves

Postar um comentário

0 Comentários